terça-feira, 10 de agosto de 2010

Turismo: Bica do Ipu ganhará parque ecológico

Ipu vai ganhar um parque ecológico, nos arredores da bica mais famosa do município. A obra está orçada em quase R$ 27 milhões e será financiada com recursos do Estado e do Prodetur, do Ministério do Turismo. Durante as obras, a bica do Ipu fica interditada.

A famosa cascata da bica do Ipu, com seus 120 metros de altura, está interditada. A área está em obras para a construção do Parque Ecológico da Bica do Ipu, um projeto do município para aperfeiçoar a região, que tem a bica como um de seus pontos turísticos. No projeto, está prevista a construção de estacionamento, bondinho, mirante, biblioteca, lago para pedalinho, trilhas, chalés, anfiteatro, restaurante e teleférico.

De acordo com a Prefeitura do Ipu, o projeto foi licitado com o valor de quase R$ 27 milhões. A previsão é de que as obras durem 18 meses e, durante todo esse tempo, a bica deve ficar interditada. Segundo o prefeito de Ipu, Sávio Pontes, não há atualmente uma infraestrutura suficiente para atender ao turismo que se desenvolve na região. Por isso, foi pensado um projeto que agrupe vários equipamentos.

Sávio Pontes destaca que haverá espaço para atividades radicais, como arvorismo, rapel e tirolesa. O lago terá espaço para quem gosta de andar com pedalinho e caiaque. “Será uma atração turística regionalmente falando, porque vai beneficiar toda uma região, e não apenas Ipu. É uma grande opção turística para o estado do Ceará”, analisa o prefeito.

O desenvolvimento do turismo regional, de acordo com o prefeito, deve impulsionar a visitação a outros municípios próximos, como Ipu, Ubajara, Viçosa do Ceará e Carnaubal, por exemplo. A obra será financiada com recursos do Governo do Estado e do Prodetur, o Programa de Desenvolvimento do Turismo. O Prodetur é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: Ceará/ O POVO Online

Nenhum comentário: