terça-feira, 20 de julho de 2010

A localização equivocada da FIOCRUZ na RMF

Ontem na TV O POVO,na edição ao vivo, dos Grandes Debates O POVO, sobre a implantação da FIOCRUZ/ CE, uma unidade de excelencia em pesquisa de medicamentos, da Fundação Osvaldo Cruz, a ser instalada no Municipio do Eusébio, defendi que a mesma, diferentemente do que se pretende, deveria ser agregada ao Campi da UFC/ PICI e/ou da UECE/ Itaperi, onde estas atividades de pesquisa já se desenvolvem plenamente. Entendendo a importancia da própria FIOCRUZ/ CE e o significado destes espaços especiais, que são os campi universitários e contributos podem existir para requalificação e modernização dos mesmos.

Em seguimento, comentei que este indicativo de levar a FIOCRUZ/ CE para o Eusébio era firmava-se como inadequado. Entender a FIOCRUZ/CE somente como "um mero laboratório de pesquisa dentro de um distrito industrial" e não como um centro de excelencia de referencia internacional da Fundação Osvaldo Cruz, que deverá ser interconectado às atividades de pesquisa dos Cursos de Medicina,Farmácia e outros é um grande equívoco.

Deixar tudo isto tudo isto ao encargo enclusivo da ADECE/ Agencia de Desenvolvimento do Ceará, que não tomou esta decisão baseada em estudos de localização adequados, preceituados em requisitos de integração urbana, acessiblidade plena, facilidades e proximidade com equipamentos de atividades e função correlatas, como os campi universitários citados, de forma a dirimir trajetos do corpo técnico e pesquisadores que ali atuarão é mais um outro grande equivoco.

Afinal de contas, a previsão é de que em futuro próximo, com a unidade da FIOCRUZ/CE instalada, tenhamos por volta de mais 500 pesquisadores seniors, mestres de doutores em suas especialidades, coordenares de equipes onde se incluirão técnicos e outros profissionais especialistas em suporte à pesquisa cientifica, que atuarão em conexão com as atividade que já se desenvolvem na UFC e UECE, principalmente, junto aos cursos de Medicina, Farmacia e outros.

Assim mais uma vez o Estado do Ceará, incorre em erros de avaliação localizacional, pois não realiza os procedimentos adequados e faz as necessárias consultas aos especialistas em formulação de programas, localização de equipamentos referenciais, desenvolvimento urbano e logística.

Participaram do debate o Dr. Carlile Lavor/ Coordenador da FIOCRUZ/CE, o Prof. Armenio dos Santos/ Fisiologia UFC, o Prof. Jackson Sampaio/ Pró Reitor UECE e o Prof. José Sales do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFC.

Afinal de contas, a previsão é de que, em futuro próximo, com a unidade da FIOCRUZ/CE instalada, tenhamos algo próximo a 1.000 pesquisadores seniors, mestres e doutores em suas especialidades, que serão coordenadores de equipes onde se incluirão também técnicos e outros profissionais especialistas em suporte à pesquisa cientifica, que atuarão em conexão com as atividade que se desenvolvem na UFC e UECE, principalmente, junto aos cursos de Medicina, Farmacia e outros.

Mas o debate localizacional pode ser reaberto, segundo o Dr. Carlile Lavor/ Coordenador da FIOCRUZ/ CE, se a UFC e UECE se dispuserem a participar do mesmo, na ótica deste sub tema.

Nenhum comentário: