domingo, 6 de junho de 2010

Mamão com açúcar

Ainda sobre o estaleiro, mas do ponto de vista econômico. Trata-se de um negócio mamão com açúcar para os empreendedores privados. Eles já têm a encomenda de oito navios da Transpetro. Têm a seu dispor uma política fiscal que isenta o negócio de impostos. Têm o financiamento generoso do BNDES à disposição. Têm (em tese) de graça uma área nobre (Titanzinho), com boa estrutura, vizinho ao Porto do Mucuripe, para instalar o negócio. Têm o compromisso do Governo do Ceará de investir R$ 60 milhões em mais infraestrutura. Têm mão de obra farta à disposição. E em troca, o que ganhamos? Há alguma medida do retorno disso em impostos para os cofres públicos municipais? O que isso vai representar para a economia da cidade? Bom, até aqui se fala em 1.200 empregos diretos. Se colocarmos na ponta do lápis, talvez seja um emprego excessivamente caro e com retornos sociais e econômicos de baixa dimensão. Sabe-se que uma fábrica de confecções de porte médio pode empregar até mais gente e sem precisar do contribuinte como sócio. Há muitos exemplos à disposição.

Fonte: Coluna Politica/ Jornalista Fábio Campos/ O POVO

Um comentário:

Alef Lima disse...

Muito bom esse artigo, é verdade 1 200 empregos diretos , mais qual a qualidade desses empreogs já que as pessoas não tem certa qulificação profissional nessa área . fora a tecnologia que virá dem fora e os profissionais responsáveis por trazer-lá.

Muito bacana o teu blog , queria seu e-mail. vou deixar o meu lima.alef@ymail.com par a conversamos melhor sobre o assunto algumas dúvidas e futuros apoio pos participo de diversos movimentos sociais e uma pessoa que conheça sobre a temática do meio ambiente e da politica é extremamente interessante para palestras e algo desse tipo rodas de conversar e debates.

Valeu Brigada Alef Lima .