domingo, 17 de agosto de 2008

Aves do Ceará


Professores da UECE fazem uma completa catalogação sobre as aves que vivem ou tem como rota o Estado do Ceará. Cantando ou em silêncio. Parados sobre árvores ou voando no horizonte. Livres na natureza ou até mesmo nas condenáveis gaiolas. De todas as formas, as aves encantam. E tão fácil quanto se perder diante do colorido desses animais alados, é ficar deslumbrado com uma publicação especialmente dedicada às “Aves do Ceará”. Esse é o título do livro de autoria dos professores István Major e Luís Gonzaga Sales Júnior, ambos da Universidade Estadual do Ceará.


Lançada há cerca de três semanas, a obra é anunciada como a primeira a traçar um inventário completo das espécies conhecidas de aves do Estado.Ao todo, são catalogadas 463 diferentes aves que tem o espaço cearense como morada ou apenas como rota migratória. Informações técnicas, como ordem, família, subfamília, nome científico e dieta das espécies estão presentes, logicamente acompanhados da denominação popular.


Do total, 219 são representados de uma forma especial: em belas ilustrações feitas por István Major. Para esses, há fichas técnicas com outros detalhes, além dos já citados. É possível saber o habitat das aves e como se dá a distribuição delas ao redor do planeta e em solo cearense. Textos explicativos apresentam as principais características das inúmeras famílias biológicas das aves, incluindo as diferenças entre elas.

Papagaiozinho verde, que tem o nome científico de Touit surda, que tem habitat nas matas secas e úmidas. Distribuição na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil. No Ceará é localizado nas matas úmidas, do Maciço de Baturité.



Nenhum comentário: