sábado, 3 de abril de 2010

Prefeita Luizinne Lins recebe o IAB/CE

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, recebeu na última quarta-feira, 31 de março, diretores e conselheiros do IAB-CE. Em pauta, a apresentação do relatório de estudos sobre o projeto do estaleiro Promar, em que o instituto de posiciona contrário à instalação do equipamento na Praia do Titanzinho. O encontro, que durou mais de duas horas, foi realizado no gabinete da prefeita, no Palácio do Bispo, Centro.

Com relação à proposta de utilização das Operações Urbanas Consorciadas para a reforma urbana do Município, sugestão apresentada pelo IAB-CE para ser aplicada no Serviluz, Luizianne demonstrou interesse e comprometeu-se a estudá-la em conjunto com o secretário de Infraestrutura, Luciano Feijão, também presente no encontro. O IAB-CE também abordou na reunião a recriação do órgão de planejamento do Município (que vem sendo chamado de Iplamfor). Luizianne informou que pretende criá-lo ainda em 2010.

A Prefeita também acatou prontamente a sugestão de o IAB-CE ser um dos parceiros para a imediata reinstalação do Fórum Adolfo Herbster, espaço para debate e coleta de sugestões da sociedade civil sobre temas ligados ao planejamento urbano. Outra sugestão também aceita pela Prefeita foi a de promover a contratação de projetos para Fortaleza por meio de cadastro técnico de arquitetos, a ser composto por profissionais previamente aprovados e por um período determinado. “Tal sistemática, uma vez implantada, deverá representar importante conquista pra os arquitetos e permitirá, ao mesmo tempo, maior agilidade e critério para a contratação de serviços do tipo pela administração municipal”, disse o presidente do IAB-CE, Odilo Almeida.

Na oportunidade, a Prefeita reiterou a intenção da administração de realizar concursos públicos de ideias para obras no Município, como a reurbanização do Riacho Pajeú e os projetos para construção de estacionamentos nos sub-solos de praças no Centro de Fortaleza. A discussão do assunto já foi iniciada no mês passado entre o IAB-CE e a secretária Executiva do Centro, Luíza Perdigão. Além de Odilo (à direita), participaram da reunião o vice-presidente do IAB-CE, José Sales (à esquerda), e os Conselheiros Superiores Custódio Santos (à direita, de costas) e Marcus Lima (no centro).

FOTO: Rubens Venâncio/Prefeitura de Fortaleza

2 comentários:

TARDE disse...

Estou ficando louco ou li certo? Fortaleza não tem órgão de planejamento?? Mesmo em tempos de Estatuto da Cidade? E esse IAB Ceará... nada faz, como nada fez bem como nada fará.

José Sales disse...

Não tem mesmo. O mesmo foi extinto, definitivamente, em 1999, após várias reformas que o descaracterizaram. As ultimas atividades do mesmo se deram em 1975.

E isto não é só uma questão do IAB/CE, que sempre tem insistindo em relevar que isto é maléfico a uma cidade da dimensão e complexidade de Fortaleza.

Mantém-se a máxima do Ex- Prefeito Juracy Magalhães: "Faço planejando e planejo fazendo". Hoje, a Prefeitura de Fortaleza diz que planeja "setorialmente" e "continuamente". Não se entende o que isto significa.