segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Exposição Ecos do Planeta 2007, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo


A Exposição Ecos do Planeta, na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, vai ser o maior evento de Meio Ambiente no Brasil, neste ano, entre 03 e 07 de Outubro.Uma viagem interativa envolvendo cultura, informação e entretenimento sobre um dos principais tesouros naturais do Brasil: a Mata Atlântica.
Para sensibilizar a população para a questão ambiental, o evento promove debates, oficinas, exibição de filmes e até uma reprodução da Mata Atlântica, que é um dos biomas mais ricos em biodiverdidade do mundo. E é também um dos mais ameaçados: de sua vegetação original restam apenas 7%. Por isso, ela merece todos os cuidados e a atenção que faltaram ao longo de décadas de devastação.
Além disso, 500 m² da Mata Atlântica serão recriados no Pavilhão da Bienal. "Quando as pessoas desenvolvem relações emocionais e afetivas elas se envolvem e podem se engajar mais", diz Fábio Feldman, ex- Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e autor da Lei da Mata Atlântica (que define e regulamenta os critérios de uso e proteção do bioma e estabelece incentivos econômicos à produção sustentável).

A idéia é que, ao sentir a umidade, os sons, as luzes e os odores da mata, as pessoas sofram uma transição sensorial, diretamente para a real atmosfera da mata - e conheçam algumas espécies nativas de árvores frutíferas, palmeiras e bromélias.

Um aquário de três metros será o habitat para cerca de 80 peixes de sete espécies nativas da região da Mata Atlântica. Réplicas - em tamanho real - de cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil poderão ser vistas na Oficina do Projeto TAMAR, que também divulgará as suas ações por todo o Brasil.
Ecos do Planeta 2007 foi idealizado pela Pró Cultura Marketing e Eventos e pelo Instituto Brasil Com e tem o apoio de importantes ONGs como o Greenpeace e a S.O.S Mata Atlântica. Orçado em R$ 2,5 milhões, o evento tem entrada gratuita e pretende receber cerca 60 mil pessoas.
Mais informações em http://planetasustentavel.abril.com.br/

Imagem da nascente do Rio das Batateiras, no Município do Crato, no Sul do Estado do Ceará, em um contexto remanescente de Mata Atlântica, no sopé da Chapada do Araripe. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: