terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reprise: Prefeita admite ausência e promete reviravolta

A menos de dois anos do fim de sua segunda gestão, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), garantiu que vai acompanhar mais de perto as obras para que cumpram prazos e possam ser finalizadas, antes do término de seu mandato. Ontem, ela realizou a segunda reunião com o seu secretariado em menos de 15 dias e chegou a reconhecer que esteve distante, e prometeu “mudar isso”.


“Nesse tempo final é só para isso. Nós vamos cobrar dia-a-dia, a execução das obras que já estão em curso e dia-a-dia o comportamento dos secretários para que essas obras não atrasem”, declarou Luizianne, após a solenidade de posse dos delegados escolhidos pelas comunidades para o Orçamento Participativo, que ocorreu logo após a reunião com o primeiro escalão da Prefeitura.


Em público, porém, a prefeita negou que estivesse distante, mas reconheceu que teve de se ausentar para buscar recursos. “Eu não fiquei distante de forma alguma, mas eu priorizei ir atrás de recursos que a Prefeitura não tinha”, disse ela, alegando que nessas viagens conseguiu quase R$ 2 bilhões para “permear” os “grandes projetos desenvolvidos agora”.


O coordenador da Comissão de participação Popular e braço direito da prefeita atualmente, Elmano de Freitas, afirmou que antes - seis anos - foi a “fase de preparação” do segundo mandato e que agora é a “fase de execução”. Ele garantiu que 100% das demandas do Orçamento Participativo de 2010 devem ser realizadas até o fim deste ano.


Reformas de praças e obras de pavimentação estão entre as principais obras a serem executadas pela Prefeitura.


Além disso, Luizianne teria orientado seus secretários a não anunciarem novas obras. A prioridade, segundo o líder da prefeita na Câmara Municipal, vereador Ronivaldo Maia, que também participou do encontro, é terminar o que se começou. “Ela quer, de forma planejada, executar. Mas que a gente dê um passo que a perna alcance. Se não tem condições de finalizar, é melhor nem começar”.


Conforme Ronivaldo, Luizianne teria dito que este é o “momento também de falar”, de mostrar, segundo ele, as “missões cumpridas”. Já em pleno vapor, a cobrança aos secretários começou na reunião de duas semanas atrás. Ontem, cada titular de Secretaria Executiva Regional (SER) foi orientado a levar projetos específicos de reformas de suas praças, conforme as demandas do OP.


Elmano de Freitas, por sua vez, informou que haverá um cronograma Conselho Geral do Orçamento Participativo terá reuniões com cada secretário para que estes prestem contas da execução das obras.


Aos delegados do OP, Luizianne fez discurso emotivo, colocando para eles a responsabilidade e, chamando-os a colaborar com o Governo, pediu mais “maturidade”. “Orçamento Participativo não é movimento social à parte, É instrumento de gestão”.


Para entender a notícia, a segunda administração da Prefeita Luizianne Lins já passou da metade, com pendências por resolver, problemas administrativos e sob críticas. Nesse contexto, de desgaste, a prefeita lutará para fazer seu sucessor.


Fonte: O POVO Online


Comentário da postagem: Há quem acredite "piamente" nesta "reviravolta" na gestão da Prefeita Luzianne Lins. Há também acredite que a Prefeitura conseguiu , de fato, 2 bilhões de reais "para pemear grandes projetos", mesmo considerando que as grandes metas de realização estão sem prazo para finalização - Hospital da Mulher, Transfor, Vila do Mar/ Costa Oeste, Vila da Praia/ Serviluz/ Titanzinho, Drenurb, Praia de Iracema, PRODETUR Fortaleza, Requalificação do Centro, Cucas e outras mais. Mas para melhor registro, convém fixar bem a data desta afirmação da nossa Prefeita Luizianne Lins que foi 31 de Janeiro de 2000.

Nenhum comentário: