domingo, 11 de maio de 2008

Av. da Universidade: Corredor Político e Cultural de Fortaleza


A República do Benfica. Assim era conhecido o Centro de Humanidades da UFC naquela épocaO espaço localizado no cruzamento das avenidas 13 de Maio com a da Universidade, se estendendo até à Faculdade de Direito, concentrava grande parte das atividades e cursos da instituição nos anos 60.

"Era o centro das atividades políticas", lembra Messias Pontes, ganhando destaque ainda maior no ano de 1968, considerado o auge do movimento estudantil no Brasil. O Clube dos Estudantes Universitários (CEU) fez história também no Ceará.Não apenas por suas concentrações políticas, mas por suas festas também.

Merece destaque também a Faculdade de Arquitetura. A Avenida da Universidade foi palco de passeatas históricas, sobretudo, durante o ano de 1968. As concentrações aconteciam na Praça José de Alencar, onde as lideranças falavam, seguindo para a Praça do Ferreira. Antes, uma parada também na Praça da Bandeira. No Centro, as pessoas jogavam papel picado, apoiando os estudantes que, nem sempre, eram compreendidos pela repressão política.

Os estudantes de Fortaleza foram dos primeiros do País a promoverem passeatas em protesto contra as prisões do Congresso Nacional dos Estudantes (UNE) realizado em Ibiúna, em São Paulo. Reportagem do DIARIO DO NORDESTE, do Caderno 3, deste Domingo, 11/05/ 2008. Fotografia do arquivo.

Nenhum comentário: