quinta-feira, 24 de julho de 2008

O valor dos manguezais


As florestas de manguezais das costas tropicais de todo mundo valem mais do que se calculava anteriormente, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira. Pesquisadores trabalhando no Golfo da Califórnia no México chegaram a um total de 37,5 mil dólares por hectare/ano, gerados pela contribuição dos mangues para a pesca local. A pesquisa, publicado no jornal científico PNAS/ Proceedings of the National Academy of Sciences pode ter implicações importantes no Brasil, onde muitos ecossistemas costeiros estão ameaçados por planos de infra-estrutura para o turismo, fazendas de camarão e portos.


Os especialistas, do Instituto Scripps da Oceanografia na Universidade da Califórnia em San Diego, estudaram 13 regiões pesqueiras no Golfo, comparando o tamanho de pescas com os remanescentes de florestas de mangue. Eles concluíram que entre 2001 e 2005 pescadores locais pegaram em média 11.500 toneladas por ano de espécies de peixes e caranguejos que utilizam os manguezais como berçários. Esta pesca rendeu cerca de 19 milhões de dólares para a economia regional.

Mais importante ainda, o estudo concluiu que existe uma correlação positiva entre o tamanho da pesca e a quantidade de mangues restantes – as diferenças entre as regiões não tiveram relação com outros fatores como latitude ou o tamanho do estuário.
O valor de 37,5 mil dólares por hectare é muito maior do que estimativas anteriores dos “serviços” prestados pelos manguezais, mas de acordo com os autores do estudo, a estimativa seria menor do que o valor real, pois só levou em conta os benefícios pela pesca, e não oportunidades como ecoturismo e recreação. Também ignorou serviços como proteção do litoral contra erosão, e filtração de águas entre o continente e o mar.
Artigo de Tim Hirsch publicado blogo do Planeta. Imagem de mangue no Golfo da Califórnia do Scripps da Oceanografia na Universidade da Califórnia em San Diego. Reprodução unicamente para divulgação.

Nenhum comentário: