domingo, 13 de abril de 2008

Fortaleza 282 anos, uma bela cidade sem rosto e ainda sem visão de futuro

Nesta data em que nossa cidade comemora seus 282 anos de elevação à categoria de Vila, estamos todos de parabéns. Permanecemos ainda uma bela cidade assentada sobre esta planície de dunas litoraneas, entremeada de lagoas e pequenos cursos de água, com uma extensão litoranea notável, em seus trinta e quatro quilometros.

Mas somos uma cidade sem rosto, pois tudo que resta de nosso patrimonio histórico construído significativo, sempre está em risco de desaparecer. Nosso contexto ambiental sofre agressões de toda ordem. E ainda somos uma cidade sem planos, pois nossa visão de futuro ainda é um amontoado de proposições simplórias, nosso sistema de planejamento e gestão urbana ainda permanece no improviso, nossa legislação urbanística e ambiental uma colcha de retalhos, que ainda aguarda adequados procedimentos de contemporaneização.

Imagem da antiga Casa de Cadeia Provincial, hoje Centro de Turismo e Artesanato, localizada na área central da cidade. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: