quinta-feira, 22 de maio de 2008

São iniciadas as atividades da Festa de Santo Antonio de Barbalha


Ontem foi cortado o pau que servirá de mastro para a bandeira de Santo Antônio, padroeiro deste município. É um Angico, com 23 metros de comprimento, pesando mais de duas toneladas que foi retirado do Sítio São Joaquim, na Área de Proteção Ambiental do Araripe.


No dia 1º de junho o mastro será carregado nos ombros de devotos de Santo Antônio e fincado em frente à Igreja Matriz, abrindo oficialmente a festa do padroeiro. O cortejo para o carregamento do pau da bandeira reúne cerca de 50 mil pessoas de todo o Cariri.


A festa terá prosseguimento, no parque da cidade e na Rua da Matriz, com quermesses, leilões e novenas, até o dia 13, dia de Santo Antônio, com uma grande procissão que celebra também todos os santos padroeiros da cidade e da zona rural. O ritual do corte do pau da bandeira foi iniciado às 6 horas, em frente à Matriz de Santo Antônio, onde padre Renato Simoneto benzeu os cortadores do pau.


O corte só foi iniciado depois das 8 horas com a chegada do analista ambiental da Floresta Nacional do Araripe, Pedro Augusto Monteiro, que autorizou o corte. Ao redor do Angico, sob o comando do “Capitão do Pau”, Rildo Teles, os cortadores rezaram um Pai Nosso e uma Ave Maria. O primeiro corte foi por Reginaldo Bezerra, um dos mais antigos participantes do ritual. Em seguida, o machado foi entregue ao Capitão do Pau. Daí para frente, os cortadores se revezaram até o fim.

Imagem do Pau da Bandeira sendo carregado pelos fiéis, na Festa de Santo Antonio da Barbalha, em Junho/ 2007. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de José Sales. De Barbalha, no Cariri, Sul do Estado do Ceará.

Nenhum comentário: