quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mundo se mobiliza em favor da qualidade do clima

A poluição atmosférica, tem atingidos níveis insuportáveis, em todo o mundo, tendo a alta concentração de veículos e a grande atividade industrial como principais responsáveis. Diante das mudanças climáticas globais intensificadas pela poluição emitida pelas atividades humanas, milhares de pessoas, em todo o mundo participaram, no domingo passado, do "Dia Internacional das Soluções Climáticas", deixando de sair de carro, recolhendo lixo e plantando árvores, por exemplo. Batizado "10/10/10", já que aconteceu no dia 10 de outubro de 2010, o evento, tendo à frente a ONG 350.org pretendeu ser o dia mais longo de ações cívicas em defesa do clima, mediante 7.347 manifestações anunciadas em 188 países.

"Trata-se do dia de ações em defesa do meio ambiente mais seguido no mundo", declarou o fundador da 350.org, Bill McKibben. O número "350" é uma alusão à concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera: 350 partes por milhão (ppm), quantidade que não se deve ultrapassar para evitar uma alta incontrolável da temperatura, de acordo com pesquisadores da área. O "Dia Internacional de Soluções Climáticas" teve início na Austrália e na Nova Zelândia e depois se estendeu pelo continente asiático, antes de chegar à Europa, África e América.

Em Pequim, centenas de pessoas desfilaram pelas ruas recolhendo lixo. Mais de 30 mil estudantes, de 200 universidades, lançaram um programa nacional, pedindo ações práticas. Em Nova York, os voluntários da organização "NYC coolroofs" (telhados frescos da cidade de Nova York) se dedicaram a pintar de branco os telhados da cidade, tradicionalmente negros, cor que favorece a absorção dos raios solares e que favorece o uso do ar condicionado nos meses quentes.

Fonte: Internacional/ Diario do Nordeste

Nenhum comentário: