domingo, 26 de outubro de 2008

Uma proposta sustentável: Hotel Kiaroa


Na onda das construções ecológicas, além de selos, há agora premiações. Esse ano, pela primeira vez, a World Travel Awards, uma espécie de Oscar do turismo, fez uma categoria para premiar os hotéis com práticas sustentáveis e que colaboram com a preservação à natureza. O vencedor da nova categoria foi o brasileiro Kiaroa, um resort no sul da Bahia.

O hotel tem uma capacidade máxima de hóspedes baixa – apenas 58, o que facilita sua rede de tratamento de água própria e o tratamento de esgoto, que é feito por fossas sépticas. Além das características básicas de uma construção ecológica, como obtenção de energia solar e uso e madeira certificada, o hotel tem algumas diferenciações. Para aproveitar os materiais locais, algumas paredes foram forradas com folhas secas, caídas de árvores da região. Para não interferir na fauna e flora local, todos os cabos elétricos foram colocados debaixo do chão.

O hotel premiado faz parte de uma tendência no setor. Afinal, é natural que hóteis estejam em harmonia com o ambiente, onde está localizado. O turismo, principalmente no Brasil, depende muito da preservação da natureza e do uso racional dos recursos locais.
Matéria da jornalista Tais Ferreira, publicada no blog do Planeta http://blogdoplaneta.com/colunaepoca/. Reproduzida unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: