segunda-feira, 11 de julho de 2011

Histórias de uma Praia de Iracema

A requalificação da Praia de Iracema existe desde 1989, quando ali se implantou a primeira versão do calçadão da Praia de Iracema, na orla marítima, substituindo o areião que lá existia. Nesta época, o Estoril, cantado em prosa e verso, já era um "caco velho". Reinava o Cais Bar, o Trattoria. Depois veio o Micheluccio, depois de Gepeto´s, e por fim Geppo´s.

Mais à frente, no Fórum Adolfo Herbster 1995, estas propostas adquiriram maior substância e conteúdo urbanístico e ambiental, algumas retiradas do Plano Hélio Modesto 1962. Deste Fórum surgiu a proposta da Operação Urbana Praia de Iracema Poço da Draga. As mesmíssimas diretrizes que hoje se propagam como algo inédito, mas que entretanto já têm aí seus "aninhos".

Entre 1999 e 2000, a Prefeitura de Fortaleza foi obrigada a implantar o aterro hidráulico do Ideal Clube, chamado hoje "Aterrinho de Iracema". Ou Fortaleza fazia isso, ou mais um pedaço de litoral seria destruído. As dragas holandesas chegaram e rapidinho reconstruíram uma parte da orla que até hoje aguarda estas medidas de complementação.

Hoje, temos a continuidade destas ações, só que com velocidade de realização quase inexistente. Consolida-se uma gestão a qual ninguém consegue entender como é. Promete-se a ampliação do calçadão, mas ainda resta a fazer o paisagismo e a arborização. Inicia-se a requalificação o Calçadão da Avenida Almirante Tamandaré, mas o mesmo "não anda". O Centro Cultural Estoril está restaurado, mas sem programação. Parece que há muita falta de experiência de gestão de obras publicas.

Fonte: Cidades/ Opinião de especialista/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: