quarta-feira, 25 de maio de 2011

A reurbanização e reordenamento da Beira Mar em debate

A reurbanização e o reordenamento da Beira Mar são o tema da quarta edição do Arquitetura e Urbanismo em Debate. Os arquitetos Ricardo Muratori e Fausto Nilo farão a exposição do assunto

O IAB-CE realiza hoje no dia 25 de maio (quarta-feira), às 19 horas, mais um Arquitetura e Urbanismo em Debate. Neste mês, o tema da discussão é a reurbanização da avenida Beira Mar.

Os arquitetos Ricardo Muratori e Fausto Nilo farão a exposição do tema. Ambos compõem a equipe vencedora do Concurso Nacional de Ideiais para o Reordenamento da avenida Beira Mar, organizado em 2009 pelo IAB-CE em conjunto com a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor).

Ricardo Muratori adianta um pouco do conteúdo da palestra. Segundo ele, será feita uma conceituação geral do ponto de vista urbanístico e da relação da avenida com a cidade e serão apresentadas imagens das propostas que constam no projeto. O arquiteto destaca, dentre os itens do mobiliário urbano que sofrerão modificações, a feirinha e o mercado dos peixes.

Perguntado se há um pressuposto do qual tenham partido as ideias para a concepção do projeto vencedor do concurso, Ricardo Muratori revela que levou em consideração a assessibilidade – não só do ponto de vista motor, ressalta, mas de uma visão geral de que todas as pessoas têm o direito ao acesso e ao usufruto daquele espaço, sem que haja uma forma compartilhada e excludente de usos.

Neste amplo grupo, encaixam-se moradores do entorno, trabalhadores dos diversos equipamentos da área, fortalezenses que vivem em outros bairros, turistas. “A idéia é integrar as pessoas numa Beira Mar única, que todos se integrem num mesmo desenho, numa Beira Mar da cidade.”

Os eventos Arquitetura e Urbanismo em Debate acontece sempre na última quarta-feira de cada mês no auditório do Crea-CE (rua Castro e Silva, 81, segundo andar, Centro - estacionamento gratuito a uma quadra do edifício do conselho).

Nenhum comentário: