A proposta do Parque Rachel de Queiroz envolvia a recuperação ambiental urbana da Bacia do Riacho Alagadiço desde o Açude João Lopes até o Rio Manraguapinho, em um extensão aproximada de 12,5 quilometros, através de mais de 20 bairros da Zona Oeste de Fortaleza, consolidando uma intervenção de recuperação deste contexto hídrico, das situações lindeiras e reservas de vegetação ainda existentes, da ordem de 254 hectares, distruídos em 15 setores urbanos, para usufruto da população ali residente que ultrapassa meio milhão de habitantes.
A mesma foi composta por solicitação e contratação da SEMAM/ Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, ainda em 2002/ 2003, embora este ideário já estivesse em discussão desde 1995 em diversos fóruns e audiencias públicas. E muito embora a mesma tivesse sido inteiramente desenvolvida, nunca foi consolidada, durante todos estes anos, nem em uma se suas menores partes.
Imagem do Açude João Lopes, no Bairro Ellery, nas imediações do Bosque da Av. sargento Hermínio. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais preservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário