terça-feira, 22 de julho de 2008

O manguezal do Rio Pacoti


O Rio Pacoti é o maior dos cursos d’água que atravessam a região metropolitana de Fortaleza, estando sua nascente na vertente-oriental da Serra de Baturité, percorrendo cerca de 150 km até desembocar no mar. A APA do Rio Pacoti abrange os trechos deste rio compreendidos entre a sua foz e a ponte velha da CE 040, no Município de Aquiraz.

Nesta área, há ocorrência de manguezais, mata de tabuleiro, dunas móveis e fixas. Os manguezais estão situados na planície flúvio-marinha, representando a zona estuarina, ocorrendo desde a desembocadura até as proximidades da cidade de Aquiraz. A vegetação mais marcante ao longo das margens do estuário é a floresta de mangue, denominada de floresta Perenifólia Paludosa Marítima, que se alonga cerca de 15 km a partir da foz do rio, ocupando uma área estimada de 150 km.

De acordo com estudos realizados na zona estuarina do Rio Pacoti, estima-se que este possua mais de 300 hectares de manguezais, distribuídos ao longo dos cursos d’água até onde se faz sentir a influência das marés. A fauna, devido a grande variedade de ecossistemas é muito diversificada. Estes mangues também são bercários de inúmeras especíes de aves.

A APA do Rio Pacoti, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do Decreto Estadual Nº 25.778, de 15/02/ 2.000 e, abrange uma área de 2.914,93 hectares e localiza-se em áreas dos Municípios de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, a aproximadamente, 30 km do centro de Fortaleza. O principal acesso a esta unidade de conservação se dá pela Avenida Washington Soares e em seguida pela Rodovia CE 025 Km.

Informações do Portal da SEMACE. Reproduzidas para efeito de divulgação. Imagem do estuário do Rio Pacoti. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados. Publicada em Inventário Ambiental de Fortaleza.

Nenhum comentário: