quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Imagem de satélite dos bairros São Cristóvão e Conjunto Palmeiras, em Fortaleza


Imagem orbital de satélite, a 5.85km de altura, dos bairros São Cristóvão e Conjunto Palmeiras, na Zona Sul, em Fortaleza. Densas situações urbanas, sob administração da Secretaria Regional V/ PMF, com população aproximada de 75.000 pessoas.
Imagem retirada do Google Earth, utilizada unicamente para ilustração. Em todo o lado esquerdo da imagem, na tonalidade verde profundo, temos o traçado da bacia hidrográfica do Rio Cocó, a montante do antigo aterro sanitário do Jangurussu, um contexto urbano de preservação ambiental.

Avanço da desertificação avança no Ceará

Caderno Especial do Jornal O POVO, publicado hoje, 31 de Outubro de 2007, com o título "Avanço da desertificação ameaça o Ceará" é um marco no registro desta situação em nosso Estado. O POVO percorreu 3.400 quilometros e mapeou o avanço da desertificação no Ceará. Depois do caderno Mares do Sertão, sobre o potencial hídrico, chega a vez de discutir a degradação do solo, com este novo caderno especial Desertos do Sertão. Vale a pena ler e guardar.

Ultrapassamos a barreira dos mil visitantes a este blogspot

Registramos que ultrapassamos a barreira do mil visitantes. Para nós, é com imensa satisfação que fazemos este registro, que nos garante que estamos no caminho certo, na luta pela proteção e preservação do contexto ambiental na cidade de Fortaleza.


Por outro aspecto, o recente convite para coordenarmos a conceituação de um contexto de espaços públicos, áreas verdes e parques que qualifiquem os bairros de São Cristovão e Conjunto Palmeiras, na Zona Sul da cidade, confirma também esta diretriz de acertos.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Equipe deste blogspot foi convidada para atuar nos Conjuntos São Cristovão e Palmeiras

A equipe deste blogspot foi convidada para atuar nos Conjuntos São Cristovão e Palmeiras, pela Comunidade da Igreja Batista Nova Vida, na montagem de um Programa de Espaços Públicos, Áreas Verdes e Parques, para aquelas comunidade, que se aproxima de 80.000 habitantes, que vive a jusante da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó . Nos próximos dias estaremos montando uma equipe dedicada a atender este desafio.

Jardins de Burle Marx serão recuperados pelo Laboratório da Paisagem UFC/ UNIFOR

Os jardins de Burle Marx, no prédio da Receita Federal, na Rua Barão de Aracati, projetados pelo Paisagista Roberto Burle Marx, serão recuperados com através de ação do LABORATÓRIO DA PAISAGEM UFC/ UNIFOR. Um segunda ação é a recuperação dos jardins do Theatro José de Alencar, também do nosso paisagista maior.

Um outro grandioso desafio seria a recuperação dos Jardins do Palácio da Abolição, antiga sede do Governo do Estado do Ceará, também projetados pelo Paisagista Fernando Magalhães Chacel. em complemento ao excepcional projeto de arquitetura do Arquiteto Sérgio Bernandes. Esta ação consta do escopo de propostas do PRODETUR II, descrita no PDITS/ Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo do Estado do Ceará, sob a rúbrica "Restauração, Intervenção Completa do Conjunto do Palácio da Abolição e Mausoléu Castelo Branco e seus Anexos, os jardins e a Capela/ Fortaleza", tendo destinação de recursos para sua consolidação. Vide www.bnb.gov.br/content/aplicacao/prodetur/ .

Dossier fará avaliação da situação das áreas verdes de Fortaleza

A degradação das áreas verdes de Fortaleza será tema de SEMINÁRIO promovido por ambientalistas, representantes do Ministério Público e políticos e, membros de movimentos sociais, que iniciaram uma jornada de defesa dessas áreas na Capital. Um dossier coordenado pelo Instituto Brasil Verde em parceria com: SOS Cocó, Movimento Pró Parque, Frente Popular Ecológica de Fortaleza, Movimento pela Revitalização do Pólo da Sargento Hermínio, Movimento Pró Parque Rachel de Queiroz e outros.

As datas são: 19 de Novembro de 2007, no Auditório Castelo Branco, da Reitoria da UFC, SEMINÁRIO "Áreas Verdes de Fortaleza - Aspectos Sócio - ecológicos e Jurídicos. Dia 3 de dezembro, AUDIENCIA PÚBLICA sobre áreas verdes de Fortaleza, iniciativa do Vereador José Maria Pontes, na Camara Municipal.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

É criado o Laboratório da Paisagem pela UFC e UNIFOR, em Fortaleza

"Laboratorio da Paisagem une UFC e UNIFOR para estudar, produzir e preservar áreas verdes em Fortaleza" é o título da matéria da revista Universidade Pública da UFC, com endereço http://www.ufc.br/_files/comunicacao_marketing/revistaup/revistaufc39 A primeira atividade que mobiliza os envolvidos é a recuperação dos jardins projetados pelo Paisagista Roberto Burle Marx, para o Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Seja benvindo mais estes núcleo de pesquisa e projeto ligado às nossas duas universidades maiores do Ceará.

Movimento Ambientalista destaca a importância do INVENTÁRIO AMBIENTAL DE FORTALEZA

O Movimento Ambientalista destaca a importância do INVENTÁRIO AMBIENTAL DE FORTALEZA e indica que deverá haver um seminário ÁREAS VERDES DE FORTALEZA - Aspectos Sócio -ecológicos e jurídicos, no próximo dia 19 de Novembro, no Auditório Castelo Branco da Reitoria da UFC.

No sábado passado, durante todo o dia foi realizada uma jornada de visita às áreas verdes de Fortaleza. O grupo de ambientalistas, representantes do Ministério Público e membros dos movimentos sociais visitou o Bosque da Sargento Hermínio, o Rio Maranguapinho, a Lagoa de Itaperoaba e o encalve do cerrado na Cidades dos Funcionários, além de partes do Parque do Cocó.

Praia de Iracema e debate na TV O POVO

O Arquiteto Fausto Nilo, um dos convidados do debate de ontem, domingo 28 de outubro, na TV O POVO, dominou o cenário do debate, ao fazer uma lúcida análise da atual situação do bairro e do roteiro de deterioração urbana dos últimos 15 anos.

Ao arguir a representante da Prefeitura Municipal, Arquiteta Lia Parente, sobre a questão do uso e ocupação do solo daquele setor da cidade, cobrou medidas efetivas para reversão deste processo. As respostas da representante da Administração Municipal, foram muito vagas. Nada está planejado e não existem diretrizes definidas, ainda. Como sempre, serão feitos seminários e mais seminários unicamente para definição de modos de participação.

domingo, 28 de outubro de 2007

TV O POVO discute a Praia de Iracema

Grande debate hoje na TV O POVO sobre a Praia de Iracema com participação do Arquiteto Fausto Nilo, do Professor Eustógio Dantas e da Arquiteto Lia Parente, coordenadora do Projeto de Requalificação da Praia de Iracema, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O Programa de Recuperação Ambiental do Rio Maranguapinho


Sendo o Rio Maranguapinho, com extensão ao Rio Ceará, do qual é afluente principal, o conjunto hídrico que mais sofre interferência antrópica e permeia áreas onde estão situados alguns dos bairros mais populosos e carentes do município, o programa objetiva solucionar os problemas gerados, principalmente, pela ocupação irregular das margens do rio, como a presença de edificações precárias; o desaparecimento integral da vegetação ribeirinha e da fauna nativa; a poluição das águas e os riscos de alagamento e erosão.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Os programas sugeridos pelo Inventário Ambiental de Fortaleza


Os PROGRAMAS AMBIENTAIS, sugeridos pelo Inventário Ambiental de Fortaleza, são ferramentas essenciais de recuperação e preservação do meio natural no Município, com o objetivo de mitigar os efeitos da urbanização excessiva que comprometem tanto o meio ambiente natural quanto a qualidade da vida urbana.

São eles:
- Programa de Monitoramento Ambiental
- Plano de Drenagem Urbana
- Programa de Requalificação Ambiental do Rio Cocó
- Programa de Requalificação Ambiental do Rio Maranguapinho
- Programa de Requalificação Ambiental do Rio Pacoti
- Programa de arborização urbana
- Programa de parques urbanos
- Programa Orla Marítima de Fortaleza.
Imagem do Parque Pajeú, proposto e implantado pelo IPLAM, no início da década de 70. Situação em frente à Sede do CDL, na Rua 25 de Março, conhecida como Parque das Esculturas, na Área Central de Fortaleza. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Audiência Pública Municipal sobre o PARQUE RACHEL DE QUEIROZ



Também está sendo solicitada uma Audiência Pública Municipal, no recinto da própria Camara Municipal de Fortaleza, sobre o PARQUE RACHEL DE QUEIROZ, através da representação da Vereadora Eliana Gomes. Esta também foi uma proposta da reunião do sábado próximo passado no Auditório do Colégio Santa Izabel, onde foi criado o Movimento Pró PARQUE RACHEL DE QUEIROZ. É o movimento caminhando e buscando a concretização desta importante demanda de espaços públicos da Zona Oeste de Fortaleza.
Riacho Alagadiço nas imediações da Avenida Parsival Barroso e North Shopping. A vegetação de porte de uma das margens contraste com o descaso da falta de tratamento paisagístico de outra margem. Banco de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Regional III está cometendo um equívoco na várzea do Rio Alagadiço

A Regional III está aterrando a várzea do Riacho Alagadiço atrás do Colégio Santa Izabel e cometendo um grande equívoco. A várzea é área de inundação do riacho, a bacia de acumulação do riacho, que regula a vazão das cheias das quadras invernosas e não pode ser aterrada em nenhuma hipótese. Isto causa problemas a montante daquela situação e pode levar inclusive ao alagamento e interdição da Avenida Parsival Barroso, como alertam diversos especialistas em meio ambiente e recursos hídricos. Este blogspot faz este alerta ao Secretário Marcelo Silva.

Audiência Pública Estadual sobre o PARQUE RACHEL DE QUEIROZ

Deputado Nelson Martins encaminhará solicitação, à Assembléia Legislativa, de Audiência Pública Estadual sobre o Projeto do PARQUE RACHEL DE QUEIROZ, conforme sugestão da reunião do Movimento Pró Parque Rachel de Queiroz, no último sábado no Colégio Santa Izabel. Isto é muito bom, pois significa que a nossa reinvidicação está sendo ouvida inclusive pelos nossos representantes políticos.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

SEMAM reavaliará a proposta do PARQUE RACHEL DE QUEIROZ

A SEMAM/ Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, reavaliará a proposta do PARQUE RACHEL DE QUEIROZ, segundo a palavra da Secretaria Daniela Martins, verificando quais os setores tem possibilidade de implantação imediata a menores custos. Para isto a equipe do projeto deverá fazer apresentação aos técnicos da Secretaria.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Criado Movimento PRÓ PARQUE RACHEL DE QUEIROZ


A partir de Audiência Pública, no sábado próximo passado, no Auditório do Colégio Santa Izabel, para conhecer a proposta do PARQUE RACHEL DE QUEIROZ, coordenada pelo Arquiteto José Sales, professor do Departamento de Arquitetura da UFC, foi criado o Movimento PRÓ PARQUE RACHEL DE QUEIROZ, que na mesma ocasião elegeu seus coordenadores, representantes de vários bairros da vizinhança.

Como encaminhamentos da plenária foi fixada a data da próxima reunião, em 24 de novembro, próximo e solicitação de Audiência Pública da Camara Municipal e Assemblélia Legislativa para tratar do assunto. A reunião contou com a participação do Vereador Adelmo Martins e representantes da Vereadora Eliana Gomes e do Deputado Nelson Martins.

sábado, 20 de outubro de 2007

PARQUE RACHEL DE QUEIROZ JÁ!


Audiência Pública do Movimento PARQUE RACHEL DE QUEIROZ JÁ indica que o início da implantação do Parque deva se dar na gleba urbana de propriedade pública localizada na Av. Parsival Barroso, na vizinhança do Colégio Santa Izabel. Esta gleba de quase 11 hectares(110.000 metros quadrados) foi desapropriada pela CAGECE quando da implantação do PROJETO SANEAR e doada ao Município de Fortaleza, com o compromisso de transformá-la em um parque público.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Audiência Pública sobre o Parque Rachel de Queiroz

Amanhã haverá mais uma audiência pública sobre o projeto do PARQUE RACHEL DE QUEIROZ, na quadra coberta do Colégio Santa Izabel, na confluência das Avenidas Mister Hull e Parsifal Barroso, ás 15 hs, quando será mais exposta a proposição e discutidos os avanços do movimento que reinvidica a implantação do PARQUE RACHEL DE QUEIROZ JÁ.

Elogios gerais para o Caderno Especial GEOPARK ARARIPE do Diário do Nordeste

Os elogios foram gerais para excelente Caderno Especial GEOPARK ARARIPE do Diário do Nordeste, editado em 17 de outubro de 2007. O Governador do Estado, cinco Secretários de Estado, Presidente da Assembléia Legislativa e outros que compareceram ao evento também elogiaram o destaque concedido pelo premio. A equipe que trabalhou na concepção da proposta coordenada pelo Professor José Sales também se fez representar no evento.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Festa do Prêmio RODRIGO no Teatro Nacional, em Brasília

Festa de entrega do Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade - PREMIO RODRIGO - foi realizada, ontem dia 17/Outubro, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, onde os laureados do Estado do Ceará, MUSEU DO CEARÁ e GEOPARK ARARIPE tiveram destaque. Estiveram presentes: Ministro Gilberto Gil, Presidente do IPHAN Arquiteto Luís Fernando Almeida, Governador do Ceará Cid Gomes, Reitor da URCA Prof. Plácido Cidade Nuvens, 5 Secretários de Estado e Presidente da Assembléia Legislativa. O Prof. José compareceu representando a equipe de concepção da proposta do GEOPARK ARARIPE.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Imagens de Fortaleza

Imagem do Açude Guarani, em Fortaleza. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Trilhas fotográficas de Araquém Camara

A coluna ECOLOGIA, ecologiaopovo@bol.com.br , do Jornalista Edgar Patrício, informa que o SENAC/ CE está lançando com o Fotógrafo Araquém Camara o curso TRILHAS FOTOGRÁFICAS, no Hotel Escola Guaramiranga de 26 a 28 de Outubro. O curso é voltado para fotógrafos que tenham interesse pela fotografia de natureza. Contatos (085) 3452-7019.

Considerado um dos mais importantes fotógrafos de natureza do Brasil, Araquém Alcântara é o primeiro a desenvolver, em cerca de 30 anos, um trabalho sistemático de documentação dos parques nacionais brasileiros.

Suas imagens são um manifesto em defesa da causa ecológica. Embora tenha registrado a degradação ambiental da cidade de Cubatão, São Paulo, no início da carreira, o conjunto de sua obra não se caracteriza pela denúncia, mas pelo discurso de exaltação das belezas naturais. Revelando a riqueza e a diversidade de ecossistemas desconhecidos para a maior parte dos brasileiros, ele chama a atenção para a necessidade de preservação. Sua obra tem o mérito de dar visibilidade a uma biodiversidade ainda pouco conhecida. ¹

domingo, 14 de outubro de 2007

Vida para o Polo?

É o título da Coluna ECOLOGIA ecologiaopovo@bol.com.br do Jornalista Edgar Patrício, do Jornal O POVO de hoje, 14 de outubro de 2007, que questiona o erro pretendido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretari Regional I, de retirada de árvores adultas do Bosque da Av. Sargento Hermínio, para implantação de equipamentos esportivos.

A miopia ambiental do Titular da SER III e o despreparo da equipe que o assessora estão chegando à grande imprensa. ACORDA SECRETÁRIO MARIANO DE FREITAS, que sua equipe está precisando de tomar uma aulas de Educação Ambiental. Estamos em 2007, o planeta inteiro esta discutindo este tema. O Prêmio Nobel da Paz Edição 2007 foi para o mesmo tema e sr. ainda está nessa: "de derrubar que depois a gente planta qualquer coisa!"

sábado, 13 de outubro de 2007

Com a palavra a Profª Vanda Claudino Sales


O artigo da Profª Vanda Claudino Sales, do Departamento de Geografia UFC, sobre os RIOS DE FORTALEZA E A PREFEITURA, a ser divulgado no Jornal O POVO, de amanhã, 14 de Outubro de 2007 e, o equivocado "Projeto de Requalificação Urbana e Social - Preurbis", elaborado pela SEINF, com aval da SEMAM, na pauta de avaliação do Ministério das Cidades e GIDUR/ FOR/ Gerencia de Desenvolvimento Urbano/ Fortaleza/ Caixa Econômica Federal, uma visão integralmente anti ambientalista, que não leva em conta quaisquer "diretrizes de recuperação ambiental dos segmentos degradados", ao longo do extenso traçado do Rio Maranguapinho, como realça a articulista e eivada de composições urbanísticas inadequadas, pois privelegia tão somente obras de engenharia.

Demonstrando que uma carência de cultura ambiental, da parte da Prefeitura Municipal, não existe e que há um notável despreparo do corpo de secretários municipais em relação a esta questão e, aspectos como preservação e proteção do ambiente e da paisagem passam ao largo das preocupações do dia a dia. E por fim, a articulista pergunta: "Quando é que Fortaleza haverá por merecer a atenção de uma cultura ambiental fortalecida?"

Parabéns Profª Vanda Claudino Sales.

Imagem da Floresta Nacional do Araripe




Imagem da FLONA/ Floresta Nacional do Araripe, na Chapada do Araripe, primeira unidade de proteção brasileira, homologada pelo Governo Federal, em 1946, no Sul do Estado do Ceará, no limite com o Estado de Pernambuco. Banco de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.

Repercurssões sobre o Nobel da Paz concedido a Al Gore

Entrevista com Mário Mantovani, da SOS MATA ATLÂNTICA, ao site CONVERSA AFIADA, do jornalista Paulo Henrique Amorim:

Conversa Afiada – O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e atual ativista ambiental, Al Gore, venceu o prêmio Nobel da Paz. Ele venceu com uma bandeira ambientalista, defendendo questões ambientais, principalmente no que diz respeito ao aquecimento global. Qual a importância para a questão ambiental, para os grupos, para as ONGs que lutam por questões ambientais ter um ambientalista como Nobel da Paz?

Mário Mantovani – Isso na realidade vem confirmando uma tendência. A questão ambiental deixou de ser marginal, deixou de ser aquela questão de pessoas visionárias ou até mesmo exóticas, que tinham alguns pensamentos diferentes. O que nós percebemos – e já não é só nesse prêmio Nobel, mas em outros, inclusive o do ano passado –, já percebemos a questão dos plantios de árvores também recendo Nobels. E o que nós percebemos agora, mais ainda, é que as questões ambientais passaram definitivamente para uma agenda do dia-a-dia das pessoas. Quando se discute as questões climáticas, já se envolve todo mundo, porque tem a ver com a qualidade de vida das pessoas. Nós percebemos aí, com as mudanças climáticas nas cidades, mesmo a SOS Mata Atlântica já em 1986, quando da sua criação, produziu um livro chamado “Ilhas de Calor”, de uma pesquisadora chamada Magda Lombardo, que mostrava que nas cidades tinham diferenças de até 8 graus entre bairros aqui em São Paulo. E isso tinha a ver diretamente com a qualidade de vida. E nós começamos a relacionar isso cada vez mais com o nosso dia-a-dia. Então, o Al Gore conseguiu traduzir essa informação para um documentário, para aquilo que ele relacionava com as questões climáticas, até mesmo com as informações muito privilegiadas que ele tinha como vice-presidente dos Estados Unidos, que produz muito conhecimento. Isso fez com que fossem traduzidas para a sociedade essas informações. Então, é um prêmio muito merecido. Dele e do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), que também colocou agora numa linguagem muito mais acessível aquilo que só cabia aos cientistas.

Conversa Afiada – O senhor acha que a partir de uma pessoa, de uma figura como Al Gore, levantando a bandeira da questão ambiental, e agora, vencendo esse Nobel da Paz, pode-se dar mais visibilidade e chamar para uma discussão mais forte em relação às questões ambientais do planeta.

Mário Mantovani – Eu, um pouco mais ideologizado, vamos dizer assim, nesse processo, acho que isso é uma grande provocação aos Estados Unidos e principalmente ao mandatário de plantão, o George Bush, que é odiado por todos os ambientalistas por não ter assinado o Protocolo de Kyoto e agora, em Bali, em novembro, vai ser ratificado e vão ser colocadas algumas exigências, vamos dizer assim, para os países com relação às metas de emissões e até mesmo o Brasil tentando aí fazer com que a floresta em pé (florestas intocadas) também seja considerada uma forma de melhorar o clima do planeta. Mas eu vejo essa parte. O Al Gore tem o papel de quem colocou isso em filme, colocou isso de forma muito mais didática, mas tem esse que é extremamente político. É um ano eleitoral nos Estados Unidos, é um ano em que muitos estados acabaram fazendo políticas próprias com relação a reduções e emissões, a tecnologia no mundo buscando reduções de emissões, acho que isso tudo ganha um caráter até muito mais do ponto de vista político, do ponto de vista de posicionamento com relação a essas questões que passam a ser agora cobradas por todos, vão dizer: “Tá vendo, o homem aí está mandando uma mensagem e o país dele não faz isso”. E isso tudo tem um peso que eu acho que vai ajudar muito nesse avanço, nesse acordo global do Protocolo de Kyoto.

Conversa Afiada – Qual é o grande entrave do Protocolo de Kyoto?

Mário Mantovani – É aquilo que move o mundo, é a grande questão econômica. Se eu estou ganhando, eu quero ganhar mais e não quero que mexa na minha matriz de desenvolvimento. E a gente já percebeu que o mundo não suporta mais isso. Para o nosso leitor, ouvinte estar imaginando: nos anos 60/70, nós tínhamos as contestações, quando tinha a contra-cultura, que se percebia que o mundo não podia continuar porque tinha a ameaça da bomba. O mundo já chegava à capacidade de destruir a Terra em 70 vezes e houve uma grande reação. Quando nós entramos nos anos 80 proliferaram as ONGs, os temas ligados à defesa dos animais, à defesa da vida, ganharam uma repercussão. Isso porque tínhamos tido a conferência de Estocolmo em 1970 chamando a atenção para os limites da Terra. Em 1992, nos anos 90, o mundo ganhou um outro contorno, dizendo o seguinte: estamos com o sinal de alerta ligado. Já o que consomem no mundo equivale a duas vezes a sua capacidade de produção. Ou seja, perdemos a ameaça da bomba e ganhamos uma ameaça real. E é uma ameaça real muito mais séria porque o fato de consumir duas vezes o que o planeta produz, já ido para três, não quer dizer que todos estão fazendo isso. Muito pouca gente estava consumindo muito. E aí, a questão do consumo ganha esse próximo século como uma discussão muito forte. E o que traz o relatório do IPCC, mostra claramente: não depende de governo só, não depende de posicionamento do mundo. Cada um de nós,temos que fazer a nossa parte. Por isso que essa grande provocação, essa história de verdade inconveniente. E eu acho que isso foi bem traduzido, traz esses questionamentos da própria sociedade. Até porque, toda essa destruição vem acontecendo nos últimos 70 anos, 80 anos, 100 anos, vamos dizer assim, para alargar mais esse espaço de tempo. Então, nós vamos ter que aprender a conviver com o mundo novo. E é isso que chama à discussão do Protocolo de Kyoto, do IPCC e temos que mudar nossa matriz de consumo, nossa matriz energética. Temos que mudar muitas das coisas que conseguimos com desenvolvimento e que não eram desenvolvimento. Traz benefícios para uns e prejudica muito. Então, chega um momento muito bom até para fazer essa discussão. O relatório do IPCC foi uma coisa, o que estamos trazendo de novo? A questão das florestas em pé, as últimas florestas tropicais do mundo... nós estamos buscando isso.

Conversa Afiada – Para terminar, eu queria que o senhor falasse um pouco da dimensão da SOS Mata Atlântica. Ela está instalada no Brasil, ela tem mais ou menos quantos membros?

Mário Mantovani – A SOS Mata Atlântica, infelizmente, ainda é uma entidade muito paulistana. Toda a sua atuação é em São Paulo. Mas hoje já temos programas nacionais, e isso tem sido uma coisa muito interessante. Já temos mais de 200 mil sócios, uma entidade com grande representação, principalmente de políticas públicas, e o monitoramento de como está a Lei da Mata Atlântica, que depois de 14 anos conseguimos a aprovação. Esse é o jeito muito interessante de nós brasileiros ajudarmos a recuperar aqueles 93% que perdemos. Se estivemos muito sintonizados com o mundo, poderemos estar promovendo nesses 93% que foram destruídos os plantios para fazermos aí as neutralizações das emissões de CO2.

Quanto mais a gente planta, se a gente tiver aí os créditos de carbono, é uma opção para o Brasil, é um mercado de US$ 15 bilhões. O Brasil pode inclusive começar a ganhar com essa proteção que é tão importante para o planeta e criar condições. Não é como dizem as pessoas, “o Brasil é o pulmão do mundo”, com a Amazônia. Somos o refrigerador do mundo. Essa história de “pulmão” é um mito que vai cair também a cada dia que nós entendermos mais como se processa a questão do clima no Brasil. Então, a SOS está fazendo esse papel: plantando, monitorando, fazendo política pública e engajando a sociedade.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/

O blogdoplaneta, coordenado por Alexandre Mansur, editor de Ciência & Tecnologia da revista Época. Cobre meio ambiente há 16 anos. Já ganhou alguns prêmios, como o Reuters-IUCN Media Award é uma das melhores fontes de informação da atualidade sobre preservação e proteção do meio ambiente.
Veja http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/

Al Gore e o IPCC/ Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas são Prêmio Nobel da Paz 2007

O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na silga em inglês) da ONU, e seu presidente, o indiano Rajendra Pachauri, são os vencedores do Prêmio Nobel da Paz 2007, anunciou o Comitê Norueguês do Nobel. Segundo a organização do prêmio, Al Gore foi escolhido "por seus esforços para construir e disseminar um conhecimento maior sobre as mudanças climáticas causadas pela ação humana" e combate ao aquecimento global, com seu documentário “Uma Verdade Inconveniente”, lançado em 2006.

O filme ganhou o Oscar deste ano de melhor documentário e canção original. Nele, Al Gore alerta para os perigos das mudanças climáticas para a vida na Terra. Este ano, Gore organizou a série de shows “Live Earth”, que reuniu uma série de artistas ao redor do mundo para conscientizar as pessoas sobre o aquecimento global.

Os vencedores do prêmio Nobel da Paz no ano passado foram o bêngali Mohammed Yunus e o Banco Grameen, de Bangladesh, pelo incentivo na luta contra a pobreza. Em 2005, o prêmio foi para o presidente da Agência Internacional de Energia Atômica, Mohammed el-Baradei.

O restante dos vencedores da década inclui: em 2004 - Wangari Muta Maathai: primeira mulher africana a receber o Nobel da Paz, é a fundadora do Green Belt Movement/Movimento do Cinturão Verde. Em 2003 - Shirin Ebadi: venceu o prêmio Nobel por sua campanha pela democracia e pela defesa dos diretos humanos de mulheres e crianças no Irã.

Em 2002 - Jimmy Carter: o ex-presidente dos EUA e ativista dos direitos humanos recebeu o prêmio em conjunto com o Centro Carter, fundado por ele para a promoção da paz. Em 2001 - Koffi Annan: o ex-secretário-geral da ONU recebeu o prêmio, dividido entre ele e a ONU, por sua colaboração na organização de um sistema internacional mais eficiente e pela preocupação com os assuntos sociais mundiais. Em 2000 - Kim Dae-jung: o sul-coreano foi condecorado por sua luta pela reconciliação com a Coréia do Norte.

Em 1999 - Médicos sem Fronteiras: a organização recebeu o prêmio pela ajuda médica a vítimas de conflitos no mundo. Em 1998 - John Hume e David Trimble: venceram o prêmio por seus esforços em resolver os conflitos políticos na região da Irlanda do Norte. Em 1997 - Jody Williams: a coordenadora da Campanha Internacional para a Eliminação das Minas Terrestres (ICBL) recebeu o prêmio por sua luta no combate a esse tipo de arma.

PENSE VERDE, Portal da Revista Época


PENSE VERDE, Portal da Revista Época, reune as principais reportagens da mesma revista sobre meio ambiente, blogs e conteúdo exclusivo. Merece ser acessado, sempre que possível.

BRASIL MEIO AMBIENTE, na revista Época

BRASIL MEIO AMBIENTE é mais nova seção da revista semanal Época, da Editora Globo, www.epoca.com.br que se firma como uma referência . As reportagens desta semana são sobre a BOLSA FLORESTA criada pelo Governador do Amazonas Eduardo Braga: "Ele criou a Bolsa - Floresta" e sobre o trabalho d Promotor Miguel Milano, no Mato Grosso do Sul, como coordenador da Fundação Avina: "O defensor das águas"

Imagens de Fortaleza

Hoje complementamos nossa 101ª postagem com mais uma imagem de Fortaleza, dos corais da Volta da Jurema, ao nascer deste dia 12 de Outubro de 2007. Uma situação iconográfica de nossa cidade que deveria merecer maior carinho e cuidados quanto a sua preservação e proteção.
Banco de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Movimento PARQUE RACHEL DE QUEIROZ JÁ!


Está sendo bem recebida a proposta de criação do Movimento PARQUE RACHEL DE QUEIROZ JÁ! lançada por comissão de moradores do bairro Presidente Kennedy e imediações, na vizinhança do Colégio Santa Izabel. Vários outros bairros no trajeto do Riacho Alagadiço já se manifestaram interesse em participar do movimento.
São 254 hectares ou 2.520.000 m² de áreas públicas e outras situações devolutas e abandonadas que poderiam se transformar no maior parque urbano de Fortaleza, atendendo as demandas de quase meio milhão de pessoas na Zona Oeste, de nossa cidade. E as situações de matagal poderiam deixar de ser, unicamente, esconderijo de marginais e, se transformar em lugares de lazer, esportes, fruição da natureza e ócio, quando urbanizadas, saneadas, equipadas e com iluminação pública de qualidade.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

PARQUE RAQUEL DE QUEIROZ JÁ!

I SEMINÁRIO DE INSTALAÇÃO DO FÓRUM EM DEFESA DO PARQUE RAQUEL DE QUEIROZ JÁ! Queremos uma intervenção no hoje conhecido “matagal mortífero” da Av. Parsifal Barroso” e queremos conhecer o projeto que prevê a intervenção/construção do Parque Rachel de Queiroz e sobretudo como estão os encaminhamentos práticos para sua efetivação. No sábado, 20/10/2007, às 15hs, na Quadra do Colégio Santa Izabel.

Entre os convidadas para o debate estão ambientalistas, Associações Comunitárias, ONGS, Universidades, Federação de Bairros e Favelas, Ordem dos Advogados do Brasil – Ceará, Diretoria do Colégio Santa Isabel, representantes da Câmara Federal, Assembléia Estadual e Câmara Municipal de Fortaleza; Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam); Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace); Secretaria Regional 3,1 e 5 – Prefeitura Municipal de Fortaleza, Ministério Público, Guarda Municipal de Fortaleza entre outros.

Algumas iniciativas populares já foram deflagradas, porém muito ainda precisa ser feito para que a realidade de insegurança, violência se transforme em ações de preservação do potencial ambiental com possibilidades de utilização do espaço público para a comunidade em ações de lazer, emprego e renda, cultura...

A SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL! Vamos mudar essa história? Contatos: Dilza (8735.99.21) Ricardo Theófilo (8847.46.11) Aguinaldo (3478.0495 / 3261.2607).

terça-feira, 9 de outubro de 2007

A 4ª SR/ IPHAN fará cerimônia de divulgação do Premio Rodrigo, em Fortaleza


A 4ª Superintendencia Regional do IPHAN/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, coordenada pelo Prof. Romeu Duarte, convida para a cerimônia local de divulgação das ações cearenses vencedoras do Premio Rodrigo Mello Franco de Andrade 2007, em comemoração aos 70 anos da criação do IPHAN, no Auditório do Espaço Mix do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, em Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

Categoria Divulgação
MUSEU DO CEARÁ, HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMONIO CULTURAL
Proponente: Assciação Amigos do Museu do Ceará

Categoria Proteção do Patrimonio Natural e Geológico
GEOPARK ARARIPE
Proponente Universidade Federal do Cariri.
A equipe deste blogspot comemora esta vitória da Região do Araripe e, exulta por ter participado intensamente de todas as fases desta proposição, desde a montagem do Application Dossier for Nominatio Araripe Geopark/ Unesco, passando pelas coincepções e desenvolvimento de: Araripe Basin Action Regional Plan, Plano de Ordenamento e Estruturação do GEOPARK ARARIPE, Caderno de Identidade Visual e Sinalização, Projetos de Urbanismo e Paisagismo dos Geotopes, Projeto de Reforma e Ampliação do Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri e Plano de Gestão, sob coordenação do Prof. José Sales e grande equipe.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O Bosque Sargento Hermínio está mais uma vez ameaçado

Declaração do site do Bairro Ellery
Há uns dez dias fomos informados que uma construtora havia comprado o terreno ao leste do Bosque da Sargento Hermínio, que está dentro da área de preservação ambiental, de acordo com o Decreto Municipal 4630/76 (ver mapa anexo).
Segundo pesquisa junto aos moradores da região, ficamos sabendo que a área foi desapropriada e paga após a assinatura do decreto, em 30/12/1976 e a prefeitura não prosseguiu com o processo que exigia que os moradores fossem retirados da área e o parque fosse denominado e criado oficialmente.
Agora, cabe a Prefeitura retomar o bem público, de acordo como manda a lei. Esta é uma das solicitações do Movimento pela Revitalização do Bosque/Pólo de Lazer e, infelizmente, a Regional 1 insiste em não querer falar deste assunto e somente na construção do ginásio na área de preservação. Os fascínoras da especulação imobiliária, percebendo os interesses e o comportamento do poder público municipal, entraram na disputa para tomar a área. RESTA SABER DE QUAL LADO A PREFEITURA E OS ÓRGÃOS AMBIENTAIS IRÃO FICAR: DA CIDADE OU DO CAPITAL?
PARTICIPE DA REUNIÃO DE RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO VIDA PARA O PÓLO
NESTA TERÇA, AS 18 HORAS, NO BOSQUE DA SARGENTO HERMÍNIO

O Rio Sitiá e sua mata ciliar serão recuperados em Quixadá

De Quixadá, do Sertão Central, vem o bom exemplo de recuperação do Rio Sitiá e sua mata ciliar. Esta é uma prioridade do IC/Instituto de Convivência com o Semi Árido, que tem parceria com a Prefeitura Municipal de Quixadá e a Petrobrás. O projeto "Água e Cidadania - da Escassez à Sustentabilidade". Os cuidados com o rio, que estava praticamente assoreado começaram a ser feitos com patrocínio do Programa Ambiental da Petrobrás. Esta parceria também assegura a definição da Agenda 21 de Quixadá.

domingo, 7 de outubro de 2007

A CARTA DA TERRA elaborada na Conferência RIO ECO 92


Em 1992, na cidade do Rio da Janeiro, a ONU patrocinou um encontro de quase todos os países do mundo para decidir medidas para conseguir diminuir a degradação ambiental, a Conferencia das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como RIO ECO 92. A idéia chave era introduzir o conceito de desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento de certa forma a preservação e proteção do meio ambiente.


A CARTA DA TERRA foi o documento oficial da RIO ECO 92, que indicou também a elaboração de três convenções - Biodiversidade, Desertificação e Mudanças Climáticas, além de uma declaração de principios sobre as florestas e a AGENDA 21. 175 países foram signatários.

15 anos depois deste encontro, só 10% dos municípios brasileiros criaram suas próprias AGENDAS 21, ou seus próprios guias para o desenvolvimento sustentável. O próprio Estado do Ceará ainda não tem sua AGENDA 21. E o percentual de municípios cearense que adotaram esta recomendação está aquém do índice nacional. Fortaleza, a capital do Estado há quase três anos discute a necessidade de elaboração desta agenda.

Manifestação pró - Parque Rachel de Queiroz


Moradores do bairro Presidente Kennedy e de vários outros bairros próximos, além dos alunos do Colégio Santa Izabel e toda sua diretoria, entidades ambientalistas, orgãos de imprensa e outros segmentos da população estão presentes nesta manhã de domingo, no grande espaço público atrás do Colégio Santa Izabel, exigindo da Prefeitura Municipsl de Fortaleza o início da implantação do Parque Urbano Rachel de Queiroz. Nenhum representante da Administração Municipal se fez presente, como também os representantes da Camara Municipal.


O Parque Rachel de Queiroz é uma das bandeiras políticas desta região da cidade que tem quase meio milhão de habitantes, distribuídos nos 21 bairros que formam o cinturão da vizinhança do mesmo.

sábado, 6 de outubro de 2007

Neste domingo é dia de reinvidicar a implantação do Parque Rachel de Queiroz


Neste próximo domingo, dia 7 de Outubro de 2007, a partir da 7:30hs da manhã, no Bosque da Av. Parsifal Barroso, atrás do Habib's da Av. Bezerra de Menezes e Colégio Santa Izabel, ato público para reinvidicar a implantação do Parque Rachel de Queiroz, organizado por moradores do bairrro Presidente Kennedy e pelo grupo do blogspot http://www.riachoalagadico.blogger.com.br/ promete transformar o domingo em uma grande festa.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Imagens da várzea do Riacho Alagadiço


O trajeto do Riacho Alagadiço, que nasce nas imediações do Açude João Lopes e dá origem a este, é a espinha dorsal do Parque Rachel de Queiroz, juntamente com o Riacho Cachoeirinha, formado a partir da vazão do Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici. O conjunto de áreas que pode ser recuperado, ambientalmente e, receber adequado tratamento paisagístico e urbanístico, é da ordem de 2.540.000 m² ou 254 hectares. As mesmas configuram uma extensão de 12, 5 quilometros.
Grande parte destas áreas esta abandonada ou inadequadamente ocupada, por atividades predatórias ao meio ambiente natural urbano. 20 bairros de Fortaleza e quase meio milhão de pessoas, estão no entorno destas áreas, que poderiam se transformar em espaços públicos de lazer, fruição da natureza, pratica de esportes público e ócio. A luta pelo PARQUE RACHEL DE QUEIROZ é de toda esta população da Zona Oeste de Fortaleza, para consolidação deste conjunto de 15 parques urbanos que compõem a proposta.
A ausencia de sensibilidade política da Administração Municipal é gritante. Nada se vê, nada se escuta, nada se fala. Os titulares da Secretarias Executivas Regionais I e III, territórios onde este conjunto de áreas está incluso se recusam a comentar o assunto, assim como a SEMAM e a SEINF, desde o início da atual administração, embora a proposta seja do pleno conhecimento da própria Prefeita Municipal e esteja exposto em destaque, na antesala do Gabinete, no Paço Municipal.
O MMA/ Ministério do Meio Ambiente, a quem a proposta foi apresentada, a reconhece como uma das melhores composições de preservação ambiental urbana brasileiras, da atualidade, por palavras da própria Ministra Marina Silva. Mas SEMAM/ PMF alega custos elevados para uma intervenção que beneficiará quase meio milhão de pessoas.
Imagem da varzea do Riacho Alagadiço nas imediações do Colégio Santa Izabel, inadequadamente ocupada, com um vacaria, em pleno contexto urbano, na Av. Governador Parsival Barroso. Arquivo de Imagens IBI TUPI. Fotografia de Daniel Roman.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Ato pela criação do Parque Rachel de Queiroz


No próximo domingo de manhã, dia 07 de outubro de 2007, no pequeno bosque da Av. Parsival Barroso, perto do North Shopping, Habib's e Colégio Santa Izabel, haverá uma manifestação dos moradores dos bairros Presidente Kennedy, Alagadiço São Geraldo, Ellery, Planalto Pici, Genibaú, Parquelandia e outros da vizinhança, em prol da urbanização do Parque Ecológico Rachel de Queiroz, uma proposta de requalificação ambiental urbana das varzeas dos Riachos Alagadiço e Cachoeirinha, que envolve uma área de 254 hectares, em uma extensão linear de 12,5 km de extensão, do Açude João Lopes ao Rio Maranguapinho.

Contatos do Dilza (8735.9931) e Ricardo Theophilo (8847.4611) ou através do blogspot http://riachoalagadiço.blogger.com.br/

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Prof. José Almir Farias é o novo Coordenador do LEAU, na Arquitetura & Urbanismo/ UFC

O Prof. Dr. José Almir Farias, do Setor de Estudos de Planejamento Urbano e Regional é o novo Coordenador do LEAU, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ UFC. A equipe deste blogspot representa pelo Prof. José Sales, do mesmo departamento, deseja um trajetória de sucesso a esta nova coordenação, repleta de novas idéias, pesquisas e realizações. E que trabalhos de pesquisa e consultoria sejam retomados, com o mesmo vigor que os caracteriza.

Sujeira do Açude João Lopes, a Zona Oeste de Fortaleza, incomoda a vizinhança

O Coordenador do Conselho de Desenvolvimento do Bairros Elley e Monte Castelo chama a atenção para o descaso da SER I/ Secretaria Executiva Regional I para com o Açude João Lopes, que há muito tempo não passa por processo de limpeza.

Como sempre, a Prefeitura responde, através da Chefe do Distrito de Meio Ambiente SER I, Ana Lúcia Viana, que embora reconheça o atraso nesta ação de preservação do meio ambiente urbano, manutenção dos espaços públicos e prevenção de Saúde Pública, que "logo mais" a limpeza será iniciada. Em tempo, existe uma programação de limpeza semestral do Açude, só a do primeiro semestre ainda não foi feita. Sugerimos que o Sr. Secretário Mariano de Freitas em uma ação de reconhecimento dos problemas dos bairros administrados pela SER I, faça uma visita à situação.

Enquanto isto, a proposta de consolidação do Parque Rachel de Queiroz, que inclusive requalificaria o próprio Açude João Lopes e seu entorno, passando por 20 bairros da Zona Oeste de Fortaleza, "jaz em berço esplendido". Não se sabe se a mesma "está escondida em alguma gaveta" da SEMAM, ou na SER I ou na SER III.

GEOPARK ARARIPE é apresentado no mega evento UNIVERSO UNIFOR


A concepção do GEOPARK ARARIPE que levou ao seu credenciamento pela UNESCO e os projetos e ações realizadas para sua consolidação na Bacia Sedimentar do Araripe, de identidade visual e sinalização dos geotopes foram apresentados, reforma e ampliação do Museu de Paleontologia, montagem do centro de referência do parque no Crato, foram ontem à noite, apresentados em seminário do Centro de Tecnologia e Departamento de Arquitetura e Urbanismo, organizado pelas Professoras Daniela Alcantara e Tania Vasconcelos, no mega evento anual UNIVERSO UNIFOR, com participação maciça de professores, estudantes e convidados.

A apresentação foi feita pelo Prof. José Sales, coordenador do Application Dossier for Nomination ARARIPE GEOPARK/ UNESCO, do Araripe Basin Action Regional Plan e do Plano de Ordenamento e Estruturação e outros. Um grupo de professores e estudantes será formado para visita em breve, no fim do período à região no Sul do Estado do Ceará, organizado pela Profª Fernanda Rocha/ UNIFOR, do Setor de Estudos de Planejamento Regional e Paisagismo.
Imagem dos totens de identidade visual e sinalização do GEOTOPE SANTANA, em Santana do Cariri, tendo ao fundo a paisagem do Araripe, ainda durante a instalação dos mesmos. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Imagens de Fortaleza


Imagem da várzea do Riacho Alagadiço, nas imediações do Bosque e Polo de Lazer da Sargento Hermínio, a dois passos da Av. Bezerra de Menezes, também. Arquivo de imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Exposição Ecos do Planeta 2007, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo


A Exposição Ecos do Planeta, na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, vai ser o maior evento de Meio Ambiente no Brasil, neste ano, entre 03 e 07 de Outubro.Uma viagem interativa envolvendo cultura, informação e entretenimento sobre um dos principais tesouros naturais do Brasil: a Mata Atlântica.
Para sensibilizar a população para a questão ambiental, o evento promove debates, oficinas, exibição de filmes e até uma reprodução da Mata Atlântica, que é um dos biomas mais ricos em biodiverdidade do mundo. E é também um dos mais ameaçados: de sua vegetação original restam apenas 7%. Por isso, ela merece todos os cuidados e a atenção que faltaram ao longo de décadas de devastação.
Além disso, 500 m² da Mata Atlântica serão recriados no Pavilhão da Bienal. "Quando as pessoas desenvolvem relações emocionais e afetivas elas se envolvem e podem se engajar mais", diz Fábio Feldman, ex- Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e autor da Lei da Mata Atlântica (que define e regulamenta os critérios de uso e proteção do bioma e estabelece incentivos econômicos à produção sustentável).

A idéia é que, ao sentir a umidade, os sons, as luzes e os odores da mata, as pessoas sofram uma transição sensorial, diretamente para a real atmosfera da mata - e conheçam algumas espécies nativas de árvores frutíferas, palmeiras e bromélias.

Um aquário de três metros será o habitat para cerca de 80 peixes de sete espécies nativas da região da Mata Atlântica. Réplicas - em tamanho real - de cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil poderão ser vistas na Oficina do Projeto TAMAR, que também divulgará as suas ações por todo o Brasil.
Ecos do Planeta 2007 foi idealizado pela Pró Cultura Marketing e Eventos e pelo Instituto Brasil Com e tem o apoio de importantes ONGs como o Greenpeace e a S.O.S Mata Atlântica. Orçado em R$ 2,5 milhões, o evento tem entrada gratuita e pretende receber cerca 60 mil pessoas.
Mais informações em http://planetasustentavel.abril.com.br/

Imagem da nascente do Rio das Batateiras, no Município do Crato, no Sul do Estado do Ceará, em um contexto remanescente de Mata Atlântica, no sopé da Chapada do Araripe. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Na Australia é criado um corredor ecológico de 2.800 quilometros de extensão


Por sugestão de pesquisadores e ambientalistas autralianos de Queensland, foi criado pelo Governo da Australia, um corredor ecológico de 2.800 quilometros de extensão, para recuperação de áreas degradadas ou ocupadas indevidamente com atividades predatórias ao Meio Ambiente. A experiência deste corredor ecológico, Donaghy's Corridor, em North Queensland tem quase a distancia de São Paulo à Fortaleza. Veja em http://www.treat.net.au/projects/donaghy.htm e http://biotropica.com.au/documents

No Brasil, a solução já está em fase experimental, na Universidade Estadual Paulista, em Jaboticabal. Em nosso município, uma aproximação desta proposição se daria através do Parque Rachel de Queiroz, nas sub bacias do Riacho Alagadiço, nos bairros São Gerardo/ Ellery e Presidente Kennedy e do Riacho Cachoeirinha, em direção ao Rio Maranguapinho, com 12,5 quilometros e extensão. Outras possibilidades seriam do próprio Rio Marnaguapinho que teria quase 45 quilometros de extensão e, recuperação das áreas degradadas do Rio Cocó e seus afluentes, desta que é a maior bacia hidrográfica de Fortaleza.

O Baobá centenário do Passeio Público


O Baobá do Passeio Público foi plantado pelo Senador Pompeu. O baobá, Adansonia digitata, é uma árvore de grande porte proveniente das estepes africanas e regiões semi-áridas.
São árvores de folha caduca que caem durante a estação seca. Alguns têm a fama de terem vários milhares de anos, mas como seu tronco não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado. Poucos botânicos dão crédito a essas reivindicações de idade extrema.
No Brasil existem poucas árvores de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas. Há exemplares em Natal e Nísia Floresta, no Rio Grande do Norete. No Estado do Rio de Janeiro existem existem dois baobás: um fica no Passeio Público, na cidade do Rio de Janeiro e o outro está plantado no pátio do Museu Histório de Quissamã, no Norte do Estado, na antiga Fazenda Quissamã.
Em Pernambuco, há o baobá da Praça da República, possível fonte de inspiração de Saint Exupéry, quando por ali passou, ao escrever "O Pequeno Príncipe", além do baobá do Sítio do Pai Adão com mais de cem anos com um tronco de mais de 10 metros de circunferência. Existem outros: na Faculdade de Direito do Recife, mais um na Cidade Universitária e um na Vila de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, possivelmente com mais de 350 anos e 15 metros de circunferência.
Fotografia de David Moraes, a partir do acervo de conteúdo livre da Fundação Wikimedia, utilizada para divulgação.

O Passeio Público de Fortaleza


Construído em 1890 em estilo neoclássico, é considerada uma das principais praças da área central de Fortaleza. O local onde está localizado o Passeio Público era conhecido, originalmente, como Campo de Pólvora. Naquele local foram enforcados os integrantes da Confederação do Equador, que possuia caráter separatista e republicano. A força permaneceu no local até 1831, ano da abdicação do Imperador, em detrimento de seu filho. Por este motivo, o Passeio também é conhecido como Praça dos Mártires. A Praça dos Mártires, seu nome atual, é tombada como Patrimônio Histórico Nacional. Em data presente está sendo mais uma vez restaurado sob orientação do IPHAN/ 4ª Superintendencia Regional do Ceará.

Fotografia de David Moraes, a partir do acervo de conteúdo livre da Fundação Wikimedia, utilizada para divulgação.