terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Parque do Cocó é tema de disciplina no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC


No Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, neste segundo semestre de corrente 2008, o tema da disciplina Projeto Urbanístico, é o MEIO AMBIENTE no contexto urbano de Fortaleza. O objetivo será o estudo de uma situação relevante em nossa cidade que é o contexto do PARQUE DO COCÓ ¹, em diversos bairros onde ele se insere em nossa cidade, com vistas à definição de um PROGRAMA DE INTERVENÇÕES URBANAS e elaboração de PROJETO URBANÍSTICO.

O escopo das realizações inclui: Conhecimento e Caracterização da Situação ¹, Organização de Programa de Necessidades e Intervenções Urbanas ² , Verificação dos Parâmetros Legais e Restrições ³ e Concepção de Proposta Urbanística 4. Tendo em conta a análise da dimensão local e em suas relações com outras áreas da vizinhança, assim como suas demandas próprias e potencialidades.
Imagem símbolo do Inventário Ambiental de Fortaleza. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

3 comentários:

David disse...

Penso que na área do entorno deveria haver uma arruamento para delimitar claramente a área do parque e assim haver um patrulhamento tanto de fiscais e policias, que tem a competência, como também da população, que deve usufruir do verde. Uma reserva urbana tem que ter uma finalidade, afinal a ocupação da cidade gera uma demanda por áreas livres.

No entorno, perto da foz no lado da Praia do Futuro, eu torço para que a AABB receba minha proposta como bemvinda e possivel de práticar. Sugeri ao clube que faça sua nova sede ali construindo um campo de golfe que acredito ser uma estrutura que na vizinhança do parque ajudaria na preservação sem quase ter impacto ambiental dando uma utilidade nobre e bastante atrativa. Penso que nas áreas de várvea onde ainda não surgiu vegetação pudesser ser cosntruida áreas de esporte como guadras esportivas de várias modalidade como a peteca e campos grandes para práticas diferenciadas como o bumerangue, por exemplo.

A Unifor deveria ter um papel importante já que é uma das vizinhaças mais nobres do Parque e poderia ter uma parceria para manutenção de equipamentos naquela área.

O Parque do Cocó tem muito potencial.

José Sales disse...

Bons comentários Davi. Vou anotar e repassar aos alunos da Disciplina Projeto Urbanístico II do Curso de Arquitetura da UFC.

David disse...

Obrigado José e desculpe-me os erros de ortografia é a ânsia de escrever que me deixa com preguiça de corrigir. Este é meu trauma com a modernidade.

O que você acha de copiar monumentos antigos com roupagens novas como forma de homenagerar e fazer alusão a valores universais?

Falo isso pensando que Fortaleza podia homenagear os gregos construindo aqui um estádio como o de Athenas que foi construido para as Olimpíadas de 1896. O Estádio Panathinaiko é este monumento. Foi feito todo em mármore que aqui eu sibistituiria por pedra cariri. O estádio podia ser substituido por uma concha acustica como o Hollywood Bowl que é um dos lugares de espetáculos mais famosos do mundo.

Estes lugares tem uma convivência muito próxima com a natureza ao seu redor e acho que grandes espaços público valorizariam o Parque do Cocó. A proposta não é de fazer estas estruturas dentro da área do parque, mas na vizinhança. Os grandes parque urbanos pelo mundo são reconhecidos pelas suas estruturas.