segunda-feira, 21 de maio de 2012
Fortaleza tem 2ª pior avaliação de alfabetização no Ceará
Isto dito pelo próprio MEC...onde está a administração Fortaleza Bela que cuidava das pessoas..por onde o atual Secretário Municipal da Educação Elmano de Freitas........Os dados são referentes ao ano de 2011 e foram divulgados pelo governador Cid Gomes e pela titular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Izolda Cela, nesta segunda-feira (21), no Centro Administrativo do Cambeba.
DIARIO DO NORDESTE ONLINE
domingo, 20 de maio de 2012
Pesquisas paleontológicas causam polêmica no Cariri
Uma pesquisa poderá esclarecer as razões da situação climática do semiárido nordestino dos próximos 20 anos, por meio do estudo de micropartículas de carbono 13, que podem determinar os períodos de seca que já ocorreram em épocas pré-históricas. As primeiras amostras desse material para estudo podem estar contidas no pó de rocha das formações Romualdo e Crato, coletado por um pesquisador francês, na maior escavação paleontológica controlada já feita no Nordeste, iniciada ano passado na Chapada do Araripe. O trabalho é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional (CNPq), com apoio do Geopark, e a participação de cerca de 20 pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior, com a coordenação da Universidade Regional do Cariri (Urca). Serão investidos nos dois anos de pesquisa cerca de R$ 130 mil.
Diante de todo nível de importância que uma pesquisa desse porte pode indicar, a prisão em flagrante pela Polícia Federal de dois cientistas renomados da Paleontologia, com 236 amostras de fósseis e o pó de rochas, envolvidos com o trabalho da escavação, deixa o dilema para as instituições: como diferenciar um estudioso comprometido há vários anos com estudos da área, ligado à entidades de pesquisa e autorizado pelo governo brasileiro, de um traficante de fósseis?
Motiva esse questionamento a prisão do paleontólogo austríaco naturalizado brasileiro, Alex Kellner, e do francês Romain Amiot, que veio especialmente colher as amostras de pó de rocha, para levar ao Rio de Janeiro, conforme a coordenação da pesquisa "Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe", sob autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para a França. Mesmo com as várias situações ainda não esclarecidas que colocaram em evidência nomes de grandes instituições, como o Museu Nacional do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as quais o pesquisador Kellner está ligado, a Urca e o DNPM, além do órgão de pesquisa, resta o constrangimento.
DIARIO DO NORDESTE ONLINE
sábado, 19 de maio de 2012
Local do novo hospital metropolitano está indefinido
O local onde será construindo o Hospital Regional Metropolitano, prometido pela Secretaria Estadual da Saúde para a Copa de 2014, ainda está em análise. Movimento na Uece pede que a unidade seja construída no Itaperi.O Hospital Regional Metropolitano (HRM), que deve começar a funcionar até a Copa do Mundo de 2014, ainda não tem local certo para ser construído. No momento, de acordo com o titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Arruda Bastos, o consórcio Marquise e mais sete empresas analisam possíveis locais para abrigar a futura unidade de urgência e emergência, especializado em alta complexidade. A previsão é que o estudo, realizado por meio de Parceria Público Privada (PPP), seja concluído até o fim deste mês.
O Hospital Regional Metropolitano (HRM), que deve começar a funcionar até a Copa do Mundo de 2014, ainda não tem local certo para ser construído. No momento, de acordo com o titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Arruda Bastos, o consórcio Marquise e mais sete empresas analisam possíveis locais para abrigar a futura unidade de urgência e emergência, especializado em alta complexidade. A previsão é que o estudo, realizado por meio de Parceria Público Privada (PPP), seja concluído até o fim deste mês.
O POVO ONLINE
A difícil tarefa de andar pelas calçadas do Centro
Buracos e camelôs reduzem ainda mais o espaço das calçadas estreitas do Centro. Em busca de espaço, pedestres têm de andar com cuidado ou se aventurar por entre os carros.O vai e vem da passagem já é complicado. Disputar um lugar para andar no Centro fica mais fácil para quem está acostumado, mas nem estes conseguem desviar dos esbarrões de um lado e outro. “Tem muita gente!”, comenta Socorro Barbosa. Não bastasse a quantidade de pessoas, surgem ainda outros obstáculos nas calçadas: buracos e camelôs diminuem ainda mais o espaço. “Estou evitando vir por isso: não tem mais local para a gente transitar”.
O POVO ONLINE
quinta-feira, 17 de maio de 2012
A Matinha do PICI
A Matinha do do Campus do PICI, junto ao Açude Santo Anastácio.....Alunos e professores da Universidade Federal do Ceará encaminharam esclarecimentos à coluna Mercado e Negócios sobre o projeto de implantação da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) naquela instituição, mais especificamente no Campus do Pici. O documento informa que se a Arie da Matinha do Pici for reconhecida pelo município de Fortaleza, a UFC poderá submeter projetos e captar recursos para a realização de pesquisas científicas no local, já que se tratará de uma Unidade de Conservação; além disso, servirá para a realização de ações de recuperação ambiental (principalmente as relacionadas à qualidade dos recursos hídricos e da biodiversidade).
Fonte: O POVO Online
terça-feira, 15 de maio de 2012
Fortaleza muito além do Turismo de Praia
Históricos, religiosos, culturais, ecológicos e até mesmo "shopping tour". Fortaleza vai além do turismo de praia.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Secretaria do Centro de Fortaleza joga a toalha
Quem sonha, debate e defende o Centro de Fortaleza revitalizado, com vida pulsante nas 24 horas do dia, ainda terá um longo caminho pela frente. As intervenções, tão desejadas, para tornar o bairro um local para morar, trabalhar ou se divertir não sairão tão cedo. Não é que faltem sugestões, alternativas ou projeto. Este até que está pronto. No entanto, reconhece a titular da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), Luíza Perdigão, as ações práticas serão deixadas para a próxima administração.
Por enquanto, a cidade continuará com seu bairro mais tradicional e importante, como está: com a invasão dos camelôs para tudo que é lado - são 13 mil na contagem da Prefeitura - a poluição visual, prédios abandonados e sem serventia, sujeira, espaços públicos destruídos e entregues aos moradores de rua, insegurança e muito prejuízo para todos os segmentos.
Luíza também avisa: mesmo no projeto de revitalização tão sonhado, a cidade terá que aprender a conviver com o comércio ambulante. "Eles são necessários para o Centro e vão continuar aqui. Não existe a menor possibilidade de retirá-los e sim reordená-los em cinco camelódromos", informa.
Fonte: Diário do Nordeste
domingo, 13 de maio de 2012
Muro de contenção do Icaraí desaba
A praia do Icaraí parece estar desaparecendo. A faixa de areia vem perdendo espaço para o mar que avança sem piedade. Para conter as águas, a Prefeitura de Caucaia começou a construir, em agosto de 2010, um paredão por toda a avenida litorânea do Icaraí, o conhecido big wall. O problema é que na última semana quase 100 metros da contenção desabou.
Segundo Paulo Guerra, vice-prefeito da cidade, o desabamento ocorreu por causa da constância das marés altas. “As ondas da ressaca estão muito violentas e essa última maré marcou 3,3 metros de altura, o que provocou a erosão na retaguarda do barra mar. Por isso ocorreu a queda da parede”, informa. Ele diz ainda que o reparo já foi solicitado junto à empresa responsável pela construção e que não vai custar nada aos cofres públicos, pois a obra ainda está dentro do prazo de garantia. “A Construtora iniciará a reforma na segunda-feira (14) e nos deu o prazo aproximado de 15 a 30 dias para a conclusão”, acrescenta.
sábado, 12 de maio de 2012
Movimento Pró Parque Rachel de Queiroz informa
A coordenação do Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz tem o prazer de convidar você pra reuniao do Movimento que acontece neste sábado, dia 12 de maio, as 15 horas, na escola Joaquim Francisco Souza (Travessa Mendes Guimarães - bairro Presidente Kennedy) - ao lado da área verde e atrás do mercantil G Barbosa.
Pauta proposta:
1. Nova campanha exigindo a implantação do Parque;
1. Informações sobre as lutas ambientais na cidade e a campanha VETA DILMA, que cobra o veto da Presidente ao novo (velho) Código Florestal.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Fortaleza muito além do turismo de praia
É como diz a expressão: nem tanto ao mar, nem tanto a terra. No caso de Fortaleza, embora conhecida pelo epíteto Terra da Luz, o turista pode optar pelo meio termo, equilibrando praia, museus, igrejas, parques, centros culturais...
Uma das opções para conhecer um pouco mais da própria cidade é participar do projeto Percursos Urbanos, promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. Todos os sábados, um aspecto da cidade é apresentado ao grupo que se inscreve gratuitamente e percorre o trajeto de ônibus contratado pelo Centro.
No próximo sábado, o conjunto arquitetônico de Fortaleza estará no foco do passeio. “É uma programação não apenas para pessoas ligadas a arquitetura e urbanismo, mas a qualquer um que queira conhecer um pouco mais da cidade”, explica Andrea Agda, mestre em Urbanismo e mediadora do encontro. A programação desta edição do projeto Percursos Urbanos prevê uma viagem por prédios como a Estação João Felipe, o edifício onde funciona a Secretaria da Fazenda, a praça do Ferreira e o Seminário da Prainha, entre outros.
Fonte: O POVO Online
terça-feira, 8 de maio de 2012
Pesquisadores descobrem anfíbios da Era Paleozoica em Timon e Nazária
Uma equipe formada por paleontólogos da UFPI e de instituições estrangeiras descobriu restos fósseis de anfíbios que viveram na Era Paleozoica, há 270 milhões de anos.
A equipe é formada por pesquisadores de diversas instituições estrangeiras, sendo seis paleontólogos e um geólogo sob a coordenação do Dr. Juan Cisneros (professor do Centro de Ciências da Natureza - UFPI) e o Dr. Kenneth Angielczyk (Museu Field, Chicago, EUA). Dois alunos bolsistas CNPq do curso de Arqueologia da UFPI também integram a equipe.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Professor Alexandre Kellner preso pela Policia Federal
Um dos maiores pesquisadores de pterossauros do Brasil, o austríaco naturalizado brasileiro Alexander Kellner está entre os homens presos pela Polícia Federal nesta quinta-feira (3), no Aeroporto de Juazeiro do Norte.
De acordo com a Polícia Federal, ele, outro paleontólogo francês, que está pela primeira vez no Brasil, e mais dois estudantes tentaram embarcar para o Rio de Janeiro com 236 amostras de material fóssil da Chapada do Araripe, sem a devida documentação legal para o transporte.
Fonte: Diário do Nordeste Online
Alunos da Arquitetura e Urbanismo estudam o Pici
Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC estudam o bairro Pici. Conhecido por abrigar o Campus do Pici, maior campus universitário da cidade, pertencente à Universidade Federal do Ceará. O nome Pici vem do nome do centenário Sítio do Pici, às margens do Riacho Cachoeirinha, que foi propriedade do pai da escritora Raquel de Queiroz. Num passado recente foi um bairro bem maior e boa parte das terras pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e à Legião Maçônica de Fortaleza.
A abordagem se refere a diversos aspectos: meio ambiente no contexto urbano, uso e ocupação do solo, mobilidade e transportes, patrimônio histórico, infraestrutura urbana, espaços e equipamentos públicos e outros.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Criação do IPLAMFOR sofre novo atraso
O veto parcial da prefeita Luizianne Lins (PT) ao projeto de Lei Complementar que cria o Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza (Iplanfor), começa a tramitar na Câmara Municipal a partir de amanhã. Primeira mente o veto será analisado pela Comissão de Legislação.
O primeiro item vetado pelo Executivo foi o que previa a extinção da Comissão de Implantação e Acompanhamento das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) de Fortaleza. Segundo a Prefeitura, a Comissão não deve ser extinta pois age em sentido complementar ao Iplanfor, devendo ser mantida devido o seu "relevante grau de especialidade técnica". Já o segundo parágrafo barrado, advindo de emenda proposta, previa a transferência das atribuições da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (Courb) de Fortaleza para o novo instituto.
De acordo com o Executivo, tal mudança não poderia ser promovida antes da realização de um planejamento logístico e operacional prévio do Iplanfor, de modo a garantir que as atividades do Courb sejam absorvidas pelo novo instituto sem prejuízo para a cidade.
Entre alguns vereadores, o retorno do Iplanfor ao debate na Câmara representa uma derrota para a população de Fortaleza, uma vez que, caso aprovado o veto, o projeto precisará passar novamente por todo o processo de tramitação na Câmara, causando novos atrasos.
Fonte: Diário do Nordeste
Assinar:
Postagens (Atom)