quinta-feira, 5 de junho de 2008

Alerta do Dia Mundial do Meio Ambiente: todos os rios que cortam Fortaleza estão extremamente poluídos


Não é difícil se encantar com a beleza do rio e do mangue. No entanto, é fácil observar a grande quantidade de lixo por toda a sua extensão. Garrafas pet, sacos plásticos, restos de colchão e até uma bacia sanitária se misturam às garças, socós, martim-pescador, raposa e outras espécies da rica fauna brasileira presente no local.


O mestre em Geografia e ecologista Vicente de Paulo Lima Menezes explica; "A maior parte da população não tem educação ambiental e não alcança a necessidade de proteger o meio em que vive. Os projetos, por sua vez, não são suficientes para reverter o processo”.


Há mais de 15 anos, Menezes vem documentando a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Cocó, além dos rios Pacoti e Ceará. Teve farto acervo fotógrafico. Em sua avaliação, dos três rios documentados o Cocó é o mais poluído. “Talvez pelo fato de cortar o coração da cidade passando por bairros de alta concentração populacional e ao mesmo tempo ter em seu entorno uma população ribeirinha formada de inúmeras favelas”.


Outra situação crítica, analisa, diz respeito a sua foz: a quantidade de barracas irregulares. “Nos fins de semana, uma verdadeira multidão estressa a paisagem, despejando no mangue uma grande quantidade lixo. Só quem anda nas trilhas internas do mangue sabe o que estou dizendo”.


Matéria do Jornal DIARIO DO NORDESTE, das jornalistas Renata Benevides e Leda Gonçalves, com data de hoje, dia 05/06/ 2008, Dia Mundial do Meio Ambiente. Fotografia da Marilia Camelo. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: