terça-feira, 15 de junho de 2010

Coluna Egidio Serpa: Livre Mercado

Livre MercadoEm Alagoas, implanta-se no pontal do Cururipe, a 103 Km de Maceió, o estaleiro da EISA; na Bahia, constrói-se o da Ebasa, no município litorâneo de Maragogipe, 133 Km além da capital Salvador; em Pernambuco, já opera o estaleiro da EAS, ao mesmo tempo em que mais três serão instalados na mesma área do porto de Suape, 40 Km ao Sul de Recife. É o Nordeste criando sua indústria naval de grande porte, abrindo milhares de empregos. Ao longo dos últimos seis meses, o Ceará tentou incluir-se nessa lista, mas tudo indica que perdeu a chance de ter também um estaleiro.

O Promar Ceará vai mudar de nome e de lugar. Na visão da empresa PJMR, dona do empreendimento, o local ideal para o estaleiro é a área da praia do Titanzinho-Serviluz, na ponta do Mucuripe, vetado desde o início pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, por ordem de quem a PMF fez estudos técnicos que indicaram a praia do Pecém como a melhor para receber aquela indústria naval. E a mais barata, só R$ 134,4 milhões, incluídas as despesas com enrocamento, dragagem e compra do terreno. No Titanzinho, seriam necessários R$ 389,2 milhões. Assim como a Transnordestina Logística, que constrói lentamente a Ferrovia Transnordestina, a PJMR quer, primeiro, assegurar a ajuda do Governo.

Comentário da postagem: A equipe técnica designada pela Prefeita de Fortaleza, carente de uma maior expertise na realização de estudos técnicos desta ordem - passou ao largo dos aspectos da acessibilidade e logística e, dos impactos ambientais - nem sequer inclui aventou a possibilidade de verificação de área na Foz do Rio Ceará, da gleba onde anteriormente estava instalada a Salinas Martins, de mais de 200 hectares continentais, que é hoje utilizada até por pequenos estaleiros de reparos navais. Uma opção totalmente inserida no contexto urbano de Fortaleza e plenamente viável, pois dotada de infraestrutura, acessibilidade e logística, próxima a situações de vocação industrial da Av. Francisco Sá e farta mão de obra demandante de emprego e renda. E bem mais barata dentre todas.

Nenhum comentário: