sábado, 30 de julho de 2011

Litoral da Capital registra 36 fontes poluidoras


A cada 750 metros dos 27 Km de orla, é encontrado um ponto poluente e que causa sérios danos ambientais.

O litoral de Fortaleza, cartão-postal da cidade, está em perigo. Relatório técnico semestral da Superintendência Estadual de Meio ambiente (Semace) sobre a qualidade das águas das praias da Capital cearense revela dados preocupantes. Dos 31 pontos monitorados pelo órgão, em 27 quilômetros de orla - da Barra do Ceará à Sabiaguaba - 18 estão impróprios para banho há muito tempo.

O estudo da Semace é relativo ao período de janeiro a junho deste ano e foi entregue à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O documento obedecendo ao convênio de cooperação técnica 29/2010 firmado entre os dois órgãos. O objetivo é avaliar como a implantação do sistema de esgotamento sanitário influencia na qualidade dos pontos para banho e serve como base para o planejamento de obras do Sanear II.

Na análise, a Superintendência identificou 36 fontes poluidoras que jogam dejetos na orla de Fortaleza. Desse total, 33 são galerias pluviais que deveriam receber apenas água da chuva, mas carregam também esgoto para o mar, resultado de inúmeras ligações clandestinas. Em média, a cada 750 metros do litoral há um ponto jogando diretamente sujeira para a praia.

O estudo teve como referência a quantidade de coliformes termotolerantes por 100 mililitros (ml) de água obtidos nas últimas cinco medições. Se em pelo menos duas delas houver mais de mil coliformes por 100 ml, a água é considerada imprópria para contato primário ou seja, para banho.

A metodologia utilizada divide os 27 quilômetros de extensão da orla em três setores: Leste (da foz do Rio Cocó ao Porto do Mucuripe), Centro (do Porto do Mucuripe ao Aterro da Praia de Iracema) e Oeste (do Aterro da Praia de Iracema até a Barra do Ceará).

Segundo o relatório, as praias situadas a Oeste de Fortaleza, principalmente entre o Marina Park e Barra do Ceará estão em situação crítica.

A situação ambiental piorou em um ano. De acordo com o técnico ambiental da Semace, Alisson Oliveira, vários fatores interferem na balneabilidade das praias. Contudo, afirma, as chuvas atípicas no primeiro semestre de 2011 propiciaram declínio anormal na qualidade das praias. "As águas de chuva contaminadas pelos poluentes carreados da lavagem superficial do solo e de cursos d´água poluídos e da atmosfera (poluição difusa), provocam variações consideráveis na qualidade ambiental das praias", ressalta.

Segundo ele, os laudos das fontes poluidoras, em sua maioria, apresentaram também resultados elevados do número de coliformes termotolerantes, tendo em vista o lançamento de esgotos clandestinos em galerias pluviais e disposição inadequada de resíduos sólidos.

O diretor de Operações da Cagece, André Facó, afirma que um dos problemas é a falta de informação. "O uso inadequado dessas estruturas potencializa a poluição. E não deveria ser assim, já que Fortaleza é uma das poucas capitais a ter sua faixa litorânea praticamente toda atendida com rede de esgoto".

Ele adianta que a Cagece vem tomando atitudes para evitar extravasamento ou fugas de esgoto da rede. A partir de outubro, diz, a Companhia iniciará processo de desassoreamento do interceptor leste, na Beira-Mar, o que desafogará as tubulações de esgoto da Praia do Futuro, Serviluz e Vicente Pinzón.

Perigo

33 locais monitorados pela Semace são galerias pluviais que carregam esgoto para o mar, resultado de inúmeras ligações clandestinas.

Fonte: Diário do Nordeste Online. Imagem da Praia do futuro: na Avenida Dioguinho, bueiros estourados causam danos ambientais, uma vez que os esgotos se misturam com as águas fluviais desaguando no mar
Fotografia José Leomar.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Marshall MacLuhan: o profeta da Comunicação

- "O modo como os adolescentes falam entre si e a necessidade que sentem de se manter em contato via celular é feito desse tipo específico de meio"

"Nunca paramos de interferir drasticamente sobre nós mesmos por meio de toda tecnologia a que nos agarramos. Estamos sempre desorganizando absolutamente a nossa vida."

"Os sistemas de obtenção de dados processados eletronicamente nos possibilitam reunir tudo de forma instantânea. Esse tipo de memória total permite-nos (...) colocar todos os livros do mundo num computador."

"O público hoje assumiu um novo papel. Devido à própria simultaneidade da informação e da programação eletrônica, já não existem propriamente espectadores. Todo mundo faz parte do elenco."

Parecem lugares-comuns? Sim, mas são frases que datam de quase 50 anos, ditas nos anos 1960 por um professor célebre e polêmico: Herbert Marshall McLuhan, cujo centenário de nascimento, neste ano, está sendo celebrado no mundo todo. O autor do famoso aforismo "o meio é a mensagem", o primeiro a falar em "aldeia global" muito antes da invenção da internet e da banalização da globalização, não conseguiu obter em vida - ele morreu em 1980 - o reconhecimento dos seus pares na academia. "Meu pai viu seus escritos serem deplorados", diz Eric McLuhan, filho de Marshall, em entrevista publicada na página 6. Este centenário, porém, representa uma virada. Uma extensa agenda de seminários em diferentes países - entre eles o Brasil - resgata o pensador canadense como um intelectual de prestígio, além da capa de "profeta da comunicação".

"As asserções de McLuhan são muito contemporâneas, mas da nossa atualidade, não do tempo dele", afirma Derrick de Kerckhove, autor de "A Pele da Cultura" (Ed. Annablume) e um dos principais discípulos do pensador, de quem foi aluno e assistente. De Kerckhove abrirá no dia 2 de maio, na Universidade de São Paulo (USP), o seminário "O Século McLuhan", primeiro evento do centenário no Brasil. Sua agenda, em 2011, será frenética. Depois de São Paulo (e possivelmente Rio), irá a Barcelona e Berlim, onde haverá mais dois seminários sobre McLuhan (entre os dias 23 e 29). Outros ocorrem ao longo do ano em cidades como Toronto, Bari, Bruxelas, Katowice, Magdebourg...

Best-seller nos anos 1960, quando publicou marcos como "A Galáxia de Gutenberg: A Criação do Homem Tipográfico" (1962) e sobretudo "Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem - Understanding Media" (1964), McLuhan, que era professor de literatura e profundamente católico, costumava ser requisitado nessa época em programas de TV e em conferências. Foi um pioneiro na era dos intelectuais midiáticos, mas em suas intervenções parecia combater uma incompreensão que acabou por ofuscar o brilho dos seus escritos por décadas. Numa ocasião, ironizou o fato de causar tanta controvérsia, ao dizer que isso acontecia porque ele usava o hemisfério direito do cérebro, enquanto "elas [as pessoas] tentam usar o esquerdo. É simples".

Para Philip Marchand, responsável pela catalogação dos escritos de McLuhan para os Arquivos Nacionais do Canadá, a frase "o meio é a mensagem", que se tornou quase um mantra, está mais atual do que nunca. "De certo ponto de vista, o celular apenas permite que duas pessoas conversem como se estivessem usando telefones comuns. Mas o modo como os adolescentes falam entre si e a necessidade que sentem de se manter em contato via celular é um efeito desse tipo específico de meio."

Compreender o impacto de seu pensamento é fundamental na era digital. "McLuhan estava mais certo que a maioria de nós. O meio é de fato a mensagem e precisamos saber desenvolver o conteúdo de acordo com o meio. Quem não está conseguindo realizar isso está fracassando. Veja o que acontece no Oriente Médio: o governo falhou ao contar sua história, ao expor sua narrativa", afirmou o CEO da Starlight Runner Entertainment, Jeff Gomez, que esteve no Rio na semana passada para um seminário com produtores de conteúdo de televisão. "Até o momento, a internet vem sendo utilizada como se fosse televisão. Milhões de dólares têm sido desperdiçados. Precisamos entender a linguagem da internet", afirma Gomez, cuja empresa, com sede em Nova York, é especializada na criação de narrativas chamadas transmidiáticas para grandes produções, como "Piratas do Caribe" e "Avatar". "Por enquanto, a transmídia é a melhor resposta para quem quer falar em diferentes mídias sem repetir o conteúdo", diz Gom ez.

Na opinião da professora canadense Sara Diamond, McLuhan falava de maneira muito adequada da materialidade da tecnologia e sobre como uma nova tecnologia midiática carrega, em si, todas as outras mídias que a antecederam, "como acontece hoje com a internet". Sara preside a Ontario College of Art & Design (Ocad), universidade existente desde o século XIX, voltada para a formação de profissionais no campo da inovação e da cultura digital. Em visita ao Rio para participar do mesmo evento, ela contou que no início deste ano participou da organização de um concurso em que artistas foram convidados a apresentar trabalhos para explicitar a influência de McLuhan em suas criações. As obras devem ser apresentadas na "Nuit Blanche", evento cultural que costuma reunir mais de um milhão de pessoas nas ruas de Toronto e onde se planeja, este ano, uma homenagem a McLuhan.

A compreensão da lógica da comunicação eletrônica permitiu a McLuhan falar de perspectivas em áreas diversas, da economia à artes. Para entender o presente, voltou-se ao passado longíquo. Analisou como a invenção da escrita, em sociedades antigas, moldou formas de percepção, notadamente visuais, que teriam propiciado especializações do olhar que levaram à invenção, por exemplo, da arquitetura. Séculos depois, os tipos móveis de Gutenberg também tiveram impacto na percepção, que passou a reforçar aspectos de linearidade e racionalidade.

A difusão de obras impressas permitiu o surgimento do público e, portanto, das nacionalidades. Já com a substituição da era mecânica pela da comunicação eletrônica, McLuhan via a passagem "do mundo da roda para o mundo do circuito". Seria um processo "ambiental de integração", não fragmentador. No lugar de padrões preponderantemente visuais de percepção, estaria se adotando "padrões auditivos, integrais", não baseados num ponto de vista. Em 1964, na conferência Cibernética e Cultura Humana, afirmou: "Estamos passando da era da especialização para a era do envolvimento abrangente". Reconhecia que se tratava de "uma inversão muito intrigante e aterradora dos negócios humanos".

Passado o efeito bombástico dos aforismos de McLuhan, o professor de comunicação Muniz Sodré, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), observa que chegou o momento de ler sua obra em profundidade e revisitar seus conceitos. "McLuhan teve grande sucesso nos anos 1960 e 1970, mas não ficou para a academia como um filósofo sério e sim como um figura ambígua, entre o marqueteiro e o profeta. Ele tinha um tom profético, de fato, mas isso não é mau", afirma Sodré, que se inspira em ideias mcluhianas para desenvolver conceitos importantes em sua obra, como no livro "As Estratégias do Sensível".

"O que importa para McLuhan não é o conteúdo, mas a forma", diz Sodré. "A jogada da TV não é seu conteúdo, mas a forma como ela o apresenta. A mensagem é a forma, o que importa não é tanto o que nos diz, mas como nos diz algo tecnologicamente. É algo da lógica do sensível, diferente da lógica argumentativa da cultura clássica. Eu interpreto a forma macluhiana como a profecia da era do sensível."

Um dos mais jovens estudiosos de McLuhan no Brasil, o professor Vinícius Andrade Pereira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), escreve com Fausto Fawcett a peça "Extensões de McLuhan", a ser encenada em seminário na PUC de Porto Alegre, em novembro, também sobre McLuhan. "A discussão contemporânea não permite mais rígidas oposições de antinomia, como as que opunham meio e conteúdo. McLuhan gostava de dizer que o conteúdo é como um pedaço de carne suculenta levado pelo ladrão para distrair o cão de guarda da mente", diz Pereira, também diretor do Media Lab da Escola Superior de Propaganda e Marketing. "Suas ideias nos dão base para entender as novas sensorialidades. Nunca antes o homem utilizou-se do atual cultivo tátil que vemos, por exemplo, na manipulação de celulares. Entram em cena novas habilidades motoras, cognitivas, sensitivas."

"A interpretação da mídia feita por McLuhan se revelou verdadeira", completa o professor de comunicação da ECA Massimo Di Felice, organizador do seminário na USP. "Nem ele conseguiu prever a complexidade da comunicação digital, mas dizia que a mídia tinha um papel cognitivo e as ideias que desenvolveu são úteis para entender a atualidade. Ele vê a mídia como extensão dos nossos sentidos. O debate sobre McLuhan me parece ainda mais fundamental no Brasil", afirma. No período de difusão de sua obra, o país vivia sob a ditadura, "quando havia preferência pela sociologia marxista, que se concentra no papel e nos sentidos da informação". O debate aqui, avalia, ficou limitado. "Mas o Brasil é hoje um dos países mais importantes na difusão da cultura digital e devemos entender melhor o valor de McLuhan." Di Felice negocia com a família do autor a publicação de textos inéditos dele preservados no acervo de Derrick de Kerckhove. O livro deve ser publicado pela editora Annablume.

Para McLuhan, não havia nada mais humano que a tecnologia desenvolvida pelo homem, apesar de seu potencial destrutivo. Seriam extensões tão criativas, que Darwin jamais teria como prevê-las na sua teoria da evolução. De acordo com Derrick de Kerckhove, uma boa metáfora da relação do homem com a tecnologia hoje pode ser vista em "Avatar", filme dirigido por James Cameron: "Diferentemente de "Pinóquio", que de certa forma é a máquina que encontra a humanidade, em "Avatar" o homem desaparece na máquina, há o desejo de sumir nessa máquina para, além da numerização, reencontrar a humanidade".

E o que diria McLuhan se ele pudesse retornar de repente, em meio aos protestos contra ditaduras no Oriente Médio? "No passado", afirma De Kerckhove, "havia a exclusão das sociedades em diferentes zonas geográficas, separadas umas das outras pela língua. Por meio da língua, controlava-se uma comunidade. Ora, a eletricidade implodiu isso, ao tornar possível ver as pessoas em todo o mundo. Uma das consequências é a transparência e a constituição de uma opinião pública global, como exemplifica o Wikileaks". McLuhan dizia que a luz elétrica representa a informação totalmente ambiental, presente em 360 graus. "Na internet, estamos banhados de luz. Nosso sistema de comunicação, com o celular e suas câmeras, são sistemas de transparência. O que vimos no Oriente Médio resulta dessa situação. O local, assim, sublinha o global, e vice-versa." Nesta "aldeia global", onde ocorre uma "retribalização", não há necessariamente harmonia, observa De Kerckhove: "Não existe lugar onde as pessoas se detestem mais cordialmente que numa aldeia."

Em tempos de rápidas transformações, De Kerckhove já sente certa nostalgia da TV: "É o único meio de comunicação de massa que nos resta. A internet não é um meio de massa. Enquanto a TV fala para todos, a internet é o meio em que todos falam. Mas é na TV que se cria certo sentimento de comunidade." Hoje, afirma o professor, a TV tornou-se o conteúdo da internet: "O YouTube apresenta a TV transformada em arte. Quando uma mídia se torna o conteúdo de outra mais abrangente, como a internet agora, a mídia anterior se reconverte em arte, em algo que queremos programar. A escrita, por exemplo, transformou a palavra em conteúdo. Assim, o corpo passou a ter controle sobre a linguagem e fez dela uma forma de arte."

Num século em que potencialmente, e cada vez mais, todos são artistas, tendo à disposição "ferramentas cada vez mais extraordinárias de criação", e no qual o próprio mundo se reconverte em arte, De Kerckhove acredita que somente a constituição de um pensamento místico poderá dar conta de tantas e tão amplas transformações. "McLuhan já previa a emergência desse século místico."

Fonte: Jornal Valor Econômico

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Programa “Ciência sem Fronteiras” / MCT

O Programa “Ciência sem Fronteiras” começa a sair do papel na próxima segunda-feira (1º) quando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgará as regras e os primeiros editais para concessão de bolsas no site do programa.

A informação é do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que participou hoje (28) do programa de rádio Bom Dia, Ministro, feito pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Segundo o ministro, o governo quer acelerar “a possibilidade de ter uma universidade de classe mundial” e “desenvolver a economia do conhecimento”. “Tem que preparar o enxoval para ter casamento, nós estamos preparando esse enxoval”, disse o ministro no rádio.


O Programa “Ciência sem Fronteiras” concederá bolsas de estudo a 100 mil brasileiros para cerca de 20 áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento nacional, inovação tecnológica e registro de patentes na área de engenharia, tecnologia e ciências da saúde. O CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fornecerão 75 mil bolsas. O governo pretende que as 25 mil restantes sejam custeadas pela iniciativa privada.

Em quatro anos, o programa conc

De acordo com Mercadante, empresas multinacionais, como a British Gas e a Portugal Telecom; e entidades como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já manifestaram interesse em custear a formação de pesquisadores e até estágios no exterior.

O Programa Ciência sem Fronteiras terá quatro modalidades. A Bolsa Brasil Graduação será destinada a alunos com melhor aproveitamento e terá duração de um ano (sendo seis a nove meses cumpridos no meio acadêmico e o restante em empresas ou centros de pesquisa e desenvolvimento no exterior). A Bolsa Brasil Jovem Cientistas, com duração de três anos, é destinada a pesquisadores em início de carreira (doutorandos) que tenham produção científica destacada.

Também terão bolsas os especialistas e engenheiros empregados na iniciativa privada ou instituições de pesquisa tecnológica que tenham sido aceitos nas melhores universidades do mundo para treinamento de até 12 meses. Além dessas bolsas haverá modalidades para estrangeiros e, especialmente, brasileiros radicados no exterior que queiram ser pesquisador visitante especial no Brasil durante três anos e recebam estudantes e pesquisadores brasileiros no seu laboratório no exterior.

Fonte: MCT/ Divulgação



Moradores do Serviluz cobram os mil empregos prometidos pela Prefeita

Moradores do Serviluz cobraram nesta quinta-feira (28) os mil empregos prometidos pela prefeita Luizianne Lins (PT), há um ano, como forma de compensar os postos que seriam abertos com a instalação do estaleiro Promar, na Praia do Titanzinho. No fim de julho de 2010, após vencer a queda de braço com o Governo do Estado para a não instalação do estaleiro, a prefeita de Fortaleza disse que os mil empregos seriam criados com a ampliação da fábrica da Guararapes, no bairro Antônio Bezerra.

A cobrança ocorreu durante a visita do vereador Plácido Filho (PDT) ao posto de saúde Célio Brasil Girão, no próprio bairro. “Assim como os moradores do Serviluz, eu também só tenho a lamentar mais uma promessa não cumprida pela prefeita Luizianne Lins. Sequer o curso de capacitação de costura e alfaiataria teve início”, lamentou Plácido Filho, que também conferiu a situação na Guararapes.

“A Guararapes tem procurado fazer a sua parte. Já assinou a doação de oito metros da sua frente para as obras de alargamento da avenida Sargento Hermínio e tem cumprido todas as exigências da Semam (Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano) para a ampliação da fábrica. Mas sempre a Semam aponta outro problema. A empresa assegura que necessita dessa mão-de-obra para atender a demanda, mas primeiro precisa iniciar e concluir a sua ampliação. Ao que parece, a Prefeitura usa a Semam para emperrar o projeto e justificar o não cumprimento da promessa da prefeita”, comentou o vereador do PDT, líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza.

Última esperança

Francisca Michelly da Silva, 25, já foi personagem de um documentário de uma TV estrangeira sobre a difícil vida da juventude brasileira. Na época, com 17 anos, já tinha várias tatuagens no corpo e passava dias nas ruas do Centro da cidade.

Mais consciente da dura realidade da vida, diz que as tatuagens atrapalham na hora de arrumar um emprego. “Na verdade, eu nunca tive um emprego. Sempre querem saber o motivo de tantas tatuagens e acabam arranjando uma desculpa para que eu não ocupe a vaga. Não tenho como tirar as tatuagens e passei a conviver com o preconceito. Já havia perdido a esperança, até que ouvi a história dos mil empregos para o bairro. Mas, ao que parece, é só mais uma história”, disse a jovem.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima/ O POVO Online


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Não é por ser de todos que o dinheiro que está com o governo não é de ninguém

Todos os governos e suas realizações, de qualquer tipo, tamanho ou caráter, são bancados pela sociedade. Dos carrões oficiais ao copinho descartável nas repartições. Da obra megalomaníaca ao risco de giz em sala de aula. Tudo. É graças ao nosso trabalho, produção e consumo, que existe a arrecadação de impostos e afins. E é graças à arrecadação que os governos, bem ou mal, funcionam. Isso significa que quando falamos em transparência no trato com recursos públicos, estamos fazendo referência ao destino que está sendo dado ao meu, ao seu, ao nosso dinheiro.


Essa premissa é necessária para ressaltar, sempre, que ser transparente não é favor de governo algum. É uma obrigação dele e um direito de todo cidadão. Imagine, caro leitor/internauta, que o banco onde você mantém uma movimentadíssima conta passasse a ignorar, negar ou fazer de forma irresponsável a emissão de extratos, onde são detalhados depósitos, retiradas, pagamentos e transferências. Seria impossível você saber o que aquela instituição estaria fazendo com suas economias.


O raciocínio deve ser o mesmo para o uso do dinheiro público. A diferença é apenas de escala. E vale para qualquer situação. De um banheiro público que foi feito só de mentirinha a um ladrilho do calçadão da Beira Mar que se soltou. Não é por ser de todos que o dinheiro que está com o governo não é de ninguém. Esse é um dos maiores e piores erros cometidos na relação da sociedade brasileira com a política.


O FORMAL E O REAL

Transparência não é uma abstração. Conforme descrito acima, é algo palpável, efetivo e para valer. Qualquer dinheiro, desde que dentro de um sistema organizado racionalmente, é rastreável. Foi com base nisso e aproveitando o imenso desenvolvimento da transmissão e acesso de informações via Internet, que em praticamente todo o mundo civilizado receitas e despesas de governos estão ao alcance de um clique. Os chamados portais da transparência são o aspecto mais visível dessa grande mudança. O problema é a maneira como a lei que os criou está sendo aplicada e interpretada. Há portais e portais. Alguns são organizados, didáticos e detalhados em níveis adequados e que permitem uma compreensão mediana. Outros, quando muito, são cópias de documentos contábeis, feito de e para especialistas. Ambos estão dentro da lei. Mas apenas um tipo deles permite ao cidadão saber como o governo está gastando o seu dinheiro. O Portal da Transparência do Governo Federal encaixa-se entre os bons exemplos. Acesse e depois compare com algumas outras estruturas públicas de governos que se dizem modernosos e transparentes.

O ERRO DE CONFUNDIR POLÍTICA COM POLÍTICOS

Por uma questão de formação sócio-histórica, temos uma relação muito distorcida com a coisa pública. Da distribuição das sesmarias à formação da primeira turma que tocou a República - passando pela corte de nossos imperadores -, sempre houve distância entre governantes e governados no Brasil. Os “amigos do rei” sempre levaram vantagem em quase tudo, em detrimento do cidadão comum e anônimo. Talvez isso explique um certo sentimento de desprezo do povo por sua elite política. Em nosso cotidiano, isso é traduzido por vários sintomas: mau uso de equipamentos públicos, falta de apego à memória coletiva, má educação social e individualismo, entre outros pontos. Daí para construir uma má fama do meio foi um pulo. Nascemos e vivemos sob o bombardeio de que os políticos e a política não prestam. Como consequência direta disso, para muitos passou a valer o lema “não é meu e nem é teu”. Pronto. Eis um prato cheio para os maus políticos. Os que entram na vida pública para se arrumar. E espanta como eles existem aos borbotões.

Vejam a cobertura política. Mais parece noticiário policial. Mas, atentem que estamos falando de políticos. Não da política. Pode-se dizer que a política é uma das principais construções histórico-filosóficas da humanidade. Confundir um com o outro é um grande erro – que acaba favorecendo os políticos. Por quê? Simples. Não há vácuo na política. Pela má fama que tem, os políticos ruins acabam contaminando a política. Isso afasta homens e mulheres que veem a vida em sociedade para além de suas posses.

Erivaldo Carvalho

Fonte: Coluna Política/ O POVO Online

domingo, 24 de julho de 2011

URCA pretende entrar no debate da Expo Crato

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), professora Otonite Cortez, pediu ao deputado José Guimarães que levasse ao governador a informação de que a Urca irá encampar o debate sobre a necessidade de construção (ou não) de um novo parque de exposições no Crato. De acordo com a professora Otonite, será feito um estudo detalhado por parte de técnicos da instituição. A Urca, segundo Otonite, precisa ampliar seus espaços físicos, para aglutinar os cursos e departamentos. Ao mesmo tempo, o atual espaço precisa de uma política concreta para a preservação. A Urca pretende fazer essa discussão sem paixões, mas com a participação de toda a sociedade.

Fonte: Coluna Cariri/ O POVO Online

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Governo do Estado impedido de desapropriar para o VLT

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira, 20, ação civil pública solicitando ao Governo do Estado do Ceará a imediata suspensão de qualquer ato de desapropriação para construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que deveria ser concluído em Fortaleza até a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o MPF, o Estado está impedido de fazer avaliação de imóveis, levantamento de valores de indenizações, realização de acordos administrativos, além de pagamentos agendados. Segundo o procurador da República e autor da ação, Alessander Sales, todos esses passos devem ocorrer após finalizado o procedimento de licenciamento ambiental da obra do VLT Parangaba-Mucuripe, que ainda está em início de processo.

Além disso, o MPF aponta que a comunidade afetada denuncia que a proposta de indenização do Governo do Estado tem valores considerados irrisórios, impedindo a aquisição de outra moradia digna.

Para o procurador da República, Alessander Sales, além da suspensão do trabalho de desapropriação, também há como pedido a ser julgado pela Justiça Federal a necessidade de suspensão imediata dos termos do ajuste financeiro firmado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal destinado à execução de obras em Fortaleza, no valor de R$170 mil.”

Fonte: O POVO Online

Governo do Estado impedido de desapropriar para o VLT

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira, 20, ação civil pública solicitando ao Governo do Estado do Ceará a imediata suspensão de qualquer ato de desapropriação para construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que deveria ser concluído em Fortaleza até a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o MPF, o Estado está impedido de fazer avaliação de imóveis, levantamento de valores de indenizações, realização de acordos administrativos, além de pagamentos agendados. Segundo o procurador da República e autor da ação, Alessander Sales, todos esses passos devem ocorrer após finalizado o procedimento de licenciamento ambiental da obra do VLT Parangaba-Mucuripe, que ainda está em início de processo.

Além disso, o MPF aponta que a comunidade afetada denuncia que a proposta de indenização do Governo do Estado tem valores considerados irrisórios, impedindo a aquisição de outra moradia digna.

Para o procurador da República, Alessander Sales, além da suspensão do trabalho de desapropriação, também há como pedido a ser julgado pela Justiça Federal a necessidade de suspensão imediata dos termos do ajuste financeiro firmado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal destinado à execução de obras em Fortaleza, no valor de R$170 mil.”

Fonte: O POVO Online

Atraso nas obras da COPA 2014, em Fortaleza

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) formou uma comissão para fiscalizar as obras do Mundial de 2014 em Fortaleza. A atenção é para as obras que estão sob a responsabilidade da prefeitura e contam com recursos do município, principalmente os projetos de mobilidade urbana. O tribunal vai realizar a verificação dos projetos, acompanhar os procedimentos licitatórios, assim como os contratos de execução e prazos.

Para o presidente do TCM, Manoel Veras, a prioridade da fiscalização é garantir que a cidade de Fortaleza receba o evento. "A preocupação é que condições ideais e necessárias sejam integralmente cumpridas para que Fortaleza possa dar as respostas esperadas, dentro dos prazos fixados e sem abrir mão das regras formais e legais, a fim de que parte da Copa também possa acontecer aqui, beneficiando o mercado local em diferentes sentidos, especialmente os de natureza econômica”, afirma.

Nos 12 Tribunais de Contas dos estados brasileiros onde acontecerão os jogos na Copa de 2014 foram constituídas comissões para formular relatórios de inspeção. O primeiro relatório da Comissão no Ceará deve estar pronto até o fim de fevereiro, com detalhes sobre licitações, contratações e a primeira medição de serviços.

Fonte: Blog Fortaleza Mundial

terça-feira, 19 de julho de 2011

"Criadores querem a construção de um novo parque dentro do terreno de um colega"

Alguns pontos não esclarecidos ou propositalmente escondidos do grande público nos fazem duvidar da seriedade da insistência do governo estadual em mudar de local o Parque de Exposições do Crato, a saber:
1. Quem são os tais criadores que querem a mudança?;
2. Por que o novo local seria um terreno no alagado Palmeiral, por onde passa o Rio Grangeiro e a única via de acesso (a Av. Perimetral) é de tráfego perigosíssimo?;
3. Alguém consegue justificar por que o terreno a ser comprado é de propriedade de um dos "criadores" que defendem a saída do parque, sendo ainda membro do Grupo Gestor do ExpoCrato?;
4. Por que o governador Cid Gomes, junto com o promotor Leitão, não analisam a proposta do prefeito do Crato Samuel Araripe que, com espírito colaborativo e democrático, apresenta soluções para os problemas de acessibilidade, modernização e gestão adequada do Parque de Exposições do Crato sem que este seja transferido para outro local?;
5. Quem disse ao repórter dessa matéria que o prefeito defende que o recurso (25 milhões, SEGUNDO CID GOMES) deveria ser destinado à criação de três novas avenidas? O que o prefeito propõe é que o dinheiro que seria gasto na "compra" de um novo terreno (cerca de 7 milhões) sirva às despesas de construção das citadas avenidas e o restante na modernização do Parque;
6. É muito estranho e duvidoso o descuido da gestão da feira em permitir uma espécie de favelização do espaço, espremendo as vias destinadas ao público com barracotes de todo tipo de comércio, muitos alheios ao objeto central do evento;
7. Num espaço que deveria ser explorado por negócios ligados ao setor agropecuário e derivados, não se pode ter exposição de panelas, colchões, perfumes, serviçs de cabeleireiro, móveis domésticos e outros artigos que, embora de utilidade e importantes à população, seria mais adequado que fossem expostos em outro tipo de feira ou em outro lugar;
8. Outro aspecto de grande significação, o setor cultural e artístico, é relegado ao plano do mercenarismo consumista e doado à iniciativa privada que despreza a identidade nordestina, a ligação cultural da feira com as manifestações artísticas tradicionais, nega espaço aos artistas locais e promove um besteirol depreciativo da alma regional e brasileira com programação de péssima qualidade, visando apenas o lucro fácil...
Fonte: "Defendamos a Exposição do Crato" por Cacá Araúji/ Blog do Crato

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Alta estação em cheque

A ação da Setfor em São Paulo foi providencial porque ocorreu num momento em que a temporada turística de julho no Nordeste, incluindo Fortaleza, não está correspondendo o esperado. Uma executiva da área comercial de uma rede de hotéis da cidade (ela pediu para não ser citada) disse à Coluna que visitou várias operadoras que vendem pacotes de viagens para a Capital cearense e voltou apreensiva. “O dólar baixo está inviabilizando a procura das excursões para o Nordeste, onde estão mais baratas as ofertas do Chile e da Argentina”, disse.

Outro sintoma disso está também no lançamento da campanha “Garantia de Sol Ceará” da CVC, que tem o aval do governo do Estado, através da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), ocorrida no Salão de Turismo, em São Paulo. É uma estratégia de marketing muito semelhante ao Seguro Sol de edições anteriores. O incomum desse lançamento é acontecer em pleno período de alta temporada das férias do meio do ano.


Fonte: Coluna VERTICAL S/A pelo Jornalista Ivonilo Praciano/ O POVO Online

Fortaleza: a identidade do turismo

A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) decidiu assumir de vez o comando da promoção turística da Cidade. O órgão firmou parceria com entidades do turismo local, entre elas o Fortaleza Convention Bureau e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih), e mostrou que sabe muito mais além de promover só Réveillon. Realizou quinta-feira, em São Paulo, o evento Noite de Fortaleza, onde reuniu cerca de 400 profissionais do segmento de viagens e negócios corporativos de interesse para o turismo da cidade que estavam participando do Salão de Turismo. No evento houve exibição de vídeos de Fortaleza, apresentação dos projetos turísticos do governo do Estado, além da gastronomia típica e animação a cargo da banda do Pirata. A noitada ocorreu no bufê Estação São Paulo.


A novidade da festa foi a presença da prefeita Luizianne Lins. No seu discurso, prometeu que até o final da sua gestão, em 2012, concluirá 100% das obras de transformação da cidade que foram mostradas no telão para os convidados, entre elas a reforma da Beira Mar. Essa nova fase de Luizianne Lins em relação à promoção turística de Fortaleza é avaliada por empresários do setor local como fruto do trabalho pessoal da secretária Patrícia Aguiar. Ainda este ano, as cidades agendadas para receberem evento semelhante ao da capital paulista são Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte e Brasília.


Este colunista viajou a São Paulo a convite da Setfor e do Fortaleza Convention Bureau.


Fonte: Coluna VERTICAL S/A pelo Jornalista Ivonilo Praciano/ O POVO Online

Em debate o Parque de Exposições do Crato


Mais uma vez vem à tona a discussão sobre o Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. Diversos setores representativos do município estiveram reunidos na manhã de ontem, no salão nobre da prefeitura do Crato, para discutir a continuidade do parque onde se encontra, com a reforma das instalações, ou mudança para uma nova área. Um projeto moderno, que revitaliza a área e desafoga o trânsito no centro foi apresentado pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe, como alternativa para o debate.

No gabinete estiveram reunidos líderes políticos, representantes de entidades e clubes de serviços e a imprensa para discutir o destino do parque de exposição do Crato. O grupo gestor da Expocrato foi convidado e não compareceu. A maioria presente votou a favor da permanência do parque onde está e defendeu sua modernização e revitalização.


O Prefeito Samuel disse que o governador gastará R$ 25 milhões na construção de um novo parque. Para revitalizar e modernizar o já existente o investimento será menos do que 50 % do valor proposto.

Segundo Samuel Araripe, a modernização do parque de exposição irá também favorecer o trânsito da cidade já que, de acordo com seu projeto, constam novas avenidas acessivas, contornando a área.

a sua permanência e sugerir a Cid Gomes uma consulta popular (plebiscito) sobre a questão.


O Deputado Sineval Roque defende a construção de um parque novo, seja no mesmo local ou em outra área, e vai tentar convencer o governador sobre o assunto. No final da reunião ficou decidido a formação de uma comissão para ir até ao governador do estado apresentar o projeto,

domingo, 17 de julho de 2011

Ministério dos Transportes desperdiça R$ 63 bilhões em 9 anos

Não bastassem as denúncias de corrupção que há duas semanas assombram o Ministério dos Transportes, uma análise de seu orçamento revela incapacidade na gestão dos recursos destinados a investimentos. Levantamento da ONG Contas Abertas no Orçamento da União - a que o Estado teve acesso - mostra que a pasta deixou de usar, desde 2002, cerca de R$ 63 bilhões destinados a investimentos no setor.

O cálculo - que foi ajustado pela inflação e exclui os gastos de custeio - revela que o ministério conseguiu gastar só 57% do valor previsto. Na primeira metade deste ano, por exemplo, o ministério investiu pouco mais de um terço (35%) do orçamento. Foram destinados a investimentos em transportes em 2011 R$ 17,1 bilhões. Só R$ 6,1 bilhões haviam sido pagos até o início do mês.

O ano de eleição da presidente Dilma Rousseff, 2010 foi o período em que os transportes mais receberam recursos - 78% (ou R$ 13,7 bilhões) dos recursos previstos foram de fato investidos.

Fonte: Diario do Nordeste

sábado, 16 de julho de 2011

Cooperação técnica com a Universidade de Ben Gurion,

Numa articulação do Centro Industrial do Ceará (CIC), empresários e representantes de universidades cearenses conhecerão novas alternativas de cooperação técnica nas áreas de inovação e tecnologia com a Universidade de Ben Gurion, de Israel. Isso ocorrerá na próxima quinta-feira, durante almoço na cobertura da Federaçao das Indústrias do Estado (Fiec).

Os professores Raphael Bar El e Dafna Swartz, do Centro de Empreendedorismo e Gestão de Alta Tecnologia – Bengis Center, falarão sobre o tema “Empreendedorismo, Inovação e Avanço Tecnológico- Interações com a economia regional, com o empreendedorismo global, com a sociedade e as políticas públicas”.

A presidente do CIC, Roseane Medeiros, quer que as empresas cearenses também façam uma análise das relações entre o empreendedorismo nacional e internacional, com foco no desenvolvimento sustentável do Estado.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Comentário da postagem: Este roteiro de Cooperação Técnica, com a Universidade Ben Gurion - cujas instalações são em um projeto inédito do Arquiteto Oscar Niemeyer, no Deserto de Negev, hoje transformado - de fato, foi iniciado, no Governo Lúcio Alcantara, em 2033, através da SDLR/ Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional, quando da feitura dos PDR/ Planos de Desenvolvimento Regionais por esta secretaria com recursos de fomento e financiamento do BIRD/ Banco Mundial. Entretanto com a convalidação da Secretaria das Cidades, toda esta cooperação foi sumariamente "engavetada" por um modelo de gestão que primou por uma tentativa de "reinventar a roda".

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Seminário Estadual sobre Calçadas Acessíveis

Reforma em plena alta estação frustra turistas

A recuperação da Ponte Metálica, na Praia de Iracema, começou no final de junho. Interdição do cartão postal da Capital desaponta turistas. Secretaria do Turismo informa que intervenção acontece na alta estação por ser emergencial.

Primeiramente, a surpresa. Encontrar um tapume na entrada da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, não está nos planos de ninguém. Depois, quando se descobre que o espaço, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, está interditado vem a decepção. Desde o fim de junho, a ponte está em obras. E a previsão é de que fique interditada até o fim de outubro.

Um dos ícones da Praia de Iracema, a Ponte dos Ingleses tem 120 metros de comprimento. A última vez que a estrutura recebeu melhorias foi em 1994. É muito usada por quem gosta de contemplar o pôr do sol.

Fonte: O POVO Online

terça-feira, 12 de julho de 2011

Secretário das Cidades visita sede do IAB/CE

O Secretário das Cidades do Estado do Ceará, Camilo Santana, visitou o IAB/CE, em sua sede, na Av. Carapinima, nesta 2a feira, 11/07/ 2011, ocasião em que fez exposição das realizações em pauta de sua pasta e do seu interesse como gestor desta Secretaria, que tem como foco principal suprir as demandas de desenvolvimento urbano e regional, qualificação da cidades pólo do Estado, fortalecimento das regiões estratégicas, atendimento habitação social, em ter a participação mais proativa em algumas de suas ações de governo. Com representantes de toda Diretoria, o IAB/CE se comprometeu a formular uma carta - documento à Secretaria com temas, conteúdos de interesse, roteiros e expectativas, que poderiam de ser pauta a um próximo encontro.

Secretário das Cidades visita sede do IAB/CE

O Secretário das Cidades do Estado do Ceará, Camilo Santana, visitou o IAB/CE, em sua sede, na Av. Carapinima, nesta 2a feira, 11/07/ 2011, ocasião em que fez exposição das realizações em pauta de sua pasta e do seu interesse como gestor desta Secretaria, que tem como foco principal suprir as demandas de desenvolvimento urbano e regional, qualificação da cidades pólo do Estado, fortalecimento das regiões estratégicas, atendimento habitação social, em ter a participação mais proativa em algumas de suas ações de governo. Com representantes de toda Diretoria, o IAB/CE se comprometeu a formular uma carta - documento à Secretaria com temas, conteúdos de interesse, roteiros e expectativas, que poderiam de ser pauta a um próximo encontro.

Salão Turismo - Roteiros do Brasil

De 13 a 17 de julho de 2011 acontece no Anhembi em São Paulo a 6º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

Fonte: Divulgação

segunda-feira, 11 de julho de 2011

CDL troca local do Congresso

Pegou mal para o Governo Estadual o fato de a Câmara de Dirigentes Lojistas Fortaleza ter trocado o futuro Parque de Feiras pelo Coliseum La Maison como local da convenção nacional de dirigentes lojistas, marcada para setembro.

A organização quer trazer seis mil lojistas para o evento e, pelo visto, não apostou nos prazos divulgados pelo secretário Bimarck Maia (Turismo ) de que a primeira etapa do empreendimento ficaria pronta, sem atropelos, em agosto próximo.

Essa mudança de local repercutiu até mal fora do Ceará, que investiu numa ampla campanha de massificação do Parque de Feiras, que será maior até do que o tradicional Anhembi, em São Paulo.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

UFC comemora seu curso de Pós Graduação Nº 100

A Universidade Federal do Ceará conquitou seu centésimo curso de pós-graduação. Informou, nesta segunda-feira, o reitor da Instituição, Jesualdo Farias, adiantando que o curso é o Doutorado em Filosofia. “Foi importante essa conquista, porque reforça a presença da nossa universidade nessa área”, comemorou o reitor, antes de seguir para Brasília onde confere a festa dos 60 anos de criação da Capes.

De lá, Jesualdo Farias seguirá para Goiânia, onde permanecerá, até sexta-feira, conferindo a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Jesualdo informou também que o próximo vestibular oferecerá 6.200 vagas. Houve aumento, já que neste ano o número foi de 5.724 vagas. “Continuamos no Enem como modelo”, lembrou o reitor.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima


Histórias de uma Praia de Iracema

A requalificação da Praia de Iracema existe desde 1989, quando ali se implantou a primeira versão do calçadão da Praia de Iracema, na orla marítima, substituindo o areião que lá existia. Nesta época, o Estoril, cantado em prosa e verso, já era um "caco velho". Reinava o Cais Bar, o Trattoria. Depois veio o Micheluccio, depois de Gepeto´s, e por fim Geppo´s.

Mais à frente, no Fórum Adolfo Herbster 1995, estas propostas adquiriram maior substância e conteúdo urbanístico e ambiental, algumas retiradas do Plano Hélio Modesto 1962. Deste Fórum surgiu a proposta da Operação Urbana Praia de Iracema Poço da Draga. As mesmíssimas diretrizes que hoje se propagam como algo inédito, mas que entretanto já têm aí seus "aninhos".

Entre 1999 e 2000, a Prefeitura de Fortaleza foi obrigada a implantar o aterro hidráulico do Ideal Clube, chamado hoje "Aterrinho de Iracema". Ou Fortaleza fazia isso, ou mais um pedaço de litoral seria destruído. As dragas holandesas chegaram e rapidinho reconstruíram uma parte da orla que até hoje aguarda estas medidas de complementação.

Hoje, temos a continuidade destas ações, só que com velocidade de realização quase inexistente. Consolida-se uma gestão a qual ninguém consegue entender como é. Promete-se a ampliação do calçadão, mas ainda resta a fazer o paisagismo e a arborização. Inicia-se a requalificação o Calçadão da Avenida Almirante Tamandaré, mas o mesmo "não anda". O Centro Cultural Estoril está restaurado, mas sem programação. Parece que há muita falta de experiência de gestão de obras publicas.

Fonte: Cidades/ Opinião de especialista/ Diário do Nordeste

Praia de Iracema: revitalização só em 2012

As obras estão acontecendo. É possível ver trabalhadores em ação e ruas interditadas, mas as reformas que fazem parte do projeto de revitalização da Praia de Iracema iniciaram em fevereiro de 2008 e já foram paralisadas diversas vezes. A expectativa, segundo a Prefeitura de Fortaleza, é que até dezembro de 2012 todas as etapas da obra estejam concluídas.

Os que viveram as inesquecíveis noites musicais do Cais Bar e do Brasil Regional, comendo tira-gostos deliciosos ou se divertindo no Bar do Boliche que guardem na lembrança. Os prédios daquela esquina, onde ao lado funcionava o La Trattoria, no Largo Luiz Assunção, há cerca de três anos, foram desapropriados pelo Município. Hoje, quem passa por aquelas calçadas vê apenas uma estrutura danificada e pichações. Alguns moradores de rua até utilizam o espaço desativado como abrigo.

O empresário paulista Paulo Roberto Martins é morador da Praia de Iracema há 12 anos. Ele lembra com saudade das belas noites que vivenciou nos bares do bairro e conta que conheceu sua esposa em um desses momentos de lazer. "Todo dia passo de bicicleta aqui no calçadão próximo ao Largo do Mincharia para fiscalizar o andamento das obras. Tenho a esperança de que tudo seja revitalizado e eu possa trazer meus amigos que moram em São Paulo para conhecer esse cartão postal" diz.

O Coordenador de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de Fortaleza (Cooperii), Geraldo Accioly, explica que a obra de revitalização da Praia de Iracema totaliza 22 intervenções que darão outra vida ao bairro. No entanto, ele afirma que a lentidão nas construções e restaurações aconteceu devido a atrasos de verbas do Governo Federal, durante o ano de 2009. "Estávamos em uma crise mundial naquela época, não podíamos dispor de verba municipal para dar continuidade às obras", ressalta Accioly.

Porém, o coordenador afirma que os processos avançaram bastante no ano passado e destaca que, atualmente, 60% do projeto de revitalização já está concluído. Ainda de acordo com Accioly, a expectativa é que até dezembro de 2012 as duas etapas da obra estejam finalizadas. Mas, para que isso aconteça, ele ressalta que os transtornos continuarão tanto para os turistas quanto para os moradores. "Eles terão que compreender que as intervenções trarão benefícios futuros. Dependemos da verba da União para trabalhar. Além disso, os processos licitatórios são lentos, por isso, se for preciso, vamos trabalhar durante o Natal e Revéillon.


Fonte: Cidades/ Diário do Nordeste

Obras prejudicam o Turismo


Obra da Av. Maestro Lisboa teve início em março de 2010 e o prazo de 360 dias não foi cumprido pela empresa

A alta estação chegou. Fortaleza está lotada de turistas ansiosos para conhecer as praias e o belos cartões postais da cidade. No entanto, no meio do percurso eles se deparam com obras com prazos de conclusão vencidos e outras que parecem ser intermináveis.

A obra de duplicação da avenida Maestro Lisboa, que liga a Avenida Washington Soares ao Porto das Dunas, deveria ter sido entregue em março deste ano. Já a estrada que dá acesso à ponte de Sabiaguaba ainda aguarda recurso financeiro e a revitalização da Praia de Iracema, com 22 intervenções, se estende desde fevereiro de 2008.

Quem vai em direção ao litoral leste de Fortaleza pela Avenida Maestro Lisboa na intenção de usufruir da beleza das praias do Porto das Dunas e Prainha, no meio do caminho encontra trânsito, trechos perigosos, trabalhadores, areia, entre outros transtornos. A obra de duplicação da via teve início em março de 2010 e o prazo de 360 dias estabelecido no primeiro acordo acabaria em março de 2010, mas o contrato foi rescindido antes.

Segundo André Pierre, diretor de engenharia rodoviária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), a empresa responsável pela obra havia apresentado um baixo desempenho e portanto foi substituída. "Em oito meses de obra, apenas 14% do projeto inicial havia sido concluído.

Identificamos a falha e rescindimos o contrato". Diante disso, a construtora Marquise assumiu, em dezembro do ano passado, a obra e foi estabelecido um novo prazo de 210 dias para a conclusão da duplicação, o qual venceu em junho. No entanto, segundo Pierre, a dificuldade no processo de desapropriação dos imóveis e a quadra invernosa são as principais razões do atraso. Segundo o engenheiro, a atual expectativa é que em dezembro o trecho esteja pronto.

Acesso a Sabiaguaba

O condutor que escolhe o trajeto menor para chegar ao litoral leste atravessando a Ponte de Sabiaguaba percorre em média 1,5 km de asfalto, mas precisa enfrentar 4 km de estrada de areia. Motoristas reclamam da buraqueira que chega a danificar os veículos, contudo não há nem previsão de construção de uma estrada no local. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, o órgão aguarda o recurso do Ministério das Cidades .

Fonte: Cidades/ Diário do Nordeste

Os ralos por onde escorre o dinheiro público

Os ralos por onde escorre o dinheiro público, no Estado do Ceará "tem destaques e ranking": Prefeitura de Barro(DEM), Prefeitura de Ibaretama(PSB), Prefeitura da Pacatuba, Novas Russas(PSC), Senador Pompeu(PT), Santana do Acaraú e Tianguá. Em Tianguá foram encontrados R$ 3,8 milhões de reais em cheques, euros, dólares e reais.

Fonte: O POVO Online

sábado, 9 de julho de 2011

Camilo Santana e suas exposições

O Secretário Estadual das Cidades, Camilo Santana, continua suas andanças na periferia de Fortaleza, mas, mesmo assim, não se esqueceu de suas origens: o Cariri. Amanhã, ele marcará presença na ExpoCrato, evento que, com certeza, mobilizará metade da classe política cearense. Camilo, inclusive, mandou instalar um estande para expor as obras de sua pasta que contemplam a região. Há outro detalhe no gesto: Camilo quer dar um basta em apoiadores do prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB), que estão divulgando obras do Estado como se fossem da Prefeitura. A ida de Camilo ao Cariri, em evento de grande repercussão midiático, traz outra leitura: se não der para sair candidato a prefeito de Fortaleza, nada o impedirá de ser o ungido de Cid Gomes para o Governo.

Fonte: Coluna Vertical/ O POVO Online

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cidades-sede da Copa precisam assinar contratos para obras de mobilidade até dezembro de 2011

Durante reunião do Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014, o ministro do Esporte, Orlando Silva, alertou os representantes de cidades-sede para o cumprimento do prazo de dezembro de 2011 para a assinatura de contratos de obras de mobilidade urbana.

“Não adianta se manifestar sobre esse prazo. Isso foi acertado com prefeitos e governadores. É o prazo definitivo”, disse Silva. As cidades que não se adequarem à determinação, acrescentou, poderão ter seus projetos retirados do pacote da Copa. “Eles poderão entrar na rotina de debates de uma cidade ou de um estado com o governo federal.”

Outra exigência estabelecida pela presidenta Dilma Rousseff é que, até dezembro de 2013, todas as cidades-sede tenham o cronograma de execução das obras definido. O ministro assinalou que os prazos são curtos mas os representantes estaduais e municipais se mostraram satisfeitos com a aprovação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Perguntado sobe a possibilidade de os partidos da oposição recorrerem ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o RDC, Silva disse que isso faz parte das regras do jogo. “A oposição no Brasil é livre. O Brasil é uma democracia.”

O Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 se reuniu hoje (7) para debater o novo ciclo de monitoramento de projetos que estão sendo executados para a realização da competição. Encerrado o ciclo sobre infraestrutura e mobilidade urbana, o próximo passo é debater assuntos relacionados à segurança, ao turismo e à saúde.

Fonte: O POVO Online

Quatro anos da TV O POVO

Os quatro anos da TV O POVO serão comemorados neste sábado com a exibição, às 20 horas, do especial “4 em 48″. O título é uma “brincadeira’ com os quatro anos da TV e os 48 minutos de duração do documentário, além de dar ênfase ao 48, que é o número do canal na tv aberta”, explica o jornalista Aislan Nogueira, responsável pelo texto e produção, com edição de André Silvestre.

O documentário resgata parte da história da emissora, que mesmo com pouca idade, já possui um importante material sobre a cidade. Logo nos primeiros meses, a TV O POVO exibiu o Reveillon, fez a maior cobertura das eleições em 2008, sendo a primeira emissora a entrevistar a prefeita reeleita Luizianne Lins e também a cobertura do Carnaval 2008 (quando aconteceu a queda das arquibancadas, na avenida Domingos Olímpio).

Os condutores da história são os próprios colaboradores, por meio de entrevistas com Luciana Dummar, Dummar Neto, Arlen Medina, Marcos Tardin, Paulo Linhares, Isabel Andrade, Selma Vidal, Kamila Fernandes e outros. O material traz ainda os “bastidores” de quem faz a TV: técnica, edição, reportagem, arte, camarim e produção.

O programa de menor duração na emissora, os que não foram ao ar, os projetos especiais e os documentários produzidos pela casa também serão mostrados no especial. Os telespectadores poderão – ainda – saber as próximas novidades da emissora.

Fonte: Divulgação

Patrimônio Histórico: verba para cidades históricas

s financiamentos terão prazos de 10 anos para imóveis comerciais e de 15 anos para residenciais

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Banco do Nordeste (BNB) firmaram contrato de prestação de serviços para liberação de financiamento destinado à recuperação de imóveis a proprietários privados, tombados como patrimônio cultural, a juros zero. No Ceará, serão beneficiados os Municípios de Barbalha Icó, Aracati, Sobral, Fortaleza e Viçosa do Ceará. Os recursos totalizam R$ 20 milhões.

A Prefeitura Municipal de Barbalha foi que recebeu a comunicação, informando que o programa estará financiando a recuperação de imóveis situados em 53 Municípios de sua área de atuação, que participam do Programa "PAC Cidades Históricas" e estão próximos às unidades operacionais do banco.

Bens protegidos

Esse projeto faz parte das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, lançado no mês de outubro de 2009, e que já atende a 166 cidades entre as 173 com bens protegidos pelo Iphan em todo o País.

O prefeito de Barbalha, José Leite, espera que a iniciativa privada do Município participe do programa com o objetivo de restaurar os prédios históricos da cidade. Barbalha é a única cidade do Cariri que mantém velhos casarões, alguns deles foram restaurados pela Prefeitura. O Palácio 3 de Outubro, por exemplo, que foi construído na época do império, está sendo restaurado. O processo se inicia com as Prefeituras lançando um edital com o indicativo das condições e as áreas a serem objeto de recuperação. Os proprietários, por sua vez, apresentam o projeto técnico, que deve ser avaliado pelo Iphan. Após essa etapa, o BNB realiza avaliação cadastral e, então, o futuro beneficiário do crédito poderá acessar o financiamento, que terá prazos de 10 anos para imóveis comerciais e de 15 anos para residenciais.

O atendimento das propostas está sujeito à disponibilidade dos recursos alocados pelo Iphan e pelo Município, este último a título de contrapartida financeira, para ação do financiamento para recuperação dos imóveis privados no convênio citado no item 6, respeitados os critérios de classificação.

O PAC das Cidades Históricas abrange ações de promoção nacional e internacional para divulgar sítios históricos, monumentos, espaços públicos e símbolos socioculturais brasileiros.

É um programa de incentivo ao crescimento do País, lançado em 22 de janeiro de 2007. Fundamentado em investimentos em infraestrutura aliados a medidas econômicas, também pretende estimular os setores produtivos e levar benefícios sociais para todas as regiões do País, com patrimônio.

Trânsito

Dentro dessa concepção, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Edmilson Rocha, resolveu fazer o dever de casa, apresentando ao prefeito José Leite um projeto de sinalização para a cidade, a ser executado em parceria com o Governo do Estado, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que consiste na implantação de sinalização de orientação turística e indicativa nas ruas e avenidas.

A nova sinalização educativa, segundo Rocha, vai oferecer uma visibilidade melhor aos condutores de veículos, motos e aos pedestres, e vai fluir melhor o trânsito nas principais artérias da cidade. As placas levarão às pessoas orientações sobre o centro histórico da cidade e os principais pontos turísticos que merecem visitação.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste Online

terça-feira, 5 de julho de 2011

Esgoto doméstico maltratado não justifica situação

Os dejetos lançados pelo esgoto doméstico são poluição, e como tal, causam danos ao ambiente afetado. Mas fertilizantes naturais provocam a supernutrição do mangue - esse desequilíbrio se nota pela grande quantidade de verde ao redor das manilhas domésticas.

É prejuízo invisível, portanto. Porque ninguém, senão os especialistas, identifica a anomalia. A seca das árvores não se justifica pelo esgoto doméstico maltratado, garante o engenheiro de pesca e professor-doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Wladimir Lobo.


“Temos de pensar nos dois tipos de poluição: a doméstica e a química, causada por indústrias, por exemplo. Essa segunda não é fertilizante e pode provocar a morte definitiva das plantas. Ligações clandestinas de esgoto com a rede de drenagem podem encobrir esse tipo de poluição”, atesta o professor lobo, também coordenador do Mangue Vivo, projeto de extensão da UFC.


Quando O POVO chegou à manilha de drenagem com a fiscalização da SER II, o chefe do distrito de infraestrutura do órgão municipal, Marcos Cunha, atentou: “Esta encanação é de drenagem pluvial, não está chovendo e a ela tá soltando água dentro do mangue. Não é normal”.


Tão logo fechou a boca, baforada quente empestou tudo. “É gás sulfídrico”, garantiu o fiscal de controle urbano da regional II, Luis Sombra. O gás sulfídrico é substância altamente inflamável e poluente. (JB)

SAIBA MAIS

Irregularidade constatada após denúncia de leitora

O POVO recebeu denúncia: leitora estava preocupada com o grande volumes de árvores apodrecidas na área do Cocó por detrás da avenida Rogaciano Leite, à altura da concessionária Iguauto.

Reportagem foi ao local, aferiu o cenário e solicitou visita técnica a fiscais da Secretaria Executiva Regional II e a engenheiros da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).


A visita CAGECE/SER II/O POVO aconteceu na manhã de ontem, quando foram descobertas irregularidades na manutenção da estação de tratamento de esgoto do edifício Porto Seguro, número 250 da avenida Rogaciano Leite.


O condomínio foi autuado em respeito a três artigos do Código de Obras e Posturas do Município de Fortaleza. A Regional II não soube precisar ainda o valor da multa resultante.