quarta-feira, 16 de junho de 2010

Turismo rural é sustentável


O potencial turístico do Ceará não pode estar limitado somente ao sol e ao mar. A ideia é promover e fortalecer uma proposta diferente de turismo, em que os visitantes possam conhecer a história de pequenas cidades a partir da preservação de prédios históricos e, claro, por meio das antigas propriedades rurais.

O alerta é feito pelo presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr), Francisco de Andrade Garcez, feito na XIV PecNordeste. Ele destacou o aumento de propriedades rurais no últimos 10 anos, com a criação da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural (Aceter), em 1999. "Contamos com 40 propriedades atualmente que trabalham com um potencial a ser explorado e o Ceará não só vende sol e mar. Tem uma riqueza no Interior que poucas pessoas conhecem", comentou.

"O Ceará só vende sol e praia, mas temos um potencial no Interior que precisa ser explorado", diz. Para ele, o fortalecimento do setor é de fundamental importância para estimular a educação entre os jovens, principalmente, por promover um conhecimento que as crianças nem sempre adquirem quando estão nos grandes centros urbanos.

Para isso, Garcez cita os exemplos das propriedades rurais em Guaiúba, Fazendinha Estação Rural; e em Beberibe, Sítio Lucas, que resgatam a história e mostram aos visitantes o potencial da produtividade agrícola. O vice-presidente da Abraturr, Sebastião Carlos Gonçalves, ressaltou a importância das propriedades rurais durante sua palestra "Agronegócio: como tornar sua propriedade produtiva e rentável".

De acordo com Gonçalves, existem alternativas para melhorar o empreendimento, mas vai sempre depender da vontade das famílias em trabalhar com o turismo rural. "Hoje, temos um novo mundo rural e as mudanças começaram desde a década de 1990 com a multifuncionalidade do espaço", explica. As mudanças ocorreram basicamente no que se refere à comunicação, acesso - novas estradas -, iluminação e, principalmente, a mudança quanto às produções. "As propriedades rurais não são mais restritas à produção de alimentos. Agora, a oferta é também por outros tipos de serviço", destaca.

Em sua palestra, Gonçalves destacou a valorização e resgate do patrimônio do agricultor. "O proprietário deve ter a criatividade para aproveitar os espaços e deixar o ambiente cada vez mais atrativo e aconchegante para o visitante. Deve ter um atendimento cordial, personalizado e, principalmente, familiar", revela.

Assim, Gonçalves acredita que será possível estimular o fortalecimento do turismo rural, além de promover uma cultura de preservação das propriedades agrícolas. Por mais que haja diferentes propriedades espalhadas pelo Brasil, o turismo rural desenvolvido no País é basicamente o mesmo: turistas optam pelo campo para descansar, ter contato com a natureza a aprender como convivem as pessoas do meio rural."Além disso, é preciso que as propriedades tenham um relacionamento ético com o meio ambiente. Nada de ter esgoto visível e que o turista não veja, jamais, embalagens de agrotóxicos", aconselha. Desta forma, Gonçalves acredita que as propriedades rurais estão emprenhadas em promover a preservação do meio ambiente, como também estimulam a visitação de turistas.

De acordo com a proprietária do Sítio Lucas, Vera Queiroz, o sítio localizado em Beberibe é o mesmo que reconta a história da cidade. Isto porque a propriedade possui quase 200 anos de tradição. "Como os produtos agrícolas perderam força diante dos industrializados, iniciei esse trabalho para revitalizar o local. A demanda aumenta gradativamente", diz. É um exemplo de que promover o turismo traz desenvolvimento.

Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste. Sítio Lucas, localizado no Município de Beberibe, Litoral Leste do Estado do Ceará, é um dos exemplos de propriedades rurais que promovem o turismo sustentável. Quem vai ao local, desfruta da natureza e conhece a história da cidade. Fotografia de Tiago Gaspar.

Nenhum comentário: