O Estaleiro Promar Ceará, que ainda não saiu do papel por aqui, venceu a licitação para construir oito navios gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O grupo, que havia oferecido a melhor proposta comercial entre os concorrentes, concluiu as negociações de preço com a Transpetro. O valor global das embarcações será de US$ 536 milhões.
A partir desta encomenda, serão gerados mais de 10 mil empregos no Ceará. Destes, 2.700 serão criados de forma direta (1.200 para a edificação do estaleiro e outros 1.500 na construção dos navios). O Promar Ceará é mais um estaleiro a ser criado no Brasil a partir das encomendas da Transpetro. O projeto, de US$ 130 milhões, já possui financiamento aprovado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM).
Foram reunidos em um único lote todos os gaseiros que compõem o Promef, sendo quatro de 7.000 m³, dois de 12.000 m³ e dois de 4.000 m³. Conforme estabelecem as regras do programa, a construção destes navios será feita com um índice mínimo de nacionalização de 70% na utilização de mão-de-obra e na compra de equipamentos e serviços.
DETALHE – Agora é saber se o governador Cid Gomes (PSB) e a prefeita Luizianne Lins (PT) entram num acordo no quesito local e esse estaleiro sai do ancoradouro da discussão também política. Cid quer o estaleiro na praia do Titanzinho e Luizianne é contra.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário