quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Os novos jardineiros de São Paulo


A cidade de São Paulo pode ficar mais verde graças a um programa para formar jardineiros. É o projeto Semeando Oportunidades, do Instituto Camargo Corrêa, com apoio da ONG Obra do Berço. O programa acaba de formar 17 jovens jardineiros.

Uma das alunas, Simone Luna, já saiu até empregada. Após passar por 492 horas em aulas de jardinagem e educação ambiental, Simone (na foto abaixo) já está no mercado de trabalho. Antes do término do curso ela foi convidada para trabalhar na Garden Sul, uma loja especializada no comércio de plantas. “Cheguei super desmotivada e sem nenhuma perspectiva, agora com a renda do meu trabalho vou ter condições de pagar um cursinho e prestar vestibular para a faculdade de agronomia”, diz Simone

Desde o dia 8 de setembro, já começaram as aulas da segunda turma formada por 30 jovens. Eles foram selecionados a partir de critérios como morar no entorno do viveiro, na Vila Andrade, situado no bairro Jardim Sul, na zona sul de São Paulo. Os candidatos precisam estar na faixa etária de 16 a 24 anos, demonstrar interesse na atividade e ter necessidade socioeconômica.
O Viveiro conta com estufas, canteiros, galpão, o recém inaugurado prédio-escola, que tem duas salas de aula, sala de informática, apoio (administrativo, vestiários, depósito e ferramentas) onde as aulas práticas de jardinagem são ministradas pela equipe do Instituto Itubanaiá.
Postado pelo Blog do Planeta http://blogdoplaneta.com/colunaepoca/. Matéria do jornalista Alexandre Mansur

Nenhum comentário: