sábado, 2 de fevereiro de 2008

A mensagem da Prefeita Luiziane Lins na abertura dos trabalhos promete enviar à discussão o Anteprojeto Plano Diretor

A mensagem da Prefeita Luiziane Lins na abertura dos trabalhos promete enviar à discussão o Anteprojeto do Plano Diretor, que está em formatação há três anos pela equipe da SEPLA/ Secretaria do Planejamento do Município de Fortaleza. Queríamos relembrar que há um ano, mensagem de abertura dos trabalhos de 2007, também já inclua esta promessa que até agora não se realizou tal o nível de atecnias ou erros contidos no trabalho.

Infelizmente, o Anteprojeto do CAM/ Código do Meio Ambiente de Fortaleza, realizado no ambito do PROJETO LEGFOR, há quase quatro anos, com participação dos professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC e de outras unidades, sob coordenação do Prof. José Sales, não consta da proposição do Anteprojeto a ser enviado. Continuaremos orfãos neste tema.

Um comentário:

Prof. Tavares disse...

Caro José Sales,

meus parabéns pelo blog. É muito bom saber que existe alguém em Fortaleza realmente preocupado com as questões ambientais. Me preocupa muito o Plano Diretor de Arborização de Fortaleza. A convite da SEMAM, proferi uma palestra intitulada "Diagnóstico preliminar da arborização de Fortaleza: impactos ambientais e a proposta de um novo manejo". Verifiquei que existem dois problemas básicos em nosso município. O primeiro é a falta de arborização, que pode ser verificada com fotos de satélite. A arborização existente é tão irrisória que não produz benefícios ambientais significativos. O segundo problema é a má gestão do que resta das árvores. O pior de tudo são as podas que estão sendo realizadas sem nenhum critério técnico, que estão contribuindo para uma total degradação das árvores. Nunca mais fui convidado para as reuniões e não tenho idéia de como está o Plano Diretor de Arborização. Acho que o maior problema ambiental de Fortaleza é a maneira que o verde é manejado. De nada adianta plantar mais árvores sem que elas tenham condições mínimas de sobrevivência.
Um grande abraço
Antonio Alves Tavares
http://arvorestavares.blogspot.com/