domingo, 13 de abril de 2008

Fortaleza, participação e planejamento


Título da reportagem do caderno especial do jornal O POVO, sobre o aniversário de 282 anos Fortaleza. Vale a pena conferir, os comentários dos especilistas sobre os espaços urbanos de Fortaleza e os esforços que tem que ser feitos para resolver a equação que apresenta a formulação ´tecnica e a participação popular como principais variáveis.

Significativas são as colocações da Profª Drª Geografa Clelia Lustosa sobre a impossibilidade de pensar a cidade sem seus moradores, mas que o planejamento participativo é uma utopia, onde uma minoria participante se diz representante de uma maioria. E que não há saídas sem o planejamento com bases técnicas. E do Professor Arquiteto Romeu Duarte quando ele afirma que "As pessoas confundiram participação popular com colocar as pessoas para fazer Plano Diretor, que é uma tarefa de especialistas".

Uma reflexão sobre estas colocações deveria ser feita pela Secretaria Municipal do Planejamento, quanto desconhece as contribuições do arquitetos, urbanistas, engenheiros urbanos, sociólogos, empreendedores e investidores urbanos, em detrimento de um processo "neo participativo" que não tem trazido bons resultados à nossa cidade.
Imagem da Sede da 10ª Região Militar, localizada sobre a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, no centro da cidade. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: