quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os desafios da ADECE e do Pecém

Há problemas a superar para que se acelere a realização do sonho de implantação do chamado Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Um deles - mencionado pelo presidente da ADECE, Roberto Smith, na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede) - é a falta de definição do modelo de uso do solo na geografia do CIPP.

De acordo com o que disse Smith, "há grandes empresas interessadas em implantar-se no Pecém, mas só o farão quando isso estiver definido". Uma dessas empresas tem sede nos Estados Unidos e seu desejo - revelado pelo presidente da ADECE - envolve vários negócios, um dos quais tem a ver com a própria gestão do CIPP. "Eles têm interesse em administrar o complexo", foi o que revelou Roberto Smith aos seus pares do Cede.

Mas ele foi além. Confessou que há um claro desentrosamento entre os organismos do Governo, "e isso faz com que os investidores saiam batendo de porta em porta para tratar dos mesmos assuntos". Como se vê, há muito trabalho à espera da ADECE, cuja diretoria, infelizmente, ainda não está completa. Roberto Smith já propôs ao governador a criação de uma diretoria administrativa e financeira para tratar de sua gestão interna e para cuidar do seu patrimônio, que hoje ainda se encontra sob domínio da antiga e inativa CODECE. E a ADECE também não tem - e isto é incrível, mas real - um quadro de pessoal.

Fonte: Coluna do Edígio Serpa/ Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário: