segunda-feira, 7 de abril de 2008

O meio ambiente no contexto urbano: a Bacia Hidrográfica do Rio Cocó ³


Em nenhum momento da história recente da cidade de Fortaleza, houve uma vista de olhos da administração municipal ao contexto da Foz do Rio Cocó, no Caça e Pesca, no limite da Praia do Futuro. Esta situação de rara beleza, onde o rio encontra-se com o mar e o manguezal cede espaço a formação de dunas litorânea, continua lá sobrevivendo a uma tipologia de utilização singela e ao mesmo tempo precária por pequenos restaurantes tradicionais e barracas de beira de rio e praia que dão suporte ao lazer popular que busca aquele contexto esquecido de nossa cidade.

A únicas grandes ações públicas propostas são: a extensão da Av. Zezé Diogo à Praia do Sabiaguaba e construção da Ponte do Sabiaguaba, que jazem incompleta e com obras abandonadas, há aproximadamente 4 anos, registrando o descaso usual no trato com as obras e equipamentos públicos, em nossa cidade e falta de visão com a preservação do ambiente natural e a paisagem.
Imagem parcial da Foz do Rio Cocó, com registro da riqueza da paisagem existente e instalações de restaurantes populares, na margem esquerda, no Caça e Pesca. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales. Direitos autorais reservados.


Nenhum comentário: