quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Habitação popular no centro de São Paulo


RENOVA CENTRO - Programa de Habitação e Requalificação Urbana da COHAB SP vai reformar edifícios comerciais, residenciais e antigos hotéis na região da Sé e partes da Mooca. Os novos apartamentos terão entre 30 m² e 65 m² de área útil.

A Prefeitura de São Paulo assinou no dia 4 de fevereiro, decretos para a desapropriação de 53 prédios na região central, que darão lugar para 2,5 mil moradias populares. A iniciativa marca a primeira etapa do Renova Centro - Programa de Habitação e Requalificação Urbana, da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), que vai reformar edifícios comerciais, residenciais e antigos hotéis.

Uma parceria entre a Prefeitura e a FAUUSP/ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ Universidade de São Paulo definiu os critérios para selecionar os prédios desapropriados. Além de uma avaliação técnica de conservação, segurança e arquitetônica, para determinar a possibilidade de adaptação, foram escolhidos edifícios abandonados e com condições jurídicas favoráveis à desapropriação.Distribuídos ao longo da Subprefeitura da Sé e partes da Mooca, com ênfase nos distritos da Sé e República, os novos apartamentos terão entre 30 m² e 65 m² de área útil. Para a reforma, são previstos investimentos de R$ 400 milhões, que virão da própria Prefeitura e da Caixa Econômica Federal.

Após a assinatura dos decretos, o processo de requalificação dos imóveis ainda terá etapas de licitação, aprovação de projeto da empresa vencedora do edital e reforma das unidades habitacionais. Quarenta e três decretos de desapropriação, um para cada edifício, foram publicados hoje no Diário Oficial da Cidade. Os dez edifícios restantes já tiveram seus decretos publicados.A prefeitura de São Paulo ainda não tem previsão de quando os editais de licitação serão lançados.

Fonte: Diversos

Nenhum comentário: