quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A "gestão" das obras do TRANSFOR


Matéria do O POVO desta quinta-feira aborda assunto que este Blog divulgou: o absurdo de uma obra, na avenida Bezerra de Menezes, sofrer novas intervenções por completa falta de entrosamento entre órgãos públicos.


Os comerciantes da avenida Bezerra de Menezes estão sem entender. Quando a obra do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) parecia finalizada, o canteiro central e a ciclovia voltaram a se transformar em um canteiro de obras. Agora está sendo instalada a iluminação da via.

Para colocação dos postes e da fiação elétrica – que será subterrânea -, as lajes recém colocadas precisam ser retiradas, a terra é novamente aberta e amontoam-se areia e pedras no meio da ciclovia. Na manhã de ontem, homens trabalhavam nas proximidades da escola Presidente Roosevelt. Com os postes já colocados, eles retiravam as pedras e cavavam um comprido buraco ao longo do canteiro que seria usado para depósito da fiação.

Justificativa

A assessoria de imprensa do Transfor esclarece que o Programa não realiza instalação de iluminação. A responsabilidade é da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Segundo o presidente da Autarquia, Fernando Bezerra, a instalação foi iniciada após a restauração da avenida ter começado para não atrasar a obra do Transfor. “Quando resolvemos melhorar a iluminação da Bezerra de Menezes, já estava começado o trabalho (do Transfor). Se o piso fosse fixo, de concreto, eu não ia mexer. Como existia a possibilidade, fizemos um projeto melhorando a situação. Não vejo inconveniente nenhum porque a obra não está finalizada. Não é um trabalho sem sintonia’”, frisa.

Fonte: Ceará/ Cidades/ Blog do Eliomar de Lima
Comentário da postagem: O Arquiteto/ Urbanista Fernando Bezerra, que tem um vasto curriculo em planejamento urbano e gestão, não podia falar uma barbaridade desta, pois ele sabe muito bem que a concepção do TRANSFOR(Anterior BIDFOR) começou há 15 anos, nos idos de 1995 e que tem dentre os seus requisitos obrigatorios a diretriz de compatibilização entre projetos e obras.
Outro comentário: No caso da Avenida Luciano Carneiro, o que é mesmo que está acontecendo? Refizeram todo o pavimento asfaltico da avenida me toda sua extensão, com colocação meio-fios e tudo mais e agora a mesma está sendo integralmente destruída, porque parece que esqueceram de colocar a drenagem urbana sob a mesma. Quer dizer refizeram a via, mas não colocaram a infraestrutura básica mesma? É isto também um trabalho de melhoria?
Outro comementário: E no caso da Rua Ildelfonso Albano, nas imediações da Rua Soriano Albuquerque, no bairro do Joaquim Távora, onde o mesmo TRANSFOR refez integralmente toda pavimentação da mesma, só que “esqueceu de fazer a desapropriação de um trecho” onde a mesma rua está ocupada irregularmente. E todo o trabalho precisará ser refeito. isto também pode sere entendido como uma melhoria ou como um projeto incompleto e uma gestão ausente?

Um comentário:

Fefa disse...

o meu questionamento é sempre o mesmo em se tratanto deste programa/projeto: essa maquiagem toda (com pouca durabilidade com certeza) é o que a prefeitura considera projetos para a melhoria do "TRÂNSITO"? onde estão as operações que de fato podem melhorar a situação caótica de nossas vias!? Maquiagem e falta de planejamento, falta de consideração acima de tudo! É isso que compõem a "Fortaleza Bela".