segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diversidade Cultural

Em meados de outubro, sete projetos entre 230 inscritos conquistaram o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em sua 24ª. edição.


O grupo musical A Barca venceu com o projeto Turista Aprendiz na categoria Promoção e Comunicação. Realizou uma viagem de três meses por mais de 10 mil quilômetros. Na bagagem, levou shows e oficinas e fez o registro cultural de 40 comunidades e artistas de tradição popular dos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.


O projeto resultou em um acervo que, após edição, contemplou os participantes com CDs, DVDs e fotos com a íntegra dos respectivos registros.


VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES


A Associação Espaço Cultural Vila Esperança, da cidade de Goiás, sagrou-se vencedora na categoria Educação Patrimonial. Há mais de 20 anos, desenvolve trabalho educativo, cultural e artístico que valoriza as origens indígenas e africanas do povo brasileiro. Leva para as ruas o Afoxé AyóDelê e propõe uma vivência cultural através da música, da dança e da comida.


A arquitetura em madeira, típica do Paraná e sob risco de extinção, deu o prêmio na categoria Pesquisa e Inventário de Acervos para o Inventário da Arquitetura Residencial em Madeira. O levantamento das residências erguidas entre o final do século XIX e a década de 1970 resultou em uma caixa com as publicações: Casa de Araucária, de Key Imaguire e Marialba Rocha Gaspar Imaguire; A casa de madeira, um saber popular, de Fábio Domingos Batista; e A tectônica e a poética das casas de tábuas, de Andréa Berriel. Mil exemplares da caixa foram publicados, além de exposições em bibliotecas e faculdades de arquitetura.


O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos nasceu do projeto de revitalização do município de São João Marcos, no Vale do Paraíba (RJ), uma das primeiras cidades tombadas no Brasil pelo Sphan (atual Iphan) em 1939. A cidade foi demolida em 1940, para a construção da Usina das Lages, mas não chegou a ser inundada.


Inaugurado em agosto de 2010, o parque oferece um programa educativo sobre meio ambiente, patrimônio e a própria história da comunidade. Deu o prêmio na categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico para o Instituto Cultural Cidade Viva, do Rio de Janeiro.


MODELOS DE PRESERVAÇÃO


A Prefeitura de Ouro Preto (MG) conquistou o prêmio na categoria Preservação de Bens Imóveis, através de um novo modelo de gestão, a cargo da Secretaria Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano. A população se envolve em definições da cidadania, da cultura e dos acervos históricos. A prática está compatibilizando a preservação dos monumentos com as demandas da sociedade atual.


A categoria Preservação de Bens Móveis premiou o projeto Luzitânia – Canoa de Tolda, de Brejo Grande (SE). Em 1997, o projeto deu início à restauração da canoa Luzitânia, última remanescente da Canoa de Tolda, símbolo da arte naval do Nordeste brasileiro e patrimônio cultural do Baixo Rio São Francisco, atualmente de volta às águas do rio.


O Movimento Aprendizes da Sabedoria realizou entre outubro de 2008 e novembro de 2010 o Mapeamento Social das Benzedeiras dos municípios de São João do Triunfo e Rebouças, no centro-sul do Paraná. Identificou os detentores de ofícios tradicionais de cura e cultura, os conflitos e ameaças enfrentados por eles e as questões do desmatamento e da contaminação por agrotóxicos das plantas medicinais nativas.


O mapeamento provocou a aprovação de uma lei municipal que reconhece os ofícios e permite livre acesso a plantas medicinais. O município de Rebouças criou uma Comissão de Saúde Popular e o projeto foi premiado na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.


O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado em 1987 e homenageia o primeiro dirigente do Iphan, que esteve à frente da instituição entre 1937 e 1968. Presta reconhecimento significativo à nossa diversidade cultural.

Lucila Cano
lcano@terra.com.br

Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário: