segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O Baobá centenário do Passeio Público


O Baobá do Passeio Público foi plantado pelo Senador Pompeu. O baobá, Adansonia digitata, é uma árvore de grande porte proveniente das estepes africanas e regiões semi-áridas.
São árvores de folha caduca que caem durante a estação seca. Alguns têm a fama de terem vários milhares de anos, mas como seu tronco não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado. Poucos botânicos dão crédito a essas reivindicações de idade extrema.
No Brasil existem poucas árvores de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas. Há exemplares em Natal e Nísia Floresta, no Rio Grande do Norete. No Estado do Rio de Janeiro existem existem dois baobás: um fica no Passeio Público, na cidade do Rio de Janeiro e o outro está plantado no pátio do Museu Histório de Quissamã, no Norte do Estado, na antiga Fazenda Quissamã.
Em Pernambuco, há o baobá da Praça da República, possível fonte de inspiração de Saint Exupéry, quando por ali passou, ao escrever "O Pequeno Príncipe", além do baobá do Sítio do Pai Adão com mais de cem anos com um tronco de mais de 10 metros de circunferência. Existem outros: na Faculdade de Direito do Recife, mais um na Cidade Universitária e um na Vila de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, possivelmente com mais de 350 anos e 15 metros de circunferência.
Fotografia de David Moraes, a partir do acervo de conteúdo livre da Fundação Wikimedia, utilizada para divulgação.

5 comentários:

Agrônomo disse...

Sou agrônomo e apaixonado pelo Baobá.Cultivo o Baobá em casa e pretendo introduzir essa árvore maravilhosa em alguns locais de Fortaleza.Quem se interessar pelo Baobá e queiser trocar informações, mande um e-mail pra mim:arturjunior.lima@bol.com.br

Ary Junior disse...

Talvés existam mais duas árvores como esse Baobá do Passeio Público em Fortaleza, quando falo em mais duas não me refiro as do SESI na Francisco Sá, nem a da UFC; Me refiro a outras duas, de menor porte que as destacadas neste texto. Como posso ter certeza de serem Baobás??? ary_junior@hotmail.com

Frossas disse...

O baobá foi plantado por Tomás Pompeu de Sousa Brasil (30/06/1852 - 06/04/1929) filho homônimo do Senador Pompeu (06/06/1818 - 02/09/1877). Sobre Tomás, filho do Senador Pompeu, escreveu o historiador Raimundo Girao: " Talvez nenhum cearense haja acumulado ilustração igual à sua, abrangendo os aspectos mais diversificados. Um erudito, no rigor do termo. Incansável no trabalho intelectual, legou-nos obras de m grande número e de valor excepcional. Bacharel em Direito pela Academia do Recife, em 1872. Contribuiu, com Antônio Augusto de Vasconcelos, decisivamente, para a criação da Faculdade de Direito do Ceará, em 1903, da qual foi professor e diretor. Lente da antiga Escola Militar do Ceará e do Liceu do Ceará. Dirigiu a Instrução Pública da Província. Membro do Instituto do Ceará e da Academia Cearense,muda qual,foi presidente. Representou o Ceará por duas vezes (1878 e 1886), na Câmara Geral dos Deputados. Um nome de que se orgulha a cultura cearense."
PS. Sou trineto do Senador Pompeu e bisneto de Tomás Pompeu.

Jade Mar disse...

Obrigado por partilhar conosco. Você sabe dizer de onde ele trouxe esse baobá???

Cuscuz lover disse...

Falam que Bárbara de Alencar foi fuzilada nele. É verdade ?
Mas pela data da plantação a estória não bate