domingo, 6 de abril de 2008

O meio ambiente no contexto urbano: a Bacia Hidrográfica do Rio Cocó ²


A Legislação Estadual no tocante a área de Preservação do Parque Estadual do Cocó e a presença da Polícia Militar Ambiental sediada no próprio parque não impede a predação continuada daquele que sem sombra de dúvida, o mais precioso contexto ambiental do Município de Fortaleza.


E muito embora este contexto esteja integralmente incluído no território municipal, não existe ainda a delimitação precisa da área protegida e o mesmo ainda não consta de Legislação Ambiental específica. O Anteprojeto do Código do Meio Ambiente do Município de Fortaleza, elaborado por uma equipe de professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC e técnicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no ambito dos trabalhos do PROJETO LEGFOR, "dorme em berço esplendido" na SEPLA/ Secretaria Municipal de Planejamento, desde o início de 2005.


Imagem de troncos quebrados e cortados de espécies típicas do manguezal, nas margens do Rio Cocó, junto a um dos caminhos da Trilha do Cocó, junto à Avenida Sebastião Abreu. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: