domingo, 5 de outubro de 2008

Os "desmatamentos" do INCRA eram previsíveis


Não causou muita surpresa que os assentamentos do Incra ajudem a puxar os novos índices de desmatamento ilegal na Amazônia. Esta semana, o Incra ficou contrariado porque encabeçava a lista de desmatamento divulgada pelo Ministério de Meio Ambiente. O Ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, está tentando se entender diplomaticamente com Guilherme Cassel, ministro do Desenvolvimento Agrário e Rolf Hackbart, presidente do Incra. Pode ser que eles cheguem a um acordo sobre a lista. Mas, além de questionar a lista, seria produtivo se o Incra revisse seus métodos de assentamento.


Há um ano, Época publicou uma reportagem que antecipava como os assentamentos teriam papel preponderante na alta de desmatamento. Nossos repórteres levantaram qual era a meta de assentamentos que o Incra tinha para a região. E investigaram como é a orientação técnica que o órgão dá aos assentados. Tradicionalmente, a produção é voltada para a pecuária, com estímulo a derrubada da floresta. Na maior parte dos casos, o investimento resulta em destruição - e não melhora as condições sociais dos assentados. Depois de tentar uma criação de gado com pouca viabilidade econômica, eles abandonam a terra e buscam novos assentamentos.

Fornos de carvão onde é feita queima de madeira, Reprodução unicamente para divulgação a partir de informações do Blog do Planeta, postadas pelo Jornalista Alexandre Mansur.

Nenhum comentário: