domingo, 3 de julho de 2011

A imprudência dos motoristas piora a situação dos transeuntes

Nas principais avenidas da Capital, a imprudência dos motoristas piora a situação dos transeuntes

Em algumas das avenidas mais movimentadas de Fortaleza, o tráfego intenso de veículos e a imprudência dos motoristas não são os únicos fatores que tornam a travessia de pedestres uma ação arriscada. Quer pela ausência de sinalização, quer pelo mau funcionamento dos equipamentos, determinadas vias se tornam, para quem costuma atravessá-las, espaços onde são testadas a paciência e a agilidade dos transeuntes.

No cruzamento entre a Rua Bento Albuquerque e a Avenida Engenheiro Santana Júnior, a principal reivindicação daqueles que passam pelo local é a instalação de semáforos com tempo especial para pedestres.

Por conta da intensidade do tráfego na região, somada à pressa dos motoristas, os passantes, muitas vezes, precisam aguardar o tempo de fechamento de dois semáforos para cruzar a via com segurança. Os pedestres precisam aguardar o fechamento do sinal da Avenida Engenheiro Santana Júnior para ser possível caminhar até o canteiro central da via, já que veículos que trafegavam pela Rua Bento Albuquerque passam a entrar na avenida.

Para a vendedora ambulante Eliane Oliveira, que transita diariamente pela região, um sinal com tempo para pedestre, que suspendesse o trânsito nas duas vias por alguns minutos, seria a melhor opção para o local. Eliane acrescenta que a situação se torna pior com motoristas e motoqueiros parando diante do semáforo em cima da faixa de pedestres.

Segundo o segurança Anderson Lopes, existe ainda a imprudência de condutores que realizam manobras proibidas. A nossa equipe flagrou um motorista que aproveitou o semáforo da avenida fechado, invadiu a contramão e fez o retorno na mesma via. A prática, diz Anderson, é corriqueira.

Transtornos

No cruzamento da Avenida Bezerra de Menezes com a Rua Armando Oliveira, os inconvenientes aos transeuntes se repetem devido à ausência de semáforo com tempo para os pedestres. O perigo é agravado pela ausência de sinalização horizontal, o que leva muitos veículos a invadirem o espaço que deveria ser destinado aos transeuntes. O fato faz com que as pessoas cruzem a via correndo, em meio a motos, carros e caminhões.

"Para um idoso passar por aqui é terrível", comenta o motorista Eudásio Martins, que mora próximo ao cruzamento. Segundo ele, acidentes no local são frequentes, principalmente, por conta da falta de cautela dos condutores. O motorista ressalta que a área, onde há comércios, prédios residenciais e um shopping center, recebe um trânsito elevado de pessoas, o que aumenta a necessidade de sinalização horizontal.

Perigo

Já na rotatória da Avenida Aguanambi, a travessia de pedestres também é difícil de ser realizada, mas por outros motivos. Embora exista sinalização horizontal e semáforo para pedestres, este não está operando de modo adequado. Como consequência, os passantes têm de esperar muito tempo para atravessar. Por conta da demora, diversas pessoas se arriscam cruzando a via.

Conforme o técnico em telecomunicação Emerson Alencar, mesmo quando o sinal fecha, alguns motoristas desrespeitam a sinalização. "Aqui, às 17 horas, você demora meia hora para passar", lamenta.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), não há registro de pedidos de semáforo para pedestre, por parte da população, para as avenidas Bezerra de Menezes e Engenheiro Santana Júnior. Todavia, informou, que será avaliada nos dois trechos a necessidade de instalar semáforo com estágio exclusivo para os pedestres. Quanto ao sinal da rotatória da Aguanambi, o órgão encaminhará uma equipe ao local, para, caso seja necessário, consertar o equipamento nos próximos di
s.
$$$
Já a assessoria de comunicação do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) informou que a sinalização no trecho da Avenida Bezerra de Menezes não foi feita porque ainda estão sendo realizadas obras de acabamento e padronização de calçadas da via. A previsão é de que o espaço seja sinalizado no fim deste mês.


Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário: