segunda-feira, 25 de junho de 2012
Novas regras podem restringir acesso ao Parque do Cocó
O Parque Ecológico do Cocó é um dos locais preferidos dos fortalezenses e turistas para unir lazer, esportes e meio ambiente. Porém, um novo conjunto de regras pode limitar o acesso das pessoas ao equipamento.Quem frequenta regularmente o Parque Ecológico do Rio Cocó provavelmente já notou algumas mudanças nas regras para visitar a unidade de conservação, principalmente no trecho das trilhas ecológicas, entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e a Sebastião de Abreu.
Segundo a nova gerente do Parque do Cocó, Henriete Pereira, as medidas visam à preservação do local e à adequação do parque às regras estabelecidas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Mas algumas mudanças propostas pela administração do equipamento (ver quadro ao lado com todas as alterações) dividem opiniões.
O POVO ONLINE
domingo, 24 de junho de 2012
Cúpula repete promessas e adia as ações para 2015
A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável terminou como começara: num tom melancólico e sem surpresas. A Rio+20 fica marcada pela distância entre a expectativa da sociedade civil e o que os governos e diplomatas foram capazes de produzir em 12 dias de diálogo.O documento final da conferência, intitulado de O Futuro que Queremos - e apelidado de O Futuro que Não Queremos por organizações não-governamentais - foi aprovado ontem, na plenária final da conferência, sem qualquer comentário por parte dos delegados presentes. Num mundo vitimado pela crise econômica, os 114 líderes reunidos no Riocentro contentaram-se em repetir as promessas feitas em 1992 e adiar de novo ações que a ciência aponta como urgentes. O documento, diante da falta de perspectiva de consenso em temas como financiamento, acabou desidratado pelo país anfitrião. DIARIO DO NORDESTE ONLINE
sábado, 23 de junho de 2012
Maior chuva do ano transtorna Fortaleza
Somente os 197,5 milímetros de 27 de março superaram a precipitação de ontem. Ruas ficaram alagadas e até o aeroporto precisou ser fechado. Sete voos foram cancelados e 32 atrasaram. Um dia de caos para Fortaleza. Quitinetes incendiaram na avenida Costa Barros, canais transbordaram em vários pontos da cidade, vias se converteram em rios e ficaram intransitáveis. O Aeroporto Internacional Pinto Martins chegou a ser fechado. Bairros sofreram quedas de energia e até prédios oficiais acabaram alagados. Tudo provocado por forte chuva registrada desde a madrugada de ontem. O POVO ONLINE
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Dilma Rousseff diz que aprovação de texto-base da Rio+20 é vitória do Brasil
“A Presidente Dilma Rousseff disse hoje (19) que a aprovação do documento base da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, antes da chegada dos chefes de Estado ao Rio de Janeiro, é uma “vitória do Brasil”. O documento, aprovado em plenária nesta terça-feira, tem que ser avaliado e aprovado pelos chefes de Estado que estão chegando ao Rio para a fase decisiva da conferência, de amanhã (20) até sexta-feira (22).
“Um acordo entre 191 países e delegações é um acordo complexo. É sempre bom olhar que há a necessidade de um balanço entre os países. A questão do documento não é uma questão que diga respeito a um só país. Estamos fazendo um documento que é o documento possível entre diferentes países e diferentes visões do processo relativo à questão ambiental”, disse a presidenta em entrevista em Los Cabos, no México, onde participou da Cúpula do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo. AGENCIA BRASIL
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Tauá inova no uso da energia solar
O município de Tauá instalou iluminação pública no Parque da Cidade, área central de lazer com três luminárias públicas. O equipamento capta a energia solar durante o dia e ilumina à noite, num projeto piloto na cidade.Tauá onde há a maior radiação solar de todo o país, o calor, que racha a terra e enche de apreensão o agricultor nesses tempos de estiagem, traz como consolo a possibilidade de criação de emprego e renda a partir da geração de energia elétrica. E a partir desse calor, uma das fontes geradoras de energia alternativa, a solar, começa a ser utilizada de forma pioneira no Estado.
DIARIO DO NORDESTE ONLINE
domingo, 17 de junho de 2012
Ainda há tempo para salvar a Rio+20
A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva disse acreditar que ainda há tempo hábil para um acordo nas negociações, o que vai garantir o sucesso da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Ela participou nesse sábado (16) de um ato organizado pelo Comitê em Defesa das Florestas e Desenvolvimento Sustentável contra o Código Florestal, na Cúpula dos Povos, que contou com a presença de diversas lideranças ambientais e representantes do Legislativo.
“O Brasil tem todas as condições de protagonizar um esforço para que façamos uma avaliação verdadeira do que foi feito ou não. Buscar mediar, junto com os demais países, que a crise econômica não pode deixar em segundo plano a crise ambiental. Há tempo, até porque agora a prerrogativa de fazer essa mediação está entregue ao Brasil. É a grande oportunidade de revisitarmos os compromissos e corrigirmos os rumos.”
Segundo Marina Silva, o sucesso da conferência está nas mãos de todos os líderes do planeta, mas o Brasil tem um papel importante. “Nós não podemos tirar responsabilidade deles, mas o país anfitrião tem uma responsabilidade maior.”
Perguntada se estava otimista ou pessimista com os rumos da conferência, Marina disse que está persistente. “Cobro que o Brasil continue sendo o país que lidera pelo exemplo. Nós fizemos isso em Copenhague. O Brasil constrangeu os que queriam fazer menos podendo fazer mais quando assumiu metas de redução de dióxido de carbono.”
Sobre o evento que havia participado, contra o Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional e vetado em parte pela presidenta Dilma Rousseff, a ex-ministra do governo Lula fez questão de esclarecer que não se tratava de um ato de oposição política.
AGENCIA BRASIL
sábado, 16 de junho de 2012
Banda Cabaçal festeja 176 anos de existência
Dos antepassados indígenas à modernidade, a tradição de repete por quatro gerações. A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto comemora 176 anos, no passo trançado da cultura e da alegria de poder continuar o legado da família. Dos seis integrantes da banda, dois deles ainda fazem parte da terceira geração, que é o Mestre Raimundo Aniceto e Antônio Aniceto. Mas o mestre é o responsável pela condução do grupo e constrói os instrumentos. A banda é uma das mais representativas da cultura popular no Estado e já realizou apresentações pelo Brasil e Europa. Dividiu palco até com grandes nomes da música, a exemplo de Hermeto Pascoal e do grupo Quinteto Violado. Os Aniceto Mirim estão no rumo, também aprendendo, para dar continuidade ao legado.
DIARIO DO NORDESTE ONLINE
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Apenas 28% do texto final da Rio+20 estão concluídos
No segundo dia de debates, apenas 28% do texto final referente às negociações da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, obtiveram consenso. A informação é do diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Assuntos Econômicos e Sociais da Rio+20, Nikhil Seth. Mas, segundo ele, o clima de otimismo predomina nos grupos setoriais. De acordo com o diretor, o principal inimigo das negociações é o tempo.
DCI ONLINE
domingo, 10 de junho de 2012
Inadimplência soma R$ 73,8 milhões
Governo quer criar uma autarquia exclusiva à fiscalização de recursos transferidos a entidades e prefeituras cearenses.
Entidades da sociedade civil e prefeituras cearenses deixaram de prestar contas do total de R$ 73,8 milhões de recursos estaduais repassados através de 715 convênios firmados com secretarias para a realização de obras e projetos sociais em diferentes áreas. Enquanto o Tribunal de Contas do Estado (TCE) alerta para a necessidade de ampliar a fiscalização e coibir a possibilidade de desvios, o Governo garante que tem avançado na questão.
DIARIO DO NORDESTE ONLINE
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Riomar com pré - moldados
Tornaram-se parceiras a cearense T&A - uma das cinco maiores indústrias brasileiras de estruturas pré-fabricadas de concreto de médio e grande portes - e o Grupo João Carlos Paes Mendonça, que construirá no bairro do Papicu, em Fortaleza, o Shopping Center RioMar e também um conjunto de edifícios comerciais e residenciais. A T&A, pilotada por José de Almeida, fornecerá o equivalente a 40 mil m³ de concreto em lajes e vigas, que serão pré- moldados em sua fábrica localizada em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Para isso, a T&A já ampliou em 50% sua capacidade de produção de alveolares e em 25% a de vigas. Com três fábricas no Nordeste e uma em São Paulo, a T&A já forneceu pré-moldados para o RioMar de Salvador (BA).
COLUNA EGIDIO SERPA/ DIARIO DO NORDESTE ONLINE
quinta-feira, 7 de junho de 2012
VLTs estão parados por vandalismo
Em três meses de uso, mais de 100 pedradas danificaram os 24 vagões dos seis veículos, diz o Metrofor
Não deu tempo nem de aproveitar as melhorias na Linha Oeste do metrô de Fortaleza. A ação de vândalos quebrou os vidros e amassou parte das laterais dos seis veículos leves sobre trilhos (VLTs) colocados em circulação há pouco mais de três meses no percurso entre a Capital e Caucaia e obrigou a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) a retirá-los da operação para conserto. Com isso, o percurso entre Fortaleza e Caucaia, de 19,5 quilômetros, voltou a ser feito pelos veículos "Pidner" com locomotivas.
DIARIO DO NORDESTE ONLINE
terça-feira, 5 de junho de 2012
Homenagem à Teresina
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Fortaleza não tem estudos sobre suas áreas verdes
É celebrado, amanhã, o Dia Mundial do Meio Ambiente. No entanto, na Capital, pouco se tem para comemorar. A a pergunta que muitos se fazem é se Fortaleza tem o que comemorar. Nos últimos anos, a cidade cresceu desordenadamente, enquanto as áreas verdes só desapareceram. Nem a própria Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) possui estudos que indiquem quanto a Capital tem de área verde. Além de dificultar o direcionamento de políticas públicas, o fato deixa claro que o assunto não é tratado como prioridade. DIARIO DO NORDESTE ONLINE. http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1145108
domingo, 3 de junho de 2012
Ceará dá os primeiros passos para ter cidades inteligentes
O modelo, difundido com mais intensidade na Europa e em países desenvolvidos, já engatinha no Brasil, principalmente no Sul e Sudeste. Dentro desse contexto, o Ceará poderá dar, em breve, os primeiros passos para adotar, em alguns de seus municípios, ideias e projetos em prol da melhoria da integração entre população, administração pública e cidade, com a ajuda da tecnologia.
DIARIO DO NORDESTE ONLINE http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1144594
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Luizianne diz que Governo deve se preocupar em concluir as obras do VLT
A prefeita Luizianne Lins não viu com bons olhos a intenção do Governo do Estado em assumir obras para Copa do Mundo de competência municipal. Em resposta aos jornalistas durante inauguração de um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, a prefeita afirmou que nenhuma discussão havia se instaurada nesse sentido.
Luizianne disse que soube das pretensões do Governo pela imprensa e disparou: "O governo tem muito trabalho pela frente e deveria estar preocupado em terminar a obra do VLT".
DIARIO DO NORDESTE ONLINE
Assinar:
Postagens (Atom)