quarta-feira, 9 de julho de 2008

Chapada do Araripe: Simpósio discutirá novas descobertas


A comemoração dos 20 anos da inauguração do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, em Santana do Cariri, contará com o primeiro Simpósio Nacional sobre atualidades da pesquisa paleontológica na Chapada do Araripe. Estarão presentes ao evento as maiores autoridades nos estudos da paleontologia.


A idéia é debater as principais descobertas, a riqueza existente do material da Chapada do Araripe e, também, os novos rumos a tomar.O Simpósio sobre atualidades será realizado dos dias 27 a 29 de agosto de 2008. Alex Kellner, um dos maiores estudiosos de pterossauros do mundo, além de Diógenes Almeida Campos, do Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), estarão presentes. As descobertas mais recentes de pesquisas na área serão abordadas durante o evento.


Há 20 anos, a história da Paleontologia na Chapada do Araripe tomou um novo rumo. Era inaugurado o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Hoje, são milhares de peças pertencentes ao museu. Cinco mil delas estão em exposição. A outra parte será organizada após uma ampla reforma a ser iniciada nos próximos meses, envolvendo também uma modernização do museu.


O Museu de Paleontologia foi doado à Urca, mediante um Contrato de Comodato. Em seguida, em 1998, houve a doação definitiva do Museu pela Prefeitura, com a devida aprovação da Câmara Municipal. Até hoje mais de 190 mil visitantes estiveram no Museu, numa cidade que tem apenas cerca de 7 mil habitantes.Hoje, detém um precioso acervo de aproximadamente 10 mil peças fósseis, entre os quais todos os peixes já descritos da paleoictiofauna da Chapada do Araripe, restos de pterossauro, tartarugas, lagartos, insetos, troncos silicificados, folhas, flores e frutos, no âmbito da paleobotânica, além de anuros, crocodilianos e penas.


O objetivo do Simpósio Nacional, com a presença de pesquisadores notáveis que apresentarão trabalhos sobre o estado da arte da pesquisa sobre a Chapada do Araripe, será a socialização do conhecimento científico. Com isso, o evento visa, ainda, promover a divulgação do conhecimento e, também, a capacitação de pessoal para levar ao conhecimento da população a importância da bacia fossilífera da região do Araripe, no Cariri.
Imagem de concreção da Formação Santana, Membro Romualdo onde se concentram este tipo de registro com fósseis de pterossauros, tartarugas, peixes, crocodilos e dinossauros, do acervo do Museu de Paleontologia URCA, em Santana do Cariri. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Costa. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: