terça-feira, 4 de maio de 2010

Porto das Dunas tem infraestrutura precária


Nem sempre o desenvolvimento das cidades - melhoria de infraestrutura com serviços básicos aos moradores - acompanha o mesmo ritmo de urbanização. Uma mostra desta discrepância é o que acontece com o Porto das Dunas, um dos bairros mais valorizados de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Dotado de uma rede hoteleira, inúmeras mansões de veraneio e, principalmente, um dos maiores parque aquáticos da América Latina, o Beach Park, o bairro ainda carece de infraestrutura que o inclua como "desenvolvido".


Por isso, os mesmos problemas ainda se arrastam há mais de 15 anos, como a falta de pavimentação e de saneamento básico, principalmente rede de esgoto, o que comprometem os lençóis freáticos. Moradores e comerciantes alegam que todos os prefeitos municipais de Aquiraz não proporcionaram melhorias durante as suas gestões e cada vez mais as taxas referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU) tornam-se elevadas e não são revertidas em serviços.


Considerado caro, o IPTU seria um meio para melhorar o bairro, mas as estradas ainda continuam na piçarra, sem nenhuma melhoria. "Só existe asfalto na parte de cima das dunas e no acesso ao Beach Park e ao Aqua Ville. O resto do acesso às casas é carroçável e sempre foi assim, desde que passei a morar aqui", destaca o cabeleireiro Aldécio Sousa Ferreira, residente no Porto das Dunas há 10 anos.Conforme seu relato, os moradores estão cansados de reclamar pelos benefícios, embora a insatisfação seja geral.


Fonte: Diário do Nordeste. Imagem da sisutação viária do bairro onde a falta de pavimentação também é preocupante. Só há asfalto na estrada de acesso ao Beach Park e Aqua Ville. Nas demais ruas, terra e matagal.

Nenhum comentário: