sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Al Gore e o IPCC/ Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas são Prêmio Nobel da Paz 2007

O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na silga em inglês) da ONU, e seu presidente, o indiano Rajendra Pachauri, são os vencedores do Prêmio Nobel da Paz 2007, anunciou o Comitê Norueguês do Nobel. Segundo a organização do prêmio, Al Gore foi escolhido "por seus esforços para construir e disseminar um conhecimento maior sobre as mudanças climáticas causadas pela ação humana" e combate ao aquecimento global, com seu documentário “Uma Verdade Inconveniente”, lançado em 2006.

O filme ganhou o Oscar deste ano de melhor documentário e canção original. Nele, Al Gore alerta para os perigos das mudanças climáticas para a vida na Terra. Este ano, Gore organizou a série de shows “Live Earth”, que reuniu uma série de artistas ao redor do mundo para conscientizar as pessoas sobre o aquecimento global.

Os vencedores do prêmio Nobel da Paz no ano passado foram o bêngali Mohammed Yunus e o Banco Grameen, de Bangladesh, pelo incentivo na luta contra a pobreza. Em 2005, o prêmio foi para o presidente da Agência Internacional de Energia Atômica, Mohammed el-Baradei.

O restante dos vencedores da década inclui: em 2004 - Wangari Muta Maathai: primeira mulher africana a receber o Nobel da Paz, é a fundadora do Green Belt Movement/Movimento do Cinturão Verde. Em 2003 - Shirin Ebadi: venceu o prêmio Nobel por sua campanha pela democracia e pela defesa dos diretos humanos de mulheres e crianças no Irã.

Em 2002 - Jimmy Carter: o ex-presidente dos EUA e ativista dos direitos humanos recebeu o prêmio em conjunto com o Centro Carter, fundado por ele para a promoção da paz. Em 2001 - Koffi Annan: o ex-secretário-geral da ONU recebeu o prêmio, dividido entre ele e a ONU, por sua colaboração na organização de um sistema internacional mais eficiente e pela preocupação com os assuntos sociais mundiais. Em 2000 - Kim Dae-jung: o sul-coreano foi condecorado por sua luta pela reconciliação com a Coréia do Norte.

Em 1999 - Médicos sem Fronteiras: a organização recebeu o prêmio pela ajuda médica a vítimas de conflitos no mundo. Em 1998 - John Hume e David Trimble: venceram o prêmio por seus esforços em resolver os conflitos políticos na região da Irlanda do Norte. Em 1997 - Jody Williams: a coordenadora da Campanha Internacional para a Eliminação das Minas Terrestres (ICBL) recebeu o prêmio por sua luta no combate a esse tipo de arma.

Nenhum comentário: