sábado, 22 de maio de 2010

IAB inicia estudo técnico para analisar viabilidade no Pecém


Enquanto não é definido o local para a possível instalação do Promar Ceará, o IAB inicia estudo para saber, com dados técnicos, a viabilidade do estaleiro no Porto do Pecém.

Até agora, nenhum órgão apresentou um parecer técnico oficial que ateste a inviabilidade do Porto do Pecém para receber o estaleiro Promar Ceará, apesar desta área ter sido descartada desde o início da discussão. Por isso, o Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE) inicia hoje um estudo técnico a fim de aferir a possível instalação do empreendimento naval de médio porte no Pecém.

Conforme o presidente do IAB-CE, Odilo Almeida, a visita de hoje, liderada pelo ex-presidente e conselheiro da entidade, Custódio Santos Netos, será de reconhecimento da área. Serão necessárias análises complementares para emitir um relatório definitivo. Representante das secretarias municipais de Planejamento e Infraestrutura vão acompanhar a visita. "Serão analisados elementos gerais, como sistema viário, plano diretor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), além de elementos já construídos``, informou Almeida. Com a série de coleta de informações, o IAB deve estimar um comparativo de gastos entre o Pecém e o Pirambu, outra área ventilada para receber o estaleiro. Não há prazo final para apresentação de um documento definitivo, afirmou.

Fonte: Negócios/ O POVO

Comentário da postagem: Este poderá ser um grande equívoco de atuação do IAB/CE.
Não cabe ao InstiTuto a realização de Estudos Técnicos de Viabilidade Localizacional ou qualquer outra ordem. Este tipo de atividade é atributo dos profissionais arquitetos/ urbanistas em suas lides e realizações.Este é o entendimento geral e a doutrina legal. Se assim aturamos estaremos com isto vilipendiando o espaço de atuação profissional de nós próprios. Não somos uma instituição de projetos, pesquisas e consultoria e sim um organismo de representação e defesa da profissão.

Nenhum comentário: