terça-feira, 15 de abril de 2008

Uma Fortaleza holandesa

Artigo do jornalista Érico Firmo, na coluna MENU POLÍTICO, de 13/04/2008, recoloca no debate a "questão do nascimento" da cidade de Fortaleza, que não coincide com a sua elevação à categoria de vila, há 282 anos. Registra o "esquecimento" de aproximamente 75 anos da história de nossa dinamica urbana. Convém conferir.

"Coube ao historiador Raimundo Girão a defesa da tese de que a cidade hoje existente não se desenvolveu a partir da Barra do Ceará: seu núcleo de irradiação, a partir do qual a vila se expandiu e se transformou na atual cidade, teria sido o forte Schoonenborch, construído pelos holandeses comandados por Matias Beck, em 10 de abril de 1649, no local onde hoje está o quartel da 10ª Região Militar, ao lado do Passeio Público.

Girão não ignorava que tivesse havido, não uma, mas três fortificações na Barra. Mas compreendia que todas as empreitadas fracassaram. A ocupação definitiva só teria sido empreendida pelos holandeses, 18 anos depois de Moreno ter deixado definitivamente o que hoje é o Ceará e cinco anos após a destruição da fortificação portuguesa. O domínio holandês foi efêmero. Em 1654, foram expulsos pelos portugueses e, no local onde fora erguido o Schoonenborch, construíram a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, que dá nome à atual cidade, e em torno da qual se aglomerou a povoação que foi reconhecida como vila há 282 anos".

Nenhum comentário: