quarta-feira, 9 de julho de 2008

É este o desenvolvimento que nós queremos?



Imagem da China atual,onde se registram os maiores índices de poluição do planeta Terra, onde o desenvolvimento se dá a qualquer custo, inclusive da vida da população. O modelo que orientou a modelagem de ocupação do território e industrialização de Cubatão, no Estado de São Paulo, que não mais pode repertir-se aqui no Brasil.
A visão do desenvolvimento a qualquer custo, ignorando os limites naturais, levou aos piores desastres ambientais no Leste Europeu, com altos custos econômicos e sociais. Um deles foi a extinção do Mar de Aral. Agora, a China repete a mesma trajetória de engano por conta de um desenvolvimento cego. Hoje, arca com problemas ambientais provocados pelo descuido de sua política industrial e pela repressão violenta das vozes discordantes. Dramas como a poluição dos rios, a contaminação do solo, o envenenamento do ar, o esgotamento dos mananciais viraram alguns dos maiores entraves ao crescimento chinês.

Será esse o nosso caminho? Postado pelo Jornalista Alexandre Mansur. Reprodução de informação do Blog do Planeta unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: