domingo, 27 de abril de 2008

Um Parque em perigo no Mato Grosso do Sul


A região do Cristalino, no Mato Grosso, será um dos destaques da Conferência Global de Ecoturismo, que acontece amanhã, na Noruega. O local abriga um dos hotéis de selva mais importantes do Brasil, o Cristalino Jungle Lodge. A alta taxa de biodiversidade na região faz o hotel ser considerado como um dos melhores pontos para observação de pássaros e prática do ecoturismo na Amazônia.


Vivem no Cristalino cerca de 600 espécies de pássaros, algumas em risco de extinção, como o gavião-real, também chamado de harpia. O que faz do Cristalino Jungle um local especial para o ecoturismo é justamente um Parque Estadual que faz fronteira com a Reserva do Patrimônio Natural (RPPN) onde está localizado o hotel. Apesar de conhecido mundialmente por sua importância para o ecoturismo no Brasil, o parque está ameaçado. Deputados estaduais do Mato Grosso lutam na justiça para reduzir a área destinada à conservação. Para saber mais sobre a campanha em prol da proteção do parque, visite o site da Fundação Cristalino.

Postagem da Jornalista Juliana Arini, no Blog do Planeta. Imagem de harpias no Parque do Cristalino em http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/. Reproduzido unicamente para efeito de divulgação.

Nenhum comentário: