quinta-feira, 11 de março de 2010

Coleção sobre Padre Cícero


Documentos sobre o Padre Cícero e protagonistas da história deste município e do Cariri serão publicados na "Coleção Padre Cícero Romão Batista e os Factos do Juazeiro". O primeiro volume do material deverá sair em julho de 2010, já dentro das comemorações do centenário de Juazeiro do Norte. Em julho do ano passado, o Diário do Nordeste publicou matéria informando sobre o lançamento deste projeto, que terá seus inscritos divulgados para o público. O trabalho conta com a participação de pesquisadores, historiadores e memorialistas, que se reuniram durante esta semana para debater o assunto.`


Os projetos serão lançados em volumes, por conta, principalmente, de tempo e finanças, conforme o padre Francisco Roserlândio, diretor do Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes (DHDPG). Os documentos haviam sido trabalhados antes apenas pela Comissão de Reabilitação, para serem enviados depois à Santa Sé. Só agora talvez seja possível disponibilizá-los ao grande público. Estão incluídos no material os dois Inquéritos que compõem o processo de reabilitação, diversos outros arquivos incluindo correspondências sobre os fatos do "sangramento da hóstia" e seus desdobramentos; e, por fim, a documentação relacionada ao envolvimento político do Padre Cícero nas questões políticas até a emancipação de Juazeiro. O DHDPG possui um acervo maior e que ainda não foi higienizado e escaneado. Até 2011, espera-se ter avanços.


São cerca de 900 documentos inéditos ao público, em sua integralidade e do período entre 1889 e 1911, referentes a manuscritos do sacerdote e outros protagonistas que serão publicados. Trata-se do desdobramento do convênio firmado entre a Diocese de Crato, Fundação Padre Ibiapina, Sistema Fecomércio e Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romarias.


O segundo volume será publicado nas festividades em torno dos 100 anos de Juazeiro. Além do arquivo do Departamento, os documentos pertencem ao Centro de Psicologia da Religião, Mosteiro São Bento no Rio de Janeiro, Arquidiocese de Fortaleza e aos professores Renato Casimiro e Assunção Gonçalves.


O padre Roserlândio diz que, além do livro, o conteúdo inédito será disponibilizado em DVD e no próprio site da Diocese. Todos os documentos serão acompanhados de textos de escritores e acadêmicos com as devidas explicações para ajudar na compreensão. O projeto está avaliado em cerca de R$ 500 mil, envolvendo vários profissionais e etapas de elaboração.


O convênio foi firmado em 20 de julho de 2009 entre o bispo dom Fernando Panico, o prefeito Manoel Santana e o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt. Várias reuniões foram realizadas em Fortaleza e Juazeiro desde a criação de um Conselho Editorial para o projeto. Para o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, além da preservação, será a consolidação de um guia de fontes e criação de banco de dados para pesquisas, dentro do trabalho em execução. O Conselho Editorial tem se reunido continuamente e feito uma triagem de todo o material. O critério fundamental definido é os documentos serem inéditos dentro da temporalidade e temática em foco.


Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste. Reportagem e fotografia de Antonio Vicelmo.

Nenhum comentário: