domingo, 6 de abril de 2008

O meio ambiente no contexto urbano: a Bacia Hidrográfica do Rio Cocó


A disciplina PU II/ Planejamento Urbanístico II, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC: Universidade Federal do Ceará, tem sempre, nos últimos dois anos, como enfoque principal, a questão da preservação do meio ambiente no contexto urbano, a metodologia de abordagem para compreensão destas situações, a formulação e diretrizes e o escopo de proposições que pode ser elaborado nesta direção de correta apropriação dos recursos naturais. Neste semestre o tema escolhido é a Bacia Hidrográfica do Rio Cocó e o parque com a mesma denominação que está dimensionado em uma área de ordem de 1.153,00 m², a partir de Legislação Estadual, pertinente.


No atual estágio de desenvolvimento da disciplina, os alunos estão realizando um reconhecimento da situação própria da Bacia e do Parque do Cocó e do contexto urbano onde se insere a mesma, entre os limites e estudo determinados, a nível de levantamento de dados e diagnóstico. Os limites da área de estudo se situam: a Oeste a partir da BR 116, nas imediações do Lagamar e Tancredo Neves e a Leste, ao chegar a sua foz, junto às Praias do Caça e Pesca e Sabiaguaba.


Imagem do setor do manguezal que pode ser visitado através da Trilha do Cocó, a partir da Av. Sebastião Abreu. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: