domingo, 3 de fevereiro de 2008

Relembrando as diretrizes de discussão deste blogspot


Fortaleza, com seus quase 3 milhões de habitantes, é no presente, a quarta maior concentração urbana brasileira. Hoje, somos parte do seleto grupo das maiores cidades brasileiras, juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

Entretanto, um dos aspectos que mais nos destaca, além das dimensões urbana, ambiental, econômica, social e populacional, se refere a ausência de um Sistema de Planejamento e Gestão, que configura a nossa própria imperícia quanto a ordenar e estruturar o territoral municipal e assim planejar nosso futuro.

Lamentavelmente, somos a única grande cidade em todo o Brasil, no presente, que não possui um contexto de planejamento urbano e gestão, embora há 30 anos atrás, com a consolidação do IPLAM/ Instituto de Planejamento Municipal e instituição do Fórum Adolo Herbster para debates dos problemas urbanos, fóssemos considerados pioneiros e uma das principais referências nacionais.Este blog surge para debater a questão do meio ambiente e dos espaços públicos em Fortaleza, como mote para discussão do futuro da cidade.

Com a palavra o Sr. José Meneleu Neto, Secretário Municipal de Planejamento de Fortaleza, para explicações do que porque desta situação tão exdrúxula. E porque há mais de três se promete a apresentação de um novo anteprojeto do Plano Diretor Municipal e o mesmo não se demonstre a contento quais os novos conteúdos propostos.
Alameda no Parque do Rio Cocó. Fotografia registrada há quatro anos, quando da feitura do Inventário Ambiental de Recursos Hídricos e Orla Marítima de Fortaleza, pelo Fotógrafo Daniel Roman. Arquivo de Imagens Ibi Tupi.

Um comentário:

David disse...

Fortaleza e sua população flutuante. É assim que vejo a cidade. Uma população que vegetativamente não teria como crescer tanto em 4 décadas. Os habitantes são "de moda", como "de moda" são os governos. Criar lei é muito dificil porque ela tem que conter em si algo fixo o suficiente para criar uma "cultura" permanente de reflexão e estudo de si para abranger as possíveis transformações do futuro. Numa rápida olhada no site da CMF é possivel ver que nossos legisladores são péssimos! As leis são esdruxulas e vagas. Fortaleza deve ter mais de 10 áreas verdes no papel que possivelmente nunca sairão disso! O maior exemplo de descaso é o Cocó que nunca foi regularizado. O povo faz vista grossa e espera. A população so sabe esperar! Ninguem lê ou busca saber do que é capaz de fazer pra fazer algo.

Todo mundo é culpado, até eu que só faço escrever, mesmo sabendo que podia fazer mais, me esforçar mais. Mas ainda to pensando noutra estratégia. Acho que algo novo pode inovar para mudar e fazer surgir algo de fato, um parque que quero.

Fica sugestão de abrir o comentários para não blogueiros.