quinta-feira, 22 de julho de 2010

Prefeito do Crato sanciona lei que ajuda a preservar a Chapada do Araripe


O Prefeito do Crato, Samuel Araripe/ PSDB, acaba de adotar uma medida que, por conta do ano que é eleitoral, poderia custar certos desgastes para seus aliados. Ele acaba de sancionar lei determinando que nenhuma construção pode ir além de 20% de área do sopé da Serra do Araripe que corta o município.

“Adotamos a medida como forma de preservar nossa faixa de serra. Houve reação, mas técnicos explicaram que as enchentes registradas no Crato nos últimos anos são consequência do desmatamento absurdo feito no Araripe. Ou adotávamos a medida ou corríamos o risco de problemas piores”, justifica o prefeito. "Agora é realizar campanha de conscientização e fiscalização e incentivar o reflorestamento.”

Fonte: Coluna Vertical/ O POVO. Imagem do Parque Estadual do Sítio Fundão, proposta original do PDM CRATO/ Plano Diretor Municipal do Crato, localizado na Sede Urbana do Crato. Arquivo de Imagens Ibi Tupi.

Comentário da postagem: o que foi sancionado pelo Prefeito Samuel Araripe é o CAM CRATO/ Código Ambiental do Município do Crato que juntamente com o PDM CRATO/ Plano Diretor Municipal orientam o ordenamento e estruturação do território municipal, uso e ocupação do solo e proteção e preservação do meio ambiente e da paisagem, notadamente das áreas de proteção ambiental e seus entornos, junto à APA ARARIPE/ Área de Preservação Ambiental da Chapada do Araripe e FLONA/ Floresta Nacional do Araripe.

O Crato é o unico município do Estado do Ceará que tem este conjunto de instrumentos de política urbana. As realizações foram coordenadas pelo Professor/ Arquiteto José Sales e conta com a participação de diversos consultores associados a Ibi Tupi Projetos e Consultoria: Arquitetos Larissa Menescal, Claudio Saraiva, Bruno Sidrin, Carolina Gondim Rocha, Thais Callou de Holanda, Ana Fernandes; Professora/ Jurista Geovana Cartaxo; Socióloga Eliane de Souza Galhardi; Geógrafo/ Geólogo Amancio Calland Sales Costa, Técnicos Joviniano Mendes, John Watson; Professores André Herzog Cardoso e Francisco Cunha.

Nenhum comentário: