Especialista em urbanismo, desenvolvimento estratégico e planejamento territorial, o arquiteto José Sales Costa Filho ainda enxerga uma chance de o litoral cearense receber o estaleiro Promar Ceará. De acordo com sua opinião, "o alazão do estaleiro está passando selado na porta do prefeito do município de Caucaia, onde se localizam as glebas conexas às instalações portuárias". Assim, e diante da urgência da questão, "caberia ao prefeito, se isto ele considerar conveniente, iniciar uma negociação com o próprio empresário Paulo Halddad, diretor presidente do Estaleiro Promar, e ao mesmo tempo com o governador do Estado, Cid Gomes, e, se for o caso, com a própria Transpetro", salienta José Sales.
Ele lembra que uma parte do Complexo Industrial Portuário do Pecém está na geografia de Caucaia. "A outra parte, localizada no município vizinho de São Gonçalo do Amarante, é um setor com vocação industrial que muito bem poderia abrigar um polo da indústria naval, agregando outro, metal mecânico, conexo, de alta densidade, conforme está definido no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Caucaia, em vigor, de minha própria autoria". O problema de localizar o estaleiro no Pecém é de custo financeiro: o Estado - que, por contrato, tem de oferecer a infra estrutura, teria de investir R$ 100 milhões para prolongar o molhe de proteção e fazer aterro bem no meio do mar.
Coluna Egidio Serpa/ Diario do Nordeste/ 25/05/2010
Comentário da postagem: Em tempo. Nenhum concepção de estaleiro indica que o mesmo seja posicionado dentro do oceano e sim que tenha acesso ao mesmo. No caso Pecém há espaço reservado para instalações junto ao Patio de Estocagem do próprio porto. O que deveria ser era uma nova ponte de aproximadamente 900 metros de acesso ao mar, onde existe a profundidade requerida acima de 10mts de calado, conforme estudos de batimetria, conhecidos nos meios técnicos há mais de 15 anos. Esta nova ponte funcionaria como um porto exclusivo para o estaleiro de lançamento das embarcações ao mar, O resto já está lá: porto/ áreas continentais reservadas/ rodovia e ferrovia.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário